Um mundo mais pacífico

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
28_Condor
Veterano
Veterano

Um mundo mais pacífico

Post by 28_Condor »

S!

Quando ouvirem o Datena vomitando as asneiras dele lembrem disto:

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/99 ... -eua.shtml

A violência em termos absolutos realmente vem caindo, e isso mostra que a humanidade tem se tronado mais sofisticada em seus valores, e o politicamente certo, apesar de suas distorções, é uma amostra disso.

Em termos relativos a violência parece maior, por causa das tecnologias da comunicação, e por causa dos meios sofisticados para executar essa violência (armas modernas, aviões, bombas, armas de destruição em massa). E há também o aumento relativo da violência causada por patologias, com a dos serial killers, que só passaram a existir nas conturbadas sociedades modernas.

Mas como disse alguém aí, a violência absoluta grassa mesmo contra a pobre natureza, que continua sendo espancada sem dó :(

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Redsoldier

Re: Um mundo mais pacífico

Post by Redsoldier »

Globalmente isso pode estar certo, principalmente se falarmos de conflitos bélicos em geral, que contribuíam bastante para essa violência. Mas no Brasil, dados estatísticos mostram que a coisa não é bem assim.
Minha cidade natal, Salvador, teve um crescimento exponencial da violência urbana relativa (homicídios/população-ano). Na década de 90 esse índica era semelhante ao de uma cidade pequena do interior paulista.

Enquanto as grandes capitais do sudeste tiveram uma desaceleração do índice de violência, o nordeste teve um aumento exponencial na última década. Algumas cidades do sudeste chegaram a ter uma retração da violência relativa, enquanto que as três primeiras capitais nesse vergonhoso ranking encontram-se no Nordeste atualmente...

Digo isso só pra contestar a idéia que as pessoas que dizem: "Hoje vivemos num mundo mais perigoso (...)" não estão completamente erradas, principalmente a depender de que local estão falando.

http://www.sangari.com/mapadaviolencia/
(notar que, apesar da taxa de mortalidade ter decrescido, a de mortalidade juvenil aumentou, apesar dos avanços médicos - uma indicação do aumento da violência nos subúrbios, envolvendo drogas)

Outra coisa, eu não sei se esse estudo foi muito bem feito. Pq, salvo engano, já tinha lido antes que o Séc. XX foi o mais violento da História da humanidade...
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

O estudo do Pinker na verdade não é novo, outros psicólogos tem trabalhos semelhantes, e as seguradores também (estudos de risco).

O seculo passado foi considerado o mais violento porque causa da duas grandes guerras, mas a mortalidade destas não tem a ver com o fator segurança nas cidades. O estudo se refere a violência socialmente motivada.

O caso do Brasil é uma vergonha à parte :tmi:

O irônico é que a violência tenha aumentado nas regiões justamente mais atendidas pelo bolsa família, o que pode indicar que esta não é suficiente para diminuir a desigualdade social. A presença do Estado nessas regiões é na verdade uma ausência :P

Sem falar que este governo nada tem investido em segurança e tem dado exemplos contúnuos de anti-cidadania ao nada fazer para diminuir a sensação de impunidade. A coisa só melhorou um pouquinho no estados que investiram em segurança: São Paulo e Rio (mais neste primeiro). Mas mesmo assim nada de extraordinário, continuamos sendo o país mais violento do mundo.

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Redsoldier

Post by Redsoldier »

28_Condor wrote:S!

O estudo do Pinker na verdade não é novo, outros psicólogos tem trabalhos semelhantes, e as seguradores também (estudos de risco).

O seculo passado foi considerado o mais violento porque causa da duas grandes guerras, mas a mortalidade destas não tem a ver com o fator segurança nas cidades. O estudo se refere a violência socialmente motivada.

O caso do Brasil é uma vergonha à parte :tmi:

O irônico é que a violência tenha aumentado nas regiões justamente mais atendidas pelo bolsa família, o que pode indicar que esta não é suficiente para diminuir a desigualdade social. A presença do Estado nessas regiões é na verdade uma ausência :P

Sem falar que este governo nada tem investido em segurança e tem dado exemplos contúnuos de anti-cidadania ao nada fazer para diminuir a sensação de impunidade. A coisa só melhorou um pouquinho no estados que investiram em segurança: São Paulo e Rio (mais neste primeiro). Mas mesmo assim nada de extraordinário, continuamos sendo o país mais violento do mundo.

SP!
Condor, sobre a bolsa família vou tentar comentar da forma mais imparcial possível, porque há mito dos dois lados da assembléia.
O bolsa família não cobre tanto nos centros urbanos. Fora que, quer queira quer não, é uma mixaria. 200 reais de auxílio não ajuda muito (mas mesmo assim o programa foi um dos fatores que levaram um bom número de brasileiros a saírem da situação de miséria).

Mas pobreza em si não é o que mais causa esse tipo de problema no Nordeste. Na verdade, a taxa de desemprego da população em idade ativa (em Salvador esse índice nunca é abaixo de 10%, chegando alguns anos a 20%), o tráfico de drogas e a quantidade de pessoas em situação irregular de residência (se me lembro bem, 60% em 2000 para Salvador) são os fatores que mais contribuem para isso.

Não tem como resolver isso só com política de segurança pública.... É uma questão econômica também. Em Recife, eu não sei bem quais políticas de segurança pública foram tomadas, mas o boom econômico do estado (expansão do porto de Suape, 16% de crescimento do PIB neste ano) e, provavelmente, algumas medidas do governo local fizeram Recife sair do topo do ranking.

Já Salvador a história é inversa: Recentemente não houve qualquer grande política pública de incentivo a economia local; ainda existem comunidades inteiras sobrevivendo à base da pesca com dinamite na Baía de Todos os Santos; apesar do aumento do contingente policial a zona metropolitana ainda é repleta de furos e bairros inteiros com apenas uma DP; a Bahia permanece como o Estado com a maior taxa de analfabetismo do Brasil.

Some a isso o fato da Bahia ser um estado relativamente grande e do governo estadual ter de enviar boa parte da verba para o interior do estado a fim de socorrer uma gigantesca massa de miseráveis e gerir uma série de prefeituras desestruturadas e mal-administradas que você tem a formula para um desastre em potencial!

Infra-estrutura péssima, suprimento de energia ridículo, segurança pública medíocre, retração econômica e um estado historicamente miserável e mal-estruturado administrativamente...

O bolsa família podia ser 10% do PIB que a situação da minha querida cidade não seria diferente ;(

Quanto à matéria principal, eu não prestei atenção, não vi que se devia à violência socialmente motivada, porque realmente no Séc. XX, não só as 2 guerras mundiais, mas a série de conflitos locais durante a guerra fria o fariam, certamente, o século mais violento da Humanidade.
Entretanto, eu pensava que a situação de violência urbana do México estaria pior que a da nossa pátria mãe.

PS:. Perdão pelo longo "depoimento", mas me empolguei. O que ocorre hoje na Bahia é uma verdadeira tragédia.
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

A culpada de tudo isso é a corrupção.
O nordeste em geral é famoso pela política dos "coronéis" que não mudou muita coisa, apenas se modernizou, haja visto que os políticos mais poderosos e corruptos em Brasília vieram dessa escola.
Não é muito interessante para os "coronéis" que a região se modernize porque isso significa distribuição de poder e povo mais bem informado.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Redsoldier

Post by Redsoldier »

44_Santo wrote:A culpada de tudo isso é a corrupção.
O nordeste em geral é famoso pela política dos "coronéis" que não mudou muita coisa, apenas se modernizou, haja visto que os políticos mais poderosos e corruptos em Brasília vieram dessa escola.
Não é muito interessante para os "coronéis" que a região se modernize porque isso significa distribuição de poder e povo mais bem informado.

santo.
Isso é uma verdade parcial.
A principal fonte de renda da região são produtos primários, que geralmente não implicam num desenvolvimento urbano decente.
Problema também que no ciclo do café o sudeste passou por um grande boom e o Nordeste ficou na mão dos coronéis.

Mas isso aí é um grande problema msm.
Post Reply