28_Condor wrote:S!
O estudo do Pinker na verdade não é novo, outros psicólogos tem trabalhos semelhantes, e as seguradores também (estudos de risco).
O seculo passado foi considerado o mais violento porque causa da duas grandes guerras, mas a mortalidade destas não tem a ver com o fator segurança nas cidades. O estudo se refere a violência socialmente motivada.
O caso do Brasil é uma vergonha à parte
O irônico é que a violência tenha aumentado nas regiões justamente mais atendidas pelo bolsa família, o que pode indicar que esta não é suficiente para diminuir a desigualdade social. A presença do Estado nessas regiões é na verdade uma ausência
Sem falar que este governo nada tem investido em segurança e tem dado exemplos contúnuos de anti-cidadania ao nada fazer para diminuir a sensação de impunidade. A coisa só melhorou um pouquinho no estados que investiram em segurança: São Paulo e Rio (mais neste primeiro). Mas mesmo assim nada de extraordinário, continuamos sendo o país mais violento do mundo.
SP!
Condor, sobre a bolsa família vou tentar comentar da forma mais imparcial possível, porque há mito dos dois lados da assembléia.
O bolsa família não cobre tanto nos centros urbanos. Fora que, quer queira quer não, é uma mixaria. 200 reais de auxílio não ajuda muito (mas mesmo assim o programa foi um dos fatores que levaram um bom número de brasileiros a saírem da situação de miséria).
Mas pobreza em si não é o que mais causa esse tipo de problema no Nordeste. Na verdade, a taxa de desemprego da população em idade ativa (em Salvador esse índice nunca é abaixo de 10%, chegando alguns anos a 20%), o tráfico de drogas e a quantidade de pessoas em situação irregular de residência (se me lembro bem, 60% em 2000 para Salvador) são os fatores que mais contribuem para isso.
Não tem como resolver isso só com política de segurança pública.... É uma questão econômica também. Em Recife, eu não sei bem quais políticas de segurança pública foram tomadas, mas o boom econômico do estado (expansão do porto de Suape, 16% de crescimento do PIB neste ano) e, provavelmente, algumas medidas do governo local fizeram Recife sair do topo do ranking.
Já Salvador a história é inversa: Recentemente não houve qualquer grande política pública de incentivo a economia local; ainda existem comunidades inteiras sobrevivendo à base da pesca com dinamite na Baía de Todos os Santos; apesar do aumento do contingente policial a zona metropolitana ainda é repleta de furos e bairros inteiros com apenas uma DP; a Bahia permanece como o Estado com a maior taxa de analfabetismo do Brasil.
Some a isso o fato da Bahia ser um estado relativamente grande e do governo estadual ter de enviar boa parte da verba para o interior do estado a fim de socorrer uma gigantesca massa de miseráveis e gerir uma série de prefeituras desestruturadas e mal-administradas que você tem a formula para um desastre em potencial!
Infra-estrutura péssima, suprimento de energia ridículo, segurança pública medíocre, retração econômica e um estado historicamente miserável e mal-estruturado administrativamente...
O bolsa família podia ser 10% do PIB que a situação da minha querida cidade não seria diferente
Quanto à matéria principal, eu não prestei atenção, não vi que se devia à violência socialmente motivada, porque realmente no Séc. XX, não só as 2 guerras mundiais, mas a série de conflitos locais durante a guerra fria o fariam, certamente, o século mais violento da Humanidade.
Entretanto, eu pensava que a situação de violência urbana do México estaria pior que a da nossa pátria mãe.
PS:. Perdão pelo longo "depoimento", mas me empolguei. O que ocorre hoje na Bahia é uma verdadeira tragédia.