O objetivo deste tópico não é defender um ou outro tipo, mas tentar entender suas limitações e obter os melhores resultados não apenas no bolso mas em um dispositivo que realmente lhe ajude a pilotar.
O rastreamento funciona "bem" quando se usa uma interface boa, bem posicionada, bem calibrada e combinada com controles. Aqui estão boas soluções:
-Câmera boa com bom elemento de rastreio (IR preferivelmente), pois não adianta o melhor algorítimo matemático de leitura da imagem (software) se a captação é ruim (foco, sensibilidade, velocidade de processamento da imagem) ou o elemento de rastreio não está bem definido ( brilho, formato, posições entre pontos).
-Devemos calibrar deslocamentos para criar picos de leitura nos movimento (deslocamento suave para um dado ponto de visão é bem diferente de movimento sutil), por este motivo o hat com aplicativos de controle de visão funcionam bem (ele se desloca com uma velocidade adequada ao próximo ponto de leitura.) Então deve-se:
*Não abilitar rolagem (isso só atrapalha)
*Crias picos de leitura na Arfagem = 12hs, 10 e 2Hs, 8 e 4hs, 7 e 5hs.
*Crias picos de leitura na Inclinação = Frontal, -30 e +30°, -50 e +50°
*Crias picos de leitura no movimento de aproximação Z = Mira, painel visível, normal e panorâmico.
*Utilizar o hat para ajuste de deslocamento lateral X = como um trim
*Utilizar o hat para ajuste de deslocamento superio-inferior Y= como um trim
*Utilizar um botão para centrar X e Y (observando que estes movimento são mais posicionais dentro da cabine e não tanto visual, mas necessários em decolagem e outros)
-Use poquíssimos softwares de caligbragem em conjunto, preferencialmente só o do Track e do Simulador. Se for o caso calibre só o do Track e mantenha seu simulador na config original.
-Cada simulador tem características visuais próprias, veja quais simuladores você mais usa e tente reproduzir esses picos e posicionamentos de visão e salve configs do seu "track".
-Estabeleça uma posição nivelada com o equipamento de "track" e elementos (na cabeça), evitando estar tudo desconfigurado cada vez que vai voar ou mudar a cadeira de posição.
*Sugestão 1: Eu fiz uma régua de distância com pvc expandido (dá sempre certo).
*Sugestão 2: Outra solução, se o software permitir, é prender "atrás do assento uma "aste" de alumínio e inverter os eixos no software (o TrackIR da NP permite), se usa normalmente o mesmo assento, este estará sempre calibrado.
Não existe milagre, mesmo filmes como a nova versão de "TRON" os atores utilizaram roupas com rastreamento por pontos.
Então se você tentar utilizar "programas de delineamento da face" e forçar na maqueagem antes de voar

Brincadeiras a parte com o Condor que questionava em outro tópico

Comprei um fone USB que tem um índice de ruído muito baixo e não sofre re-indução dos cabos de aúdio. Desmontei, como sempre, e adaptei os leds IR alimentados pela própria usb do fone. Na verdade montei aproveitando um outro excelente fone, ficou leve, bonito e superfuncional, só ligo na usb e tenho audio e rastreamento.
Dá pra montar um Track por IR, com custo razoável e funcional, sem quedas absurdas de frames e algorítimos de rastreamento por delineamento "amador". Técnologia tem preço.
Antes de crucificar os "IRs" devemos testa-los, bem como os "Faces", ou voltamos aos Hats.
Att. DOC