Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Post by DocFlyer »

Cmtes.

O objetivo deste tópico não é defender um ou outro tipo, mas tentar entender suas limitações e obter os melhores resultados não apenas no bolso mas em um dispositivo que realmente lhe ajude a pilotar.

O rastreamento funciona "bem" quando se usa uma interface boa, bem posicionada, bem calibrada e combinada com controles. Aqui estão boas soluções:

-Câmera boa com bom elemento de rastreio (IR preferivelmente), pois não adianta o melhor algorítimo matemático de leitura da imagem (software) se a captação é ruim (foco, sensibilidade, velocidade de processamento da imagem) ou o elemento de rastreio não está bem definido ( brilho, formato, posições entre pontos).

-Devemos calibrar deslocamentos para criar picos de leitura nos movimento (deslocamento suave para um dado ponto de visão é bem diferente de movimento sutil), por este motivo o hat com aplicativos de controle de visão funcionam bem (ele se desloca com uma velocidade adequada ao próximo ponto de leitura.) Então deve-se:
*Não abilitar rolagem (isso só atrapalha)
*Crias picos de leitura na Arfagem = 12hs, 10 e 2Hs, 8 e 4hs, 7 e 5hs.
*Crias picos de leitura na Inclinação = Frontal, -30 e +30°, -50 e +50°
*Crias picos de leitura no movimento de aproximação Z = Mira, painel visível, normal e panorâmico.
*Utilizar o hat para ajuste de deslocamento lateral X = como um trim
*Utilizar o hat para ajuste de deslocamento superio-inferior Y= como um trim
*Utilizar um botão para centrar X e Y (observando que estes movimento são mais posicionais dentro da cabine e não tanto visual, mas necessários em decolagem e outros)

-Use poquíssimos softwares de caligbragem em conjunto, preferencialmente só o do Track e do Simulador. Se for o caso calibre só o do Track e mantenha seu simulador na config original.

-Cada simulador tem características visuais próprias, veja quais simuladores você mais usa e tente reproduzir esses picos e posicionamentos de visão e salve configs do seu "track".

-Estabeleça uma posição nivelada com o equipamento de "track" e elementos (na cabeça), evitando estar tudo desconfigurado cada vez que vai voar ou mudar a cadeira de posição.
*Sugestão 1: Eu fiz uma régua de distância com pvc expandido (dá sempre certo).
*Sugestão 2: Outra solução, se o software permitir, é prender "atrás do assento uma "aste" de alumínio e inverter os eixos no software (o TrackIR da NP permite), se usa normalmente o mesmo assento, este estará sempre calibrado.

Não existe milagre, mesmo filmes como a nova versão de "TRON" os atores utilizaram roupas com rastreamento por pontos.
Então se você tentar utilizar "programas de delineamento da face" e forçar na maqueagem antes de voar :* não vai funcionar.
Brincadeiras a parte com o Condor que questionava em outro tópico :lol: , ainda não ví superação dos Tracks por IR.
Comprei um fone USB que tem um índice de ruído muito baixo e não sofre re-indução dos cabos de aúdio. Desmontei, como sempre, e adaptei os leds IR alimentados pela própria usb do fone. Na verdade montei aproveitando um outro excelente fone, ficou leve, bonito e superfuncional, só ligo na usb e tenho audio e rastreamento.

Dá pra montar um Track por IR, com custo razoável e funcional, sem quedas absurdas de frames e algorítimos de rastreamento por delineamento "amador". Técnologia tem preço.
Antes de crucificar os "IRs" devemos testa-los, bem como os "Faces", ou voltamos aos Hats.

Att. DOC
Last edited by DocFlyer on 11 Jul 2011 22:27, edited 1 time in total.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Post by 21_Sokol1 »

[quote]Dá pra montar um Track IR[/img]

Obs. Como o Track-IR (marca registrada da Naturalpoint) é uma solução (comercial) por hardware dedicado, não da para fazer um em casa...

O que se pode fazer DIY são os Head Track por camera como Freetrak, Cam2Pan, Capchya, FreeNãoSeidasQuantas...

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Post by 44_Santo »

O que mata o Freetrack é esse negócio de usar leds, você ficar parecendo o professor do "... De Volta Para O Futuro", além de dar um certo trabalho para acertar os leds, montar, conseguir uma fonte de energia e ainda tem que retirar o filtro da câmera inutilizando-a para outras coisas.
Para nós que gostamos de fuçar em tudo é moleza, mas a maioria não se aventura nisso.

Interessante esse Cachya, também não precisa de leds. :rock:
Você imprime num papel um modelo de um tipo de triângulo que você baixa no próprio site e coloca no boné ou no fone.
Por conta disso, deve ser mais leve que o FaceTrack e também tem a tendência de gerar movimentos mais precisos por analisar uma imagem de um polígono simples.
Vou testar para ver se funciona no IL-2. ;)


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Post by DocFlyer »

21_Sokol1 wrote:Obs. Como o Track-IR (marca registrada da Naturalpoint) é uma solução (comercial) ....................
Já tá corrigido :wasntme: :hai:

Santo,
No fórum do Cachya, que não é muito atual (2008), falava que não funcionava legal no IL-2, mas pode ser que agora com as novas versões e MODs 6DOF funcione. Só testando pra saber.

Concordo que um polígono deve ter uma leitura melhor pela cam e o mapeamento da posição mais precisa. O vídeo promocional impressiona.

Quanto ao trabalho para construir a partir de uma Cam, também concordo. Por este motivo o "TrackIR" (produto comercial da Natural Point) continua vendendo bem.
Quanto aos leds, bem montados e fixados no fone funcionam bem, até porque a maioria dos simuleiros usa fones de ouvido. No seu caso ficaria mais no seu estilo este > :angel: :D

Att. DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Post by 44_Santo »

Hehehe! :D :D :D

Quando eu fiz o meu primeiro suporte de leds para o Freetrack, minha sogra, uma senhorinha muito meiga, apareceu para falar com a minha esposa, bem na hora que eu estava testando... :P
Ela teve um ataque de riso e continuou rindo toda vez que se lembrava daquilo. :rofl:
Minha sogra é um doce de pessoa, fui muito abençoado por ter uma sogra como ela (sério mesmo). :inlove:



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Post by 28_Condor »

S!

Se alguém me emprestar um TrakIR eu testo, eu testo :P

Mas nevermore ponho meu dinheiro antes :!:

Mas rastreamento de movimento de cabeça para mim ainda é apenas isso, não simula a visão, a não ser que seus olhos estejam vidrados pra frente sempre alinhados com a face :P

Acho que perder a liberdade de rastrear apenas com os olhos é uma verdadeira deseducação cognitiva, vai ver que dá até Alzhaimer :D


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Post by 21_Sokol1 »

Doc-Flyer,

Creio que sua intenção foi comparar o Freetrack (solução com LED's) com o Face-Track (solução sem LED's) não?

Pois o TrackIR (original) ainda apresenta resultado melhor que estas soluções DIY. Não é só questão de FPS, embora um Freetrack com um Clip de LED bem montado atenda muito bem (custo/benéfico).

Mesmo o Track-IR (original) com LED (Track CpliPRO) vai apresentar melhor desempenho do que com os refletores.

Condor,

Porque não compra o Track ClipPRO (assim não precisa montar nada) e testa com o Freetrack?
Se não gostar vende para nós com desconto... :)

Veja que o NewView voce pode usar em conjunto um Head Track (Track-IR, Freetrack, Cam2Pan, U-Gear(?)...) - combinando o uso da visão movendo a cabeça e movendo o dedão.

Eu tenho um Track-IR na gaveta a anos, testei uma vez quando chegou e algum tempo depois tentei usar online, como estava voando junto com um colega usando o TS, e o cara NÃO sabe usar o TS, pois não cala a boca e falava de assuntos não relacionados ao jogo, o resultado foi um desastre. Fiquei tão nervoso que quase joguei o Track-IR na parede e mandei o sujeito a...

Acho que depois de 15 anos de HAT não tem jeito...

Tem algumas funções do NV que não consigo fazer funcionar, como emular um botão para PTT do TS.
Outro exemplo é um botão para centrar a mira do 109 no CloD sem usar o Shift+F1 (que reduz o FOV para 30 graus), o botão funciona... a primeira vez, depois não... :^)

Como o programa é russo sofre um belo preconceito nos foruns ocidentais, e assim fica dificil criar uma base de conhecimento sobre o mesmo.

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Post by 28_Condor »

S!
Como o programa é russo sofre um belo preconceito nos foruns ocidentais, e assim fica dificil criar uma base de conhecimento sobre o mesmo.
Que preconceito besta, não? Por que voam o IL2 então? :^)

Por falar nisso, Sokol, voce consegue entrar no site do newview?

http://www.newview.hruks.com/

Não importa de onde eu tente acessar, de casa ou do trabalho, todos os links voltam pro mesmo lugar :@

Mesmo me cadastrando nada passa :@ :@ :@

Queria baixar esta versão:

http://www.hruks.com/forum/viewtopic.php?t=246


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

A pagina do Hruks esta bugada a tempos.
Tenho a versão 37M e 37K - revisão que ele me mandou quando estava tentando configurar
o bendito botão para o TS. Funfam bem no IL-2 "véio".

http://www.4shared.com/file/yyVKL3bV/NewView_37k.html
http://www.4shared.com/file/JcIu53n0/NewView_37m.html

BTW - A revisão 37X - compatibilizada com o CloD - funfa no 1946, acabei de testar. ;)


Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Post by 28_Condor »

S!
BTW - A revisão 37X - compatibilizada com o CloD - funfa no 1946, acabei de testar
Mas não é aquela mesma que desconfigura o newview do IL2 "véio" ? :(



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote:Mas não é aquela mesma que desconfigura o newview do IL2 "véio" ? :(
Só se for em certos micros por ai... :lol:

Aqui, copiei a pasta do NewView_Clod para dentro da pasta do 1946 (por comodidade), mudei para "NewView46", apaguei os .INI (Estes ultimos NewView criam INI para tudo que é jogo que acham na raiz da unidade). Abri o 1946 para criar um novo IL2Stur... .INI e só.

"Piece of cake".

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Post by 28_Condor »

S!

Opa, não sei se acompanhei:

- O newview37X voce copiou da pasta CLOD na tua pasta do Il2 1946 (?)

- Renomeou e aí apagou os .ini (todos eles? config.ini, english.ini e NPClient.ini, ou só este último?)

- Aí abriu o L2-1946 para criar novos ini só pra esse jogo.

>>>Quando voce abre o CLOD de novo e usa o newview37X ele não mexe com o newview que está lá na pasta do Il2-1946, então? Antes me acontecia isso...

Sokol, não tenho mais o arquivo do newview37X, voce poderia por aqui para eu baixar? Aliás, por que não crias um post fixo só pra baixar esses programas, já que voce é amigo do homi? :wasntme:

Vi lá no forum que também tem uma versão para o RoF, adenda aí também tio Sokol :wasntme:


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote:S!

- O newview37X voce copiou da pasta CLOD na tua pasta do Il2 1946 (?)
Isso, isso. Dentro da pasta de cada jogo para evitar que ele crie outros .INI. Assim ele só vê o executável daquele jogo.
- Renomeou e aí apagou os .ini (todos eles? config.ini, english.ini e NPClient.ini, ou só este último?)
Apaguei os INI relacionados a jogos e o Config.INI (do NewView) - o English.INI fica dentro da pasta Languages, se apaga-lo o NewView passa a "falar" russo...
- Aí abriu o L2-1946 para criar novos ini só pra esse jogo.
Isso, abrindo o IL-2 1946 é criado um IL-2 Sturm... .INI e num novo Config.INI.
>>>Quando voce abre o CLOD de novo e usa o newview37X ele não mexe com o newview que está lá na pasta do Il2-1946, então? Antes me acontecia isso...
Até onde vi não, de qualquer forma pode-se selecionar entre os .INI na pasta do NerwView.
Sokol, não tenho mais o arquivo do newview37X, voce poderia por aqui para eu baixar?
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1301134536
Aliás, por que não crias um post fixo só pra baixar esses programas, já que voce é amigo do homi? :wasntme:
Não tenho "poderes" para isto. :P E alem do mais praticamente ninguem irá usar. :P :P
Vi lá no forum que também tem uma versão para o RoF, adenda aí também tio Sokol :wasntme:
Embora já tenha baixado o RoF tres vezes, inclusive a versão FREE, nunca instalei...

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Track-IR X Face-Track (O que é melhor???)

Post by 28_Condor »

S!

Sokol, não tem como arranjar a versão RoF do NewView com teu amigo ruski? :wasntme:





SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply