A F1 de antigamente.

Comentários esportivos em geral.
Nabakov
Marraio
Marraio
Posts: 1320
Joined: 01 Jan 2007 21:00

Post by Nabakov »

Opa,

Segundo a própria Mac Laren, o Hamilton é que desobedeceu a ordem e não quis ceder a posição pro Alonso, que teria a vantagem de fazer a última volta rápida da classificação. O garoto desobedeceu a equipe, apoiado, creio eu, nas pressões da imprensa Inglesa. O fato é que ninguém tem tanta moral na F1 hoje, como esse jovem piloto.

O Alonso, na minha opinião (novamente), fez certo. Cumpriu as regras da equipe e prejudicou quem tentou burla-las.


Abraços,


Naba
User avatar
37_Tupan
Marraio
Marraio
Posts: 1172
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Vila Velha - ES
Contact:

Post by 37_Tupan »

S!

Vulture, vejo esse caso depende muito das opiniões pessoais. Na minha opinião há limites razoavelmente claros para a disputa esportiva. Em alguns casos até há margem de dúvida. Em outros não.

Posso listar um monte de casos em que eu acho que deveria ter havido punições a Senna, Prost, Schumacher, etc... Punições que não ocorreram por diversos motivos não relacionados ao esporte.

Nos últimos anos, felizmente, algumas atitudes (jogar o carro em cima para tirar o adversário da pista, atrapalhar treino, etc...) não têm sido bem toleradas e volta e meia alguém é punido por forçar a mão em uma ultrapassagem. Existem algumas regras bem conhecidas por todos: não pode "varrer a pista" de um lado para o outro, se o adversário bota metade do carro por dentro numa curva você não pode fechar sua curva sobre ele e ele não pode abrir a curva para te jogar para fora, etc...

É claro que há subjetividade nessa questão mas tem hora que não há dúvida nenhuma.

É prerrogativa do piloto é sua equipe decidir a hora de ir para a pista? Sim. Mas não é prerrogativa do piloto nem de sua equipe usar essa decisão para impedir outro piloto de ir para a pista, nem mesmo outro piloto da mesma equipe. Não importa o quanto um seja otário e o outro esperto.

Para mim é evidente que houve intenção de impedir o outro piloto de fazer a volta de classificação e, portanto, deve haver punição.

É claro que essa é apenas a minha opinião pessoal.

Não é por que outros casos ficaram sem punição que esse caso também deva ficar.

Aliás, ano passado o Schumacher sacaneou escandalosamente o Alonso em Mônaco e foi punido. Então o Alonso não pode reclamar de ser punido pelo mesmo critério que já o beneficiou.

Com relação à ordem da McLaren, que o Hamilton teria desobedecido, eu não consigo me convencer se é ou não verdade ou se foi apenas uma tentativa da equipe de evitar a punição para o Alonso. Mas mesmo que tenha havido desobediência do Hamilton, é evidente que o Alonso esperou de propósito até não dar mais tempo do Hamilton abrir a volta. Ou alguém já viu em alguma das classificações anteriores o piloto trocar o jogo de pneus e, faltando pouco mais de 2 minutos para o fim do treino, ficar esperando a "hora" de sair?

Nabakov, pode ser patriotada por que o Hamilton é inglês? Pode. Eu não acho que seja pois a punição foi, na minha opinião, merecida e, principalmente, prejudicou a McLaren que é inglesa. Mas que pode. pode.

SP!

PS: No fundo acho que o Alonso pensava que fosse ter na McLaren as regalias que o Schumacher tinha na Ferrari. Como isso não aconteceu ele está perdendo a esportiva.
User avatar
Shinke
Marraio
Marraio
Posts: 1075
Joined: 14 Mar 2007 21:00
Location: Canoas/RS
Contact:

Post by Shinke »

S!
As corridas são muito chatas hoje em dia por que a eletrônica torna impossível fazer o que o Piquet fez aqui!
Com toda a eletrônica embutida nos carros o cara não precisa mais dosar a aceleração para não patinar, evitar travar as rodas, botar o carro de lado na curva.
Concordo....deixei de ver pcausa disso!

bom era nesse tempo:
http://br.youtube.com/watch?v=EvmgC_dqP5M

hoje só olhO a INDY e olhe lá!

SP!
Abraços,
Krauthein
User avatar
13_Diniz
Arataca
Arataca
Posts: 2107
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro - RJ

Post by 13_Diniz »

Shink,

do caralho essa hem?! Putz!!!! Quando eu era garoto eu tinha o capacete dele :lol: :lol: Era fã do cara!!! Sofri pra caralho, durante anos até surgir o Piquet! Emerson era um grande piloto :ok Teria sido campeão várias vezes, se não fosse um idealista ;) Uma grande figura o Emerson, tinha carisma, caráter e braço, muito braço!!!
A F-1 daquele tempo era infinitamente diferente da de hoje e dos fins dos anos 80. Um piloto tinha que conhecer muito de motor e aerodinâmica. Sem contar o perigo. Todo o ano tinha acidentes gravíssimos!!! Quantos pilotos fantásticos ficaram nas pistas?! Lembro de vários acidentes!!

Jamais esquecerei o acidente que matou o Ronnie Peterson. Putz esse cara dava show nas pistas!! O Emerson era muito amigo dele. Quando aconteceu a batida do Patrese no Hunt em que vários carros se chocaram, deu um aperto no coração!! Fiquei achando que o Emerson tivesse batido também!! Daí o Hunt ainda foi tirar o Ronnie de dentro do carro em chamas!! Foda!! Muito foda!! Uma cena que jamais esquecerei!! O Ronnie com toda certeza teria sido campeão naquele ano. Ele e sua Lotus faziam uma dupla incrível!! Uma pena mesmo!!
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira
User avatar
13_Diniz
Arataca
Arataca
Posts: 2107
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro - RJ

Post by 13_Diniz »

Ah lembrei de uma cosa... sabe essa ultrapassagem do Piquet?! Ele aprendeu com o Ronnie. Era mestre em fazer aquilo ;)
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira
User avatar
13_Diniz
Arataca
Arataca
Posts: 2107
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro - RJ

Post by 13_Diniz »

Ah!! Fui no youtube e eis que achei essa pérola... um certo piloto de capacete amarelo surgia na F-1 e dava uma prévia ao mundo do que ainda estava por vir!!



http://br.youtube.com/watch?v=RCt2brsEweo



http://br.youtube.com/watch?v=qZI4h1eOd ... ed&search=

Quem foi o melhor?!

:lol: :lol: :lol: só quem não assistiu esse cara correr diz que não foi o melhor!! :lol: :lol: As imagens sempre falam mais do que as palavras.

Tive muitos ídolos na vida, mas esse foi o maior de todos!! Nunca me canso de falar isso, é como se ele estivesse me ouvindo e eu agradecendo por tudo que ele me proporcionou!! Obrigado amigo, por todo o prazer que tive em acordar cedo para vê-lo voar pelas pistas!! A você agradeço de coração e alma!!! Vc foi o maior de todos!!!

Desculpem acabei inserindo o link errado. Corrigi e acrescentei mais um. O Ídolo é o Senna é claro!! :)
Last edited by 13_Diniz on 08 Aug 2007 02:59, edited 2 times in total.
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira
User avatar
Shinke
Marraio
Marraio
Posts: 1075
Joined: 14 Mar 2007 21:00
Location: Canoas/RS
Contact:

é isso ai....

Post by Shinke »

S!

Diniz!

Duka, heheheh

Fui fã do Piquet...mas o Emerson tinha algo pra mim que era mágico:

Sabe, lá em casa na época tinhamos uma TV a válvula que demorava quase uma hora pra esquentar :lol: :lol: :lol: , e eu ia correndo com meu pai num boteco perto de casa assistir as corridas...era legal ver a gambazada torcendo por um brasileiro :lol: :lol: :lol:

...dava gosto ficar na expectativa de um bom pega, de um acidente, de uma briga... ;) hoje em dia ficar ouvindo o galvão falando bobagem, sai fora! - prefiro a IRL :evil:

Quanto a ser um idealista, bem, isso já é outra história, e pasmem: a copersucar já ficou na frente da ferrari :roll: :lol: :lol: :lol:
Aos que teimam em lembrar da Copersucar, depois Fittipaldi, como um capítulo risível da história da F-1, alguns números são esclarecedores. Na temporada de 1980, por exemplo, o time brasileiro terminou o campeonato com 11 pontos, em oitavo lugar. A Ferrari ficou em décimo, com oito. Dois anos antes, a equipe ficou na frente de McLaren, Williams, Renault e Arrows no Mundial de Construtores. E Emerson Fittipaldi, que juntou-se à Copersucar em 1976, marcou o mesmo número de pontos que Gilles Villeneuve, da Ferrari.

Nas oito temporadas que disputou, a Fittipaldi acumulou 44 pontos em 104 GPs. Foram três pódios, o mais comemorado deles em 1978, um segundo lugar de Emerson no Rio. Nenhuma vitória, mas dezenove presenças nos pontos, numa época em que apenas os seis primeiros marcavam.

Para comparar: a Jaguar encerrou suas atividades neste ano com 49 pontos e dois pódios em 85 GPs. Era equipe oficial da Ford. A Prost somou 35 pontos em 83 corridas. A Sauber, em 197 largadas, conseguiu apenas seis pódios. Pelos padrões vigentes, pois, a Fittipaldi, hoje, se mantivesse o mesmo desempenho de sua época, estaria ranqueada facilmente entre as chamadas equipes intermediárias.

Nos seus oito anos de vida, a Fittipaldi teve na sua folha de pagamento, além do bicampeão Emerson, o projetista Adrian Newey, hoje na Red Bull e com passagem na Mclaren, Keke Rosberg, que seria campeão pela Williams em 1982, Harvey Postlethwaite, projetista que depois trabalhou na Ferrari e na Tyrrell, e Jo Ramirez, uma espécie de faz-tudo que teve papel importante na logística da McLaren nos anos 80 e 90.
E ainda, nesta época surgiram dois figuraças que são meus ídolos também: Ingo Hoffmann e Chico Serra.

viva a tv de válvula!!!! :lol: :lol: :lol: p.s.: queria ver o Sokol1 mexendo com vávulas!

SP!
Abraços,
Krauthein
User avatar
13_Diniz
Arataca
Arataca
Posts: 2107
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro - RJ

Post by 13_Diniz »

Acertei o link. Havia inserido uma corrida do Ronnie, mas era para inserir do Senna :lol:
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira
Post Reply