Congonhas: cai avião airbus 320 TAM voo 3054

Aviação real no Brasil e no Mundo.
06_Colorado
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Post by 06_Colorado »

S! TCHE!


Difícil acreditar... Parece um erro primário demais... :sad:


SP! TCHE!
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11_Aerroc
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Post by 11_Aerroc »

Concordo com o Weiss!
(IMO) Poderia ser um PA, mas se o piloto fez algo errado no que está descrito no procedimento, a culpa é dele! Todo humano erra, mas infelizmente existem algumas profissões em que não há margem para erro. Concordo com o risco de Congonhas e com a sua desativação para grandes aeronaves, mas são dezenas de milhares de pousos que acontecem lá por ano, e pelo que foi revelado, se o piloto tivesse seguido os manuais, teríamos essas 199 pessoas vivas.

Não creio no que estão dizendo sobre o piloto deixar o manete acelerado normalmente.
O que eu acredito é que OS DOIS manetes foram puxados para trás, é a forma normal de dar potência à turbina quando o reverso está aberto e desacelerar a aeronave.
O reverso se faz da seguinte forma:
- Coloca-se o manete na posição idle;
- Aciona-se um 'botão' que destrava o manete para poder puxa-lo para trás (como a trava da ré que existe no câmbio de alguns carros) e esse 'botão' também abre o reverso da turbina;
- No caso do reverso, controla-se a potência da turbina puxando o manete para trás (abaixo do idle), quanto mais se puxa para trás, mais potência se tem na turbina.
Porém, como o reverso direito estava pinado, o manete direito não deveria ter sido puxado, pois como o reverso não estava aberto, a potência fornecida ao motor foi de aceleração e não desaceleração. Por isso o manual diz para DEIXA-LA na posição idle e não puxar junto com a outra que o reverso estava normal.

...consegui explicar algo? :roll:

Essa é a minha dedução... mas é estranho um Airbus, que possui um nível de automatismo computacional tão extremo permitir que o piloto acelere a aeronave enquanto espera desacelerar. Talvés seja pela pressão que a Airbus sofreu após o acidente no voo inaugural do sistema fly-by-wire. Muita inteligência foi retirada para dar autonomia total ao piloto, como um sistema convencional de controle.
Aerroc
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28_Condor
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Post by 28_Condor »

S!


Caramba, mas isso me parece um procedimento bastante contraintuitivo, não é à toa que esse é o terceiro problema com esse procedimento... deveria haver algum mecanismo de salvaguarda que com o reverso travado a puxada do manete pra reverter, não redundasse no contrário, em empuxo... afinal, o manete deslizou para a posição de reverso (segundo Aerroc), o computador poderia ler essa posição e impedir o empuxo da turbina... falei besteira :-?



SP!
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21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Caso em que o automatismo dos Airbus, associados a erros do piloto provocaram acidentes:

http://www.jetsite.com.br/2006/mostra_b ... sp?codi=20

Sokol1
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34_Bodoque
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Post by 34_Bodoque »

S!

Uma pergunta:
Porque um reverso pinado?
Economia de combustível naquela turbina?

*Duas perguntas :D

SP!
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04_Nospheratus
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Post by 04_Nospheratus »

Pior...
Segundo foi divulgado, como estava apresentando
defeito, foi pinado para impedir acionamento involuntário
durante o vôo :o

Ah... que saudades dos Electras...
Senta a Pua!

"O essencial faz a vida valer a pena" (Miguel Villar)
"O dedo aponta a lua. O sábio olha a lua. O tolo olha o dedo". (Ditado Zen)
JRRJ

Post by JRRJ »

Aerroc,

O reverso do Airbus funciona dessa forma mesmo?, Quanto mais abaixo do idle aumenta a potencia?

Então acredito nessa hipotese e a VEJA confundiu.

Não acredito e acho até impossivel um piloto deixar a manete do 2 como disse a reportagem.

11_Aerroc wrote:O reverso se faz da seguinte forma:
- Coloca-se o manete na posição idle;
- Aciona-se um 'botão' que destrava o manete para poder puxa-lo para
trás (como a trava da ré que existe no câmbio de alguns carros) e
esse 'botão' também abre o reverso da turbina;
- No caso do reverso, controla-se a potência da turbina puxando o
manete para trás (abaixo do idle), quanto mais se puxa para trás, mais
potência se tem na turbina.
Porém, como o reverso direito estava
pinado, o manete direito não deveria ter sido puxado, pois como o
reverso não estava aberto, a potência fornecida ao motor foi de
aceleração e não desaceleração. Por isso o manual diz para DEIXA-LA na
posição idle e não puxar junto com a outra que o reverso estava normal.
...consegui explicar algo? :roll:
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42_Hildebrand
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Post by 42_Hildebrand »

S!

Tava quebrado o reverso Bodoque. Por isso que eles travaram ele!

SP!
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11_Aerroc
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Post by 11_Aerroc »

Concordo, acho impossível o piloto num pouso em Congonhas, onde precisa parar a aeronave num espaço próximo do limite operacional, ter deixado o manete como a reportagem disse. Definitivamente eu não creio nisso.
E acho muito intuitivo o piloto puxar os dois manetes juntos, uma vez que não existe outra necessidade de operar cada reverso independentemente.
No dia anterior ao acidente, a mesma aeronave, mas com outro comandante, quase não parou. Este comandante falou à torre quando livrava a última taxiway da pista: "Tomamos um susto aqui!". Acredito que este comandante tenha cometido o mesmo erro, mas com um pouco mais de SORTE!

JRRJ, quando ao controle de potência com o reverso aberto, pode notar que ao lado da parte mais baixa do manete de potência, abaixo do "0" que é o idle, está escrito "FULL", de potência total do reverso. :ok

Bodoque, o que eu entendi é que houve um vazamento hidráulico no reverso, e como o fluído hidráulico é extremamente importante para a aeronave, a parte deste reverso foi isolada/desativada. Neste caso o procedimento diz que o reverso da turbina deve então ser pinado, ou seja, travado mecanicamente para que não abra quando a aeronave esteja em operação. Os manuais da Airbus citam que a aeronave pode operar NORMALMENTE nesta condição, e que o reparo deve acontecer em até 10 dias após este procedimento.
Não veja nada incoerente nestes procedimentos, pois todos os cálculos para pouso e frenagem não levam em consideração o trabalho dos reversos, ou seja, ele é só algo a mais nestas operações.
PORÉM, como já disse, acho absurdo que nesta situação se consiga acelerar a aeronave enquanto se espera desacelerar, e num momento tão crítico.

Se estas deduções estiverem corretas, porque não se trava também o manete para que não se acelere este motor na posição ‘reverso’!? Se for isso, eu acho um erro da Airbus que após dois acidentes por essa razão, nada tenha sido feito, o que causou essas 199 fatalidades.
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02_Weissheimer
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Post by 02_Weissheimer »

Sem duvida nenhuma a AIRBUS deve rever este procedimento de seus aviões, como apresentado em Jorneis e Revistas já são tres casos semelhantes! quase identicos! deixa de ser um problemas dos pilotos mas algo que confunde! Ok está no manual, mas se o manual é dificil repare-se o automatismo da frota inteira! tres acidentes já..está na hora dos eng da AIRBUS reve-lo!
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22_Ponte
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Post by 22_Ponte »

S!

Pergunta 1:
Já que os pilotos operam com os dois reversos funcionando 100% das vezes, isso pode ser então uma falha de projeto que induz os pilotos a um erro?

Pergunta 2
Será que a TAM informou ao comandante que o reverso estava pinado e que o procedimento deveria ser comandando somente um dos manetes?

SP!
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A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
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Post by 02_Weissheimer »

16_Sertao wrote:S!


Lembrei na hora do Prof. Juscelino Nobrega, que afirmou que iria cair outra aeronave sendo um acidentemuito pior queo da gol.
Não queria voltar nesse assunto...mas recebi um mail aqui divulgado pelo Vidente Juscelino..que me gera algum espanto!! Seria sacanagem, montagem ou premonição pura mesmo!! não sei no que acreditar! nesses momentos acredito em tudo!

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42_Hildebrand
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Post by 42_Hildebrand »

S!

PUTAQUEOPARIU!!!

SP!
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04_Nospheratus
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Post by 04_Nospheratus »

Segundo Josias de Souza, colunista da Folha, CPI deve
divulgar o conteúdo das caixas pretas amanhã...


http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/index.html
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Post by Brun0 »

02_Weissheimer wrote: Não queria voltar nesse assunto...mas recebi um mail aqui divulgado pelo Vidente Juscelino..que me gera algum espanto!! Seria sacanagem, montagem ou premonição pura mesmo!! não sei no que acreditar! nesses momentos acredito em tudo!
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Se a TAM divulgar uma nota confirmando que recebeu essa carta antes do acidente eu terei de rever meu ceticismo. :roll:

S!
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