e tu viu que o "i" fica bem perto do 8 e 9,
Por isso que para ligar o motor no meu IL2 tem que levantar a proteção de segurança do botão:
Num dos primeiros patchs do jurássico IL2 Sturmovik, para inibir os m@l@s que usavam o desligar/ligar o motor do i16 em vôo como cheater, tornaram praticamente impossível ligar o motor deste avião se desligado em vôo, então ter este comando na mágica tecla
i passou a não ser uma boa ideia.
Como
"proteção de segurança" passei a usar a tecla Alt => Alt+i.
Com o advento dos aviões multimotores na série, mudei para Alt+e (reminiscencia do Warbirds), pois como seleciono o motor 1 em Alt+1 e o motor 2 em Alt+2, fica facil selecionar e ligar rapidadmente os motores com a mão esquerda:
Alt+1, Alt+e
Alt+2, Alt+e
Alt+3 (seleciona todos os motores).
Bom, o que quero exemplificar com isso é que os Controls do IL2 são totalmente configuráveis, voce coloca a tecla ou eixo que quiser para executar determinada função.
Teve uma epóca que um amigo colocou o IL2 na sua LAN, e lá tinha uns joy básicos de 2 eixos 4 botões.
Então criei uma configuração tipo "CS" para usarem com este joy:
Acelerava no W, reduzia no S,.
Leme esquerdo no A, Leme direito no D...
E um .bat para trocar o conf.ini, pois sempre havia alguem que clicava em "Load default" no controls...
Sokol1