--------------------------------------------------------------------------------
From: Rita Amorim [mailto:
[email protected]]
Sent: terça-feira, 4 de abril de 2006 16:57
To: undisclosed-recipients:
Subject: INCOR - BOLETIM MÉDICO ARTHUR BLAUTH SCHLOBACH SANTOS
BOLETIM MÉDICO N°2
04 de abril de 2006, 15h.
PACIENTE: ARTHUR BLAUTH SCHLOBACH SANTOS
Evolui com extrema gravidade o quadro clínico do paciente Arthur Blauth Schlobach Santos, 4 meses, internado na UTI infantil do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor-HC/FMUSP), desde o último dia 07 de março, à espera de um transplante de coração.
Com suporte de equipamento cardiocirculatório, diante da falência irreversível de seu coração, Arthur evoluiu nas últimas 48 horas com importante diminuição do nível de plaquetas no sangue, característica de quadro de potencial hemorragia. Medicado e sob monitoração intensiva e contínua, ele segue em estado crítico, tendo como única alternativa de tratamento o transplante cardíaco - embora de altíssimo risco nesse estágio de evolução da doença.
HISTÓRICO
Arthur nasceu em 14 de novembro de 2005 com hipoplasia do coração esquerdo, malformação cardíaca caracterizada pela inexistência do ventrículo esquerdo do coração. Internado no hospital Pró-Cardíaco, desde seu nascimento, foi transferido para o Incor, em 07 de março. No Instituto do Coração, esteve, desde então, sob cuidados intensivos, mantendo quadro clínico estável, embora invariavelmente crítico, devido à progressão da doença.
Em 17 de março Arthur foi submetido à terceira cirurgia desde que nasceu, e primeira no Incor, para correção parcial de hipoplasia do coração esquerdo, com duração de dez horas. Realizada em caráter de urgência, com alto risco, a cirurgia buscou evolução mais favorável para o quadro clínico do paciente, frente à impossibilidade do transplante cardíaco infantil, devido à falta de órgão compatível.
Embora do ponto de vista cirúrgico a correção proposta tenha sido realizada integralmente, o coração de Arthur não reagiu positivamente à intervenção, entrando em falência.
Assessoria de Imprensa
Instituto do Coração
Incor-HCFMUSP
--
Rita Amorim
Assessora de Imprensa
Incor-HCFMUSP
11-3069-5437