VKB Pedal-T
VKB Pedal-T
Versão "budget" de pedal com novo (velho*) conceito ergonomico.
O "T" do nome é referencia ao formato e a forma de funcionamento, diferente do pedal tradicional, que funciona deslizando os pés para frente e para trás em paralelo, de forma semelhante a um avião real.
Aconteçe que 99% dos "pilotos de computador" não assentam da mesma forma que um piloto de caça, com certa inclinação das costas e do trazeiro, deslocando o CoG do corpo para trás - alem disso está preso no banco. Vide:
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1332517941
http://hsfeatures.com/features04/images ... 32ir_3.jpg
O "piloto de computador" senta numa cadeira de escritório - que para piorar tem rodas - com a coluna a ~90 graus o que faz com que os pés apoiados no chão sejam importantes para o equilibrio.
Movimentar os pés para frente e para trás nesta posição não é la muito ergonomico.
No Pedal-T o "piloto de computador" mantém o calcanhar apoioado normalmente, e só movimenta a ponta dos pés, o que não pertuba o seu equilibrio.
Devido a isso, e por ser uma versão "budget" o pedal só tem eixo do leme.
Esta sendo desenvolvido um "freio de bicliceta" para acoplar no cano do josytick VKB Mamba ou King cobra, o que é a filosofia de freio de caça russo da WWII e posterior - o sistema proprocional inglês (vide Spit/Hurri ou LaGG/Sturmovik).
Enfim, não é um pedal "replica" do F-X935 como os simmer's die hard (ou melhor hard head) gostam de falar, mas funciona e deve ser confortável de usar.
* Velho porque o Perils Pedal da epóca do Warbirds funciona da mesma forma - montei um destes nos 90's:
http://www.raafwarbirds.org.au/pedals.htm
Sokol1
O "T" do nome é referencia ao formato e a forma de funcionamento, diferente do pedal tradicional, que funciona deslizando os pés para frente e para trás em paralelo, de forma semelhante a um avião real.
Aconteçe que 99% dos "pilotos de computador" não assentam da mesma forma que um piloto de caça, com certa inclinação das costas e do trazeiro, deslocando o CoG do corpo para trás - alem disso está preso no banco. Vide:
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1332517941
http://hsfeatures.com/features04/images ... 32ir_3.jpg
O "piloto de computador" senta numa cadeira de escritório - que para piorar tem rodas - com a coluna a ~90 graus o que faz com que os pés apoiados no chão sejam importantes para o equilibrio.
Movimentar os pés para frente e para trás nesta posição não é la muito ergonomico.
No Pedal-T o "piloto de computador" mantém o calcanhar apoioado normalmente, e só movimenta a ponta dos pés, o que não pertuba o seu equilibrio.
Devido a isso, e por ser uma versão "budget" o pedal só tem eixo do leme.
Esta sendo desenvolvido um "freio de bicliceta" para acoplar no cano do josytick VKB Mamba ou King cobra, o que é a filosofia de freio de caça russo da WWII e posterior - o sistema proprocional inglês (vide Spit/Hurri ou LaGG/Sturmovik).
Enfim, não é um pedal "replica" do F-X935 como os simmer's die hard (ou melhor hard head) gostam de falar, mas funciona e deve ser confortável de usar.
* Velho porque o Perils Pedal da epóca do Warbirds funciona da mesma forma - montei um destes nos 90's:
http://www.raafwarbirds.org.au/pedals.htm
Sokol1
Re: VKB Pedal-T
http://www.ams.vr.it/PIER/AircWalkAroun ... MK-10A.htm
Faz falta a inclinação no mk-10....
Faz falta a inclinação no mk-10....
- 41_Tche-Loko
- Manicaca
- Posts: 954
- Joined: 18 Mar 2009 21:00
- Location: Santa Maria - RS
Re: VKB Pedal-T
Sokol!
Tem o projeto com as medidas para este VKB Pedal-T?
Tem o projeto com as medidas para este VKB Pedal-T?
'Nao acreditar em si e o principio do fim'
Re: VKB Pedal-T
Tche-Loko,
Não é um projeto comercial da VKB - para ser um substituto do "twist rudder" nos joy's Defender Cobra e VKB Mamba.
Deve custar uns 90$ mais 30$ do TinyBox USB para quem não tem os joys acima, o problema é que é a Leste da Crimeia...
As dimensões básicas aproximadas são:
Largura: 428mm
Profundidade: 240mm
Altura:120mm
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1395201642
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1395201472
Ainda esta na fase de protótipo, segunda versão, deve ter mais profundidade - sem pintura:
Posição quando não usado:
Além de substituir o "leme gay", é voltado para quem tem pouco espaço. A VKB tem outros pedais mais convencionais.
Vou tentar comprar um, gostei de usar trambolho semelhante, é mais natural para quem esta acostumado com pedal de acelerador de carro.
Sokol1
Não é um projeto comercial da VKB - para ser um substituto do "twist rudder" nos joy's Defender Cobra e VKB Mamba.
Deve custar uns 90$ mais 30$ do TinyBox USB para quem não tem os joys acima, o problema é que é a Leste da Crimeia...
As dimensões básicas aproximadas são:
Largura: 428mm
Profundidade: 240mm
Altura:120mm
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1395201642
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1395201472
Ainda esta na fase de protótipo, segunda versão, deve ter mais profundidade - sem pintura:
Posição quando não usado:
Além de substituir o "leme gay", é voltado para quem tem pouco espaço. A VKB tem outros pedais mais convencionais.
Vou tentar comprar um, gostei de usar trambolho semelhante, é mais natural para quem esta acostumado com pedal de acelerador de carro.
Sokol1
Re: VKB Pedal-T
Bem interessante o braço em cima (na frente) para fazer o centramento. Será que causa efeito "central-lock"?
Re: VKB Pedal-T
Com forma triangular da "cam" causa (igual nos pedais CH, Saitek, VKB, Slaw... porem menos acentuado), se usar uma forma mais eliptica elimina o ponto central (MGF Crosswind), o que é desejavel para helicopteros, nem tanto para aviões.
Sokol1
Sokol1
Re: VKB Pedal-T
Estes pedais parecem ser muito bons.
Se há coisa que ainda não decidi como fazer , são os pedais. O resto tenho tudo mais ou menos "bolado", mas os pedais...
De fora ficam os pedais tipo avião, acho que prefiro tipo helicóptero, não só por alguns ensaios que fiz, mas também pelos concelhos do Sokol.
Uma ideia que não me sai da cabeça são uns pedais feitos a partir das engrenagens cônicas de um diferêncial automóvel.
Usando 3 das 4 engrenagens, duas seguram os pedais, a outra, a 90º serve para colocar o sensor.
Será que fica com muita folga entre elas? (backlash). Acho que não, mas só testando mesmo.
Nunca vi este tipo de construção, (se calhar até já existe, ou é tão ruim que ninguém lhe pega.)
Vantagens, é que não precisamos de tirantes ligados a uma barra para que, quando pressionado um pedal, o outro mova em sentido contrário.
As próprias engrenagens que servem de apoio aos pedais tratam do assunto.
Também podemos regular o ângulo a que queremos os pedais. (mas assim sem imagens é difícil explicar.)
Em breve passo num sucateiro e pergunto o prêço de um diferêncial. Se conseguir um barato, arrisco, e logo se vê no que dá. Que vos parece?
Vou tentar arranjar um esquema a explicar a minha ideia.
Se há coisa que ainda não decidi como fazer , são os pedais. O resto tenho tudo mais ou menos "bolado", mas os pedais...
De fora ficam os pedais tipo avião, acho que prefiro tipo helicóptero, não só por alguns ensaios que fiz, mas também pelos concelhos do Sokol.
Uma ideia que não me sai da cabeça são uns pedais feitos a partir das engrenagens cônicas de um diferêncial automóvel.
Usando 3 das 4 engrenagens, duas seguram os pedais, a outra, a 90º serve para colocar o sensor.
Será que fica com muita folga entre elas? (backlash). Acho que não, mas só testando mesmo.
Nunca vi este tipo de construção, (se calhar até já existe, ou é tão ruim que ninguém lhe pega.)
Vantagens, é que não precisamos de tirantes ligados a uma barra para que, quando pressionado um pedal, o outro mova em sentido contrário.
As próprias engrenagens que servem de apoio aos pedais tratam do assunto.
Também podemos regular o ângulo a que queremos os pedais. (mas assim sem imagens é difícil explicar.)
Em breve passo num sucateiro e pergunto o prêço de um diferêncial. Se conseguir um barato, arrisco, e logo se vê no que dá. Que vos parece?
Vou tentar arranjar um esquema a explicar a minha ideia.
Re: VKB Pedal-T
Video de usuário do Pedal T, o funcionamento parece bem suave.
http://www.youtube.com/watch?v=u4AEoNszaBo[/video]
Documentação em ingles:
http://tempfile.ru/file/3080122
Custa 175$.
Sokol1
http://www.youtube.com/watch?v=u4AEoNszaBo[/video]
Documentação em ingles:
http://tempfile.ru/file/3080122
Custa 175$.
Sokol1