Blenheim Mk.IV - Bombardier "office" - Wimperis Mk.IXC

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
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Blenheim Mk.IV - Bombardier "office" - Wimperis Mk.IXC

Post by 21_Sokol1 »

Da wiki.ru "IL-2 Sturmovik:Cliffs of Dover"

Image

9 - Velocímetro (milhas / hora).
14 - Altimetro (pés).
15 - Bússola giratória - DG (graus).
59 - Chave para ativação dos fusíveis das bombas (sem uso no jogo, já vem ativados).
60 - Chaves para selecionar o lançamento das bombas, em salvo ou simples (vide abaixo).
61 - Botões para lançar as bombas.
62 - Bombsight Wimperis Mk.IXC,
63 - Bússola astronômica - ASTRO COMPASS MK II (sem uso no jogo)

Image

65 - Ajuste do curso na bússola. Direita / esquerda. (uso opcional)
66 - Ajuste do "drift"(desvio) da mira. Direta / esquerda. (?)
67 - Ajuste da velocidade. Aumenta / diminui.
68 - Bússola.
69 - Nível horizontal e vertical - indicam se o avião esta realmente voando nivelado.
70 - Escala do "drift" (desvio) da mira (em graus).
71 - Escala de ajuste da velocidade, em MPH (milhas por hora x 10), usar o valor convertido em TAS.
72 - Indicação da velocidade ajustada.
73 - Escala de ajuste da altitude, em pés (x 1000).
74 - Indicação da altitude ajustada.

Image

64- Knob do ajuste da velocidade.
66 - Ponto de mira. Ajustável Direita / esquerda.
71 -
72 - Escala de altitude da mira.
73 - Escala de ajuste da altitude, em pés (x 1000).
74 - Indicação da altitude ajustada.
75 - Escala da velocidade (x 10 milhas / hora).
76 -

O princípio da operação do bomsight Wimperis Mk.IXC do Blenheim no "IL-2 Sturmovik:Cliffs of Dover" é bastante simplificado e um pouco diferente do original, não apresentando dificuldades na operação.

Ao assumir a posição do navegador-bombardeador faça os ajustes do bombsight com os parametros pré-estabelecidos pela missão, de velocidade (TAS) e altitude (pés), o que vai definir o ponto de lançamento.

O ideal é pré-configurar teclas para ajustar estas funções ao invez de clicar com o mouse.
Volte para a posição do piloto.
Tente manter os parametros pré-estabelecidos (velocidade, rumo e altitude).
Ajuste o alinhamento do avião com o alvo usando os trim e acelerador.
Volte para a posição do navegador-bombardeador.
Se precisar ajuste novamente o alinhamento com o alvo, de preferência usando só os trim.
Faça a leitura da velocidade (IAS) e altitude (pés) indicadas no painel de instrumentos.
Ajuste novamente o bombsight com os dados atualizados (velocidade, altitude...).
- Lembrando que a velocidade informada deverá ser em TAS (IAS x ALT x 0,00002). *
Quando o alvo estiver entre os indicadores de volocidade (71) e de altitude (72) lance as bombas.

* 0,0002 é o fator da "Rule of the Tumb" para cálculo de TAS - aproximada - usada na avião real (2% da IAS a cada 1000 pés de altitude).

Porem no mundo "WHOlegariano" onde as 6:00 da manhã o sol esta as "8:00" no céu - se usada a tabela IAS/TAS dá pagina 111 do "manual" do CloD este fator para 3.000 pés é 1,5% - para 12.000 pés 1.34% - para 24.000 pés 2.4%... :^)

A tabela é meio maluca, já indica as altitudes de 3.000 e 6.000 pés e depois com acréscimos de 2.000 até 30.000 pés...

E a velocidade de 150 e 200 e apartir dai com acréscimo de 25 MPH... (os ajustes na Wimperis são de 10 em 10 :!: de 150 a ) até 500MPH! :o


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Re: Blenheim Mk.IV - Bombardier "office"

Post by 21_Sokol1 »

Embora tenha quatro chaves - duas para cada baias de bombas - o distribuidor de bombas do Blenheim só tem duas posições.

SALVO (lança todas as bombas) ou SINGLE (lança individualmente).

Quando se está com a carga de bombas completa, clicando (ou teclando a tecla mapeada para a função) sobre as duas chaves da esquerda ou sobre as duas chaves da direita alterna-se o modo do distribuidor, salvo ou single. Vide:

Image

Uploaded with ImageShack.us

Mas note-se que as chaves não mudam de posição! Permanecem para cima.... :^)

Quando é lançada a primeira bomba a primeira chave da esquerda abaixa, quando se lança a segunda a primeira chave da direita abaixa. Ficando como na foto:

Image

Na terceira bomba baixa a segunda chave da esquerda, e na quarta a segunda da direita.

Se lançar as bombas em salvo, as chaves NÃO baixam. Mas se depois de lançadas as bombas (em salvo)se clicar nas chaves (ou usar a tecla...) da esquerda elas baixam todas e se clicar nas das direita sobem todas ao mesmo tempo... |(

Non sense!

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Re: Blenheim Mk.IV - Bombardier "office"

Post by 28_Condor »

S!
Faça a leitura da velocidade (IAS) e altitude indicadas no painel de instrumentos
Entra com a velocidade IAS em vez de TAS?



SP!
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Re: Blenheim Mk.IV - Bombardier "office"

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote:S!
Faça a leitura da velocidade (IAS) e altitude indicadas no painel de instrumentos
Entra com a velocidade IAS em vez de TAS?

SP!
No bombsite deve entrar com o valor da velocidade - lida no velocimetro em IAS - convertida para TAS, como de praxe.

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Re: Blenheim Mk.IV - Bombardier "office"

Post by 28_Condor »

S!

O cara aqui treinou tanto que consegue acertar navio (em movimento) com um nivelado :o

http://forum.1cpublishing.eu/showthread ... 667&page=4



SP!
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Re: Blenheim Mk.IV - Bombardier "office" - Wimperis Mk.IXC

Post by 21_Sokol1 »

Editei algumas coisas deste tópico, ajustando ao "Remendo Final" do CLoD.

Na Wimperis o ajuste de velocidade (TAS) vai de 90 a 310 MPH.
O ajuste da altitude de 3.000 a 20.000 pés.

Na velocidade típica do Blenheim em vôo nivelado a 3.000 pés ou acima ~200 MHP, é muito díficil manter e corrigir o alinhamento com o alvo, devido a barra da estrutura do cockpit que tampa o alvo num momento crítico. Quanto mais alto mais difícil corrigir.

Consegui acertar um cargueiro em movimento na altitude de 5.300 pés, mantendo a velocidade em 150 MPH IAS (compensei para 160 TAS no chutometro), usando 5º graus de flaps, RPM em 2000, passo "Coarse" (slider p/baixo).

Assim ficou mais fácil alinhar e corrigir. Offline, num mapa com nuvens, vento uma tempestade do "Weater object" - embora a "rain" não tenha aparecido...

A distância, note os ícones dos alvos aparecendo na nuvem... :wasntme:

Image

Para um alinhamento prévio usar os dois parafusos da estrutura do cockpit como referência, mantenha o alvo + - no meio deles.

Image

Não desviando durante a "passagem" pela barra, "On sight!"

Image

"Two near miss."

Image

"Skipper, good job. Target on fire!".

Image

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Re: Blenheim Mk.IV - Bombardier "office" - Wimperis Mk.IXC

Post by 21_Sokol1 »

Embora seja quase impossível bombardear nivelado evetifamente com o Blenheim devido a (má) visibilidade frontal, visando deixar a brincadeira mais "interessante" resolvi entender como funciona o E6-B "Flight Computer" e se possível usa-lo no jogo.

Image

O dispositivo é basicamente uma régua de cálculo, "programada" para auxiliar a resolver as diversas questões relacionadas ao vôo, como
Autonomia
ETA
"Triângulo do vento"
Altitude barométrica
IAS > TAS, etc.

Interessante é que as escalas externas do E6-B servem como uma calculadora básica, podendo fazer contas de multiplicar e dividir, conversões (ex. câmbio). Estas escalas estão presente em alguns modelos de relógio de pulso e não são enfeite, servem para uso prático (mesmo no século XXI). :)

Pensei em comprar um EB-6 no eBay, embora barato (<8$) com o frete ficaria caro... Por fim achei um modelo para imprimir:

Image

http://ben.com/flying/e6b/e6b-lwm.pdf

Como o cara não reproduziu as janelas do E6-B onde ficam as escalas de altitude e temperatura (estou tentando adaptar, mas meu conhecimento de Corel é... :$ ), então para usar é preciso fazer mentalmente uma conta básica: Altitude x 2
Exemplo: 6000 pés, simplificando 6 x 2 = 12

Neste exemplo, com este dado basta colocar o index, o |10|, da escala interna concidindo com 1.2 da escala externa, assim qualquer leitura de velocidade IAS* na escala interna corresponde a velocidade TAS na escala externa.

* Na RL era preciso transformar a altitude indicada em barométrica em função da OAT (temperatura externa), pois esta influência na leitura do instrumento no painel:

Image

Parece bobagem usar isto face aos softwares Bombsite Table, Sthurman, Drop the Bomb... mas é muito mais fácil trabalhar com a escala, basta girar o disco interno até o index desejado e fazer a leitura.

Com o Bombsite Table precisaria ativar o mesmo, usar Shift Page Up/Down e etc para entrar com os dados para fazer o cálculo.
Com o Drop The Bomb - alem de um "Androide" - precisaria digitar os valores.

Assim o médodo "Grognard" ainda por cima facilita a coisa. ;)

Alguns outros modelos de "Flight Computer" mecânicos do passado.

Da USAAF:

Image

Modelo russo НЛ-10М, o único deslizante:

Image

Neste site tem um modelo funcional em Java deste НЛ-10М - as partes da régua deslizam na tela - até consegui fazer umas conversões. :)

http://www.aviahel.ru/arhive/?event=28

E do modelo russo circular, o НРК, também funcional, mas a foto de fundo esta com baixa resolução:

http://www.aviahel.ru/arhive/?event=29

E para quem tem um dispositivo Androide aqui tem para download um EB-6 muito bem feito - testei num Galaxy Tab (que não é meu :P ):

http://www.androidpit.com.br/pt/android ... eacher-pro

Ou se preferir uma versão "moderna" (tipo calculadora) do E6-B:

http://www.appbrain.com/app/flighttools ... nathan.e6b

Voce pode dizer: Mas este negócio não parece muito preciso!
Tem uma piada de pilotos russos que "justifica":

"A menina, fazendo a lição de casa pergunta ao pai, piloto, quanto é 6 x 5.
Ele usa seu НЛ-10М e responde "Alguma coisa entre 28 e 31".
No dia seguinte a menina ao voltar da escola diz que o professor explicou
que a resposta certa é 30, ao que o pai respondeu:
"Mas para que ele precisa de um valor tão exato?".


Para que voce precisa de uma TAS de 197.37MPH se a Wimperis do Blenheim só aceita incrementos de 10 em 10? ;)

Na campanha add-on (payware) da Desastersoft para o Cliffs of Dover, a "Adolf Galland - The Expert" vem um PDF para imprimir, recortar e montar um DREIECKRECHNER DR-2, o "Flight Path Calculator" alemão usado na WWII.

Image

Como é simplificado para uso na simulação só vem a parte da frente, com a Rosa dos Ventos e reciproca, uma já com os ~10 graus de declinação magnética de 1940, e um curioso disco para calcular o ângulo de incidência do vento.

Image

Imagino que apenas se o briefing das missões informar a direção do vento é possível usar esta escala para calcular o desvio provocado (Wind drift), pois não a instrumento nos aviões que indique a direção do vento. Ou quem sabe usam uma biruta... :P

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Re: Blenheim Mk.IV - Bombardier "office" - Wimperis Mk.IXC

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

O mapa do Padovoxx - "Battle of France" tem alvos como voce gosta - faceis de acertar. :lol:

http://i48.tinypic.com/344d0jo.jpg

Obviamente atacá-los altera o resultado das batalhas/campanha, limitando suprimento, etc...

O menu da Missão (Tab > 4...) tem muitas opções, como quando entrei não tinha quase ninguem no server,
me "elegi" (por votação :P ) comandante da Batalha, assim podia determinar onde haveria ataques, estas
mensagens de "Divisão tal chegou não sei onde..."

Image

Quando voce faz um Recon, ao avistar alguma coisa envia uma mensagem, que automaticamente inclui o quadrande com a localização.
Tambem pode pedir os relatários de Recon de outros vôos.

O front lá é dinâmico - os "aliados tem avançado alguma coisa.

Não entendi como localizar os ataques aéreos e como o mapa da missão é todo o Noroeste da França (e não como o
"quadradinho de batalha 30x30 do ATAG's"), não da para simplesmente sair vadiando esperando encontrar o inimigo... :?:

Achei interessante, mas "prevejo" para ele o mesmo futuro do CloD, ou seja nenhum! :(

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Re: Blenheim Mk.IV - Bombardier "office" - Wimperis Mk.IXC

Post by 28_Condor »

S!
Condor,

O mapa do Padovoxx - "Battle of France" tem alvos como voce gosta - faceis de acertar. :lol:
Pode ser super dificil, mas a mira tem que me deixar pelo menos mirar no alvo, se tenho que usar só o olho nú só resolve um carpete de bombas bem espalhado... |(

A IMperis não é nenhuma Norden ou OPB :^)

Esse alvos usam aquele método novo que torna toda a area construída um alvo?


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Re: Blenheim Mk.IV - Bombardier "office" - Wimperis Mk.IXC

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote:S!
A IMperis não é nenhuma Norden ou OPB :^)
Isso são os anos de costume com a "Norden" facilitada do IL-2. :)

Mas a Wimperis é até mais fácil, só informar atitude e TAS (alguns dizem que pode ser a IAS...?), o problema é a modelagem 3D do cockpit.

Falando nela, sabe como usar aquele desvio lateral esquerdo/direito? Tem uso prático?
Notei que o Blenheim mesmo trimado "hands off" esta sempre carangueijando para um lado, 0,1 ~ 0,2 graus - vide o indicador de derrapagem.

No B-17 II: The Might 8th tinha um "driftermeter":

Image

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Re: Blenheim Mk.IV - Bombardier "office" - Wimperis Mk.IXC

Post by 21_Sokol1 »

Mas a Wimperis é até mais fácil, só informar atitude e TAS (alguns dizem que pode ser a IAS...?), o problema é a modelagem 3D do cockpit.
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Segundo o BlackdogKT:
some sights automatically calculated TAS when the bombardier would input IAS and altitude (that's what the Blenheim sight did)
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Re: Blenheim Mk.IV - Bombardier "office" - Wimperis Mk.IXC

Post by 28_Condor »

S!

Mas como assim "alguns"? Usa-se IAS direto no sight do Blenheim (do CloD) ou não?

O problema não são os cálculos (os da OPB1 são ainda mais complexos, mas por isso, mais precisos), mas a falta de uma luneta para enquadrar o alvo, como tem na Norden:

https://www.youtube.com/watch?v=CdeUSV_v5V8[/video]

Olha só a vista privilegiada desde o bombardier post numa B-17:

https://www.youtube.com/watch?v=yLnFQDxhmRo[/video]

Suponho que RL (sem dots no horizonte) os Blenheims tivessem que bombar bem mais baixo que um B-25 ou Pe-2.


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Re: Blenheim Mk.IV - Bombardier "office" - Wimperis Mk.IXC

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote:S!
Mas como assim "alguns"? Usa-se IAS direto no sight do Blenheim (do CloD) ou não?
O problema é que nos quase dois anos de "remendos" muita coisa mudou, o Blenheim inicialmente era
quase "invoável", hoje é um "doçe" - tenho três 109 "manoever kill" com ele. :)

E o pessoal "hardcore" ficava sempre tentando voar "pelo manual" da RL - tem que ser pelo manual do Oleg. :P
então muita coisa foi escrita por ai, com os patchs tornaram-se obsoletas, mas ninguem se corrigiu, portando
sabe-se lá o que vale hoje... O BlackdogKT sempre foi uma referência, embora focado na RL.

Bem, fiz um teste de São Tomé.

Blenheim a 180 MPH - o ponteiro raspava 180, mas o "pop-up" digital informava 170MPH, 6200 pés de altitude, ajustei a mira
com estes dados e mirei na pista, resultado:

Image
"Bombardeiro de área". :P

Se tivesse convertido para TAS teria que ajustar a Wimperis com ~195/200MPH o que acredito teria colocado as bombas antes da pista.
Mas o resultado não é muito convicente, pois se considerar a velocidade como 170 (pop-up digital) a TAS seria uns 185... Próximo do valor que usei... :?:

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Re: Blenheim Mk.IV - Bombardier "office" - Wimperis Mk.IXC

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Fiz mais uns testes, sempre usando a IAS e as bombas caiam no ponto mirado (+ -).
Até uns 10.000 pés da para usar a Wimperis, acima disso qualquer balançadinha no
avião desloca o ponto de mira quase um kilometro... :^)
A maior dificuldade é conseguir um vôo estável, pelo menos no plano horizontal.

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Re: Blenheim Mk.IV - Bombardier "office" - Wimperis Mk.IXC

Post by 28_Condor »

S!

Era por isso que eu errava ao usar o TAS :tmi: :P
avião desloca o ponto de mira quase um kilometro...
Não testei, mas não se poderia usar o deslocamento para mirar o alvo enquanto o avião é colocado num desvio estimado? Ele aderna pra esquerda ou direita?


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