
9 - Velocímetro (milhas / hora).
14 - Altimetro (pés).
15 - Bússola giratória - DG (graus).
59 - Chave para ativação dos fusíveis das bombas (sem uso no jogo, já vem ativados).
60 - Chaves para selecionar o lançamento das bombas, em salvo ou simples (vide abaixo).
61 - Botões para lançar as bombas.
62 - Bombsight Wimperis Mk.IXC,
63 - Bússola astronômica - ASTRO COMPASS MK II (sem uso no jogo)

65 - Ajuste do curso na bússola. Direita / esquerda. (uso opcional)
66 - Ajuste do "drift"(desvio) da mira. Direta / esquerda. (?)
67 - Ajuste da velocidade. Aumenta / diminui.
68 - Bússola.
69 - Nível horizontal e vertical - indicam se o avião esta realmente voando nivelado.
70 - Escala do "drift" (desvio) da mira (em graus).
71 - Escala de ajuste da velocidade, em MPH (milhas por hora x 10), usar o valor convertido em TAS.
72 - Indicação da velocidade ajustada.
73 - Escala de ajuste da altitude, em pés (x 1000).
74 - Indicação da altitude ajustada.

64- Knob do ajuste da velocidade.
66 - Ponto de mira. Ajustável Direita / esquerda.
71 -
72 - Escala de altitude da mira.
73 - Escala de ajuste da altitude, em pés (x 1000).
74 - Indicação da altitude ajustada.
75 - Escala da velocidade (x 10 milhas / hora).
76 -
O princípio da operação do bomsight Wimperis Mk.IXC do Blenheim no "IL-2 Sturmovik:Cliffs of Dover" é bastante simplificado e um pouco diferente do original, não apresentando dificuldades na operação.
Ao assumir a posição do navegador-bombardeador faça os ajustes do bombsight com os parametros pré-estabelecidos pela missão, de velocidade (TAS) e altitude (pés), o que vai definir o ponto de lançamento.
O ideal é pré-configurar teclas para ajustar estas funções ao invez de clicar com o mouse.
Volte para a posição do piloto.
Tente manter os parametros pré-estabelecidos (velocidade, rumo e altitude).
Ajuste o alinhamento do avião com o alvo usando os trim e acelerador.
Volte para a posição do navegador-bombardeador.
Se precisar ajuste novamente o alinhamento com o alvo, de preferência usando só os trim.
Faça a leitura da velocidade (IAS) e altitude (pés) indicadas no painel de instrumentos.
Ajuste novamente o bombsight com os dados atualizados (velocidade, altitude...).
- Lembrando que a velocidade informada deverá ser em TAS (IAS x ALT x 0,00002). *
Quando o alvo estiver entre os indicadores de volocidade (71) e de altitude (72) lance as bombas.
* 0,0002 é o fator da "Rule of the Tumb" para cálculo de TAS - aproximada - usada na avião real (2% da IAS a cada 1000 pés de altitude).
Porem no mundo "WHOlegariano" onde as 6:00 da manhã o sol esta as "8:00" no céu - se usada a tabela IAS/TAS dá pagina 111 do "manual" do CloD este fator para 3.000 pés é 1,5% - para 12.000 pés 1.34% - para 24.000 pés 2.4%...

A tabela é meio maluca, já indica as altitudes de 3.000 e 6.000 pés e depois com acréscimos de 2.000 até 30.000 pés...
E a velocidade de 150 e 200 e apartir dai com acréscimo de 25 MPH... (os ajustes na Wimperis são de 10 em 10


Sokol1