RCS

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano

RCS

Post by 21_Sokol1 »

Fazendo nada no eBay encontrei um pedal de leme RCS (Rudder Control System) da Thrustmaster, modelo muito desejado na segunda metade dos 90's do século passado. O vendedor enviava para o "resto do mundo".

Image

Havia dois ou tres interessados, nos últimos instantes dei um lance automático de até 20 U$, fechou em 18.50 U$.

O frete doeu! 59.99 U$ - mas chegou sem maiores supresas depois de 21 dias (com greve nos Correios) numa caixa de máquina de café expresso Keuring Platinum (170 U$), sem nenhum embrulho.. :P

No final das conta custou uns R$ 150,00 - muito, muito razoável.

Sokol1
MaGOid

Re: RCS

Post by MaGOid »

Eu tenho um desse. O Meu veio com as travessas de plastico quebradas. São essas peças pretas sobre as quais os pedais deslizam. Vou ter que substitui-las.
MaGOid

Post by MaGOid »

E também a mola centralizadora é incrivelmente dura. vou ter que substitui-las por uma mais mole, pois o conjunto é leve e fica derrapando no chão quando se movimenta os pedais.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Até mesmo o PRO Pedal da CH que tem (2) molas helicoidais mais leves derrapa se não estiver preso com velcro ou qualqer outro sistema.

Estou pensando em modificar este RCS baseado nestas idéias:

http://www.geocities.ws/jeolman1/flightsim.html
http://www.hanskrohn.com/Overview/RCS/RCS.htm

Só o sensor HALL é que será DIY (Bic model).

Substitua esta barra plástica quebrada por uma de alumínio (igual as outras) e coloque por cima fita de Teflon. Veja n esquema do MoD HALL do CubPilot:

http://www.cubpilotshangar.net/page93.html

Sokol1
MaGOid

Post by MaGOid »

Obrigado pela dica da fita de teflon, eu não sabia que se vendia esse tipo de fita.

Sobre os links, era algo que eu já tinha em mente em fazer, mas penso em deixar o pedal com seu próprio controlador, para ficar independente de algum hotas. Já tenho até a placa (de um manche Clone) para aproveitar. A precisão dessa placa me parece satisfatória, e penso em brincar com o imãs grandes que tirei de um HD para fazer o elemento centralizador.

Em tempo: eu notei que sua unidade, assim como a dos links, é dourada. A minha é completamente preta.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Então, essas versões douradas são do fim da produção, quando a Thrustmaster americana já estava ruim das pernas, economizaram até na pintura... :P

Vou ver se pinto de preto - me falaram de pintura a fogo.

O controlador USB a ser instalado nele é um Mjoy8 de 3 eixos (firmware do Mercury), assim da para colocar "toe brakes", embora prefira o sistema de freio do Spit/IL-2.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

"He's alive!" :)

Image

Troquei o pot original de 100k por um de 10k (destes de 2,99) - como é apenas aparafusado foi PnP - e coloquei na ponta do cabo (original) uma tomada feita com conector PCI, assim na eventualidade de troca do potenciometro não precisa solda.
O Plano A é colocar um sensor HALL (embora tenha ficado bom com o pot'), mas a parte "mecânica" do mesmo ainda é WiP. :P

Image

Numa caixa plástica (de um carregador queimado) coloquei um Mjoy8 de 3 eixos (firmware do russo Servio) usado por hora apenas o do leme, o cabo - encurtado - é soldado na placa do Mjoy8:

Image
BTW - o elástico foi apenas testes.

A caixa (precisa pintar) foi instalada num suporte em L, acima da barra móvel:

Image

Como notado pelo MaGoiD a mola dura causa deslizamento o piso, pois os pés de borracha são lisos e com pequena aréa (1,5x1,5cm), vou trocar por pedaços de tapete de borracha frisada de 5x5cm.

Pretendo trocar a mola - não tem lógica a dureza que colocavam nestes Thrustmaster dos 90's - talvez baseado no sistema de centralização do Bauer.

Image

Sokol1
MaGOid

Post by MaGOid »

Esse sistema de centralização é uma humilhação... Fiquei deprimido agora.
Post Reply