Imposto dos carros importados

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Imposto dos carros importados

Post by 32_Mariocar »

Legal, acharam uma maneira de aumentar o preço das carroças nacionais. Aposto que em seis meses o preço dos nacionais vai encostar no dos importados.

:)
SP!
Mariocar
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Imposto dos carros importados

Post by 44_Santo »

Queria me mudar para o Canadá. :worried:



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Redsoldier

Re: Imposto dos carros importados

Post by Redsoldier »

Excelente forma de f* ainda mais com nossa capenga economia....
User avatar
Göcking
Posts: 259
Joined: 18 Jun 2010 21:04
Location: Santa Luzia - MG

Re: Imposto dos carros importados

Post by Göcking »

A festa não pode acabar :devil: !!!!!

viewtopic.php?f=37&t=20624
Montadoras teriam margem de lucro de quase 30% no Brasil

Honda City

Sem dúvida, um dos mais esclarecedores artigos sobre o preço absurdo dos carros. Assim vejo a matéria que o colega jornalista Joel Leite publicou ontem em seu blog no UOL. O texto tenta jogar luz sobre um assunto obscuro e que é protegido a sete chaves pelas montadoras instaladas no Brasil, a margem de lucro dos veículos produzidos aqui.

Joel desmente que a causa do preço alto dos carros vendidos e, principalmente, produzidos aqui seja a carga tributária, ou, numa visão mais abrangente, o tal “Custo Brasil”. Pelo seu levantamento, trata-se do “Lucro Brasil”.

Para tentar desmistificar esse discurso das fabricantes, o jornalista cita um estudo do IBPT, Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, que aponta que o carro nacional paga em torno de 30% de impostos como um todo, um valor alto, sem dúvida, mas que não justifica o preço tão diferente que se encontra lá fora.

A matéria mostra como o exemplo o Honda City, o sedã compacto que a montadora japonesa vende aqui como médio. No México, para onde é exportado, o City custa apenas R$ 25.800. Isso mesmo, menos da metade do valor no Brasil, que é de R$ 56.210. Joel faz um cálculo simples, mas extremamente revelador: a Honda fica com R$ 20.300 desses R$ 25.800 do preço do City no México, isso porque R$ 3.500 é o frete e R$ 2.000 é a margem da concessionária.

Ou seja, R$ 20.300 seria o custo real do City produzido no Brasil. Mesmo aplicando os cerca de 30% de impostos, o sedã não poderia custar mais que R$ 41.000, mas sai para o consumidor brasileiro por R$ 15.500 a mais, isso considerando a margem da concessionária. Nada menos que 27,6% de margem de lucro!

O artigo de Joel só não explica uma coisa que faria muita diferença na transparência dessa suposta margem gritante de lucro: montadoras com capital aberto. Nenhuma das marcas que atuam aqui têm capital negociado na bolsa, como elas mesmas fazem em outros países. Isso faria com que os resultados fossem divulgados com regularidade e aí certamente saberíamos como o consumidor brasileiro ajuda a sustentar as matrizes dessas empresas.

Que esse artigo seja o começo de um movimento por preços mais justos no Brasil.

Atualizado às 00h11 do dia 29/06 – Joel Leite publicou a segunda parte da matéria – que terá uma terceira parte nesta quarta. Eis o link:

Por que o carro é mais barato na Argentina e no Chile?


Image
É como criar um segundo imposto de importação. Assim entendemos a medida anunciada pelo governo federal para facilitar a vida das montadoras instaladas no Brasil, reunidas sob a guarda da Anfavea. Os ministros Guido Mantega e Fernando Pimentel decidiram aumentar em até 30 pontos percentuais o IPI cobrado de carros que não obedecam a um índice mínimo de nacionalização.

A medida vale a partir desta sexta-feira, mas o Ministério do Desenvolvimento ainda analisa quais montadoras serão prejudicadas. Aposto que nenhuma dos membros da Anfavea. O objetivo do governo é “estimular a produção nacional”, mas pode chamar de covardia mesmo, dos burocratas e do lobby das marcas que não querem largar o osso, ou filé mignon, do mercado nacional.

Claro que os carros feitos no México e na Argentina estão fora desse escopo, justamente de onde as montadoras instaladas aqui mais trazem veículos. Para o governo, produzir nesses dois países é a mesma coisa que produção “nacional”. O argentino e o mexicano são “brasileiros” nesse aspecto.

Como qualquer leigo sabe, se o governo quisesse ajudar a produção nacional e a modernização de nossos veículos era só reduzir a carga tributária de quem tem fábrica aqui, estimular o investimento em tecnologia e capacitação dos funcionários. Pronto, teríamos mais emprego, mais vendas, melhores carros e condições de exportar parte da produção.

Alguém se lembrou do consumidor? Imaginem. Este tem pouca importância desde que compre seu caro automóvel nacional com conteúdo mínimo, dê uma entradinha e financie o resto por mais de cinco anos. E aí a “escravidão” dele serve para encher o bolso do governo, das montadoras, das financeiras e por aí vai.

Se fossemos sérios, deixaríamos de comprar carros dessas marcas.
Fonte:http://www.blogauto.com.br/governo-obed ... mportados/

Enquanto eles riem o povo o Brasileiro que se :@ !!!!
"Que homem é o homem que não faz o mundo em que vive melhor."
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Imposto dos carros importados

Post by 28_Condor »

S!

Montadora nacional era Gurgel :D

Essas são internacionais mesmo, que aproveitam para lucrar aqui o que não podem lá fora :P




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6803
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Re: Imposto dos carros importados

Post by 07_Phantom »

Que sorte! :( Estava quase pegando o novo Kia Picanto . . . mas 30% mais caro não vai rolar . . .

Que País hein?!
SP!
Phantom
Redsoldier

Re: Imposto dos carros importados

Post by Redsoldier »

Pior, logo logo ABS e Airbag vão ser obrigatórios, mas as taxas sobre os mesmos continuam as mesmas... Daqui pra 2014 não vai ter 1 carro abaixo da casa dos 40.000...
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Imposto dos carros importados

Post by 32_Mariocar »

Renato, era esse mesmo que eu queria. O carro é muito bonito, completo e econômico. Hoje liguei para várias concessionárias e não tem mais para venda.

:(
SP!
Mariocar
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6803
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Re: Imposto dos carros importados

Post by 07_Phantom »

Pouco antes de sair a versão nova estive em uma loja e o vendedor avisou, só tenho um do antigo o novo já tem fila de espera. Segundo ele isso acontecia pelo consumo, que na versão apenas gasolina era mais que ótima que deveria continuar muito boa na nova versão flex e pelo pacote de acessórios básicos frente ao preço.

Agora some nessa fila as lojas segurando para vender mais caro assim que o preço aumentar . . .

QUE M!
SP!
Phantom
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6803
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Re: Imposto dos carros importados

Post by 07_Phantom »

Liguei para uma revenda da baixada, o vendedor disse que chegaram 25 a duas semanas e venderam todos e, é claro, não pode dar preço dos que devem chegar até o final do mês.

Disse também que não deve entrar a nova aliquota ainda ... será? Fiquei ligado Mario, vai aparecer e sumir em dois minutos!
SP!
Phantom
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Imposto dos carros importados

Post by 28_Condor »

S!

Absurdo: Carro no Brasil seria mais caro mesmo sem imposto
O Chevrolet Malibu, por exemplo, custa a partir de R$ 89.900 no Brasil. Tirando IPI, ICMS e PIS/Cofins, o valor poderia cair para R$ 57.176. Mesmo assim, estaria mais caro do que nos Estados Unidos, onde carro sai por R$ 42.300 com impostos para o consumidor de Nova York.
http://economia.estadao.com.br/noticias ... 5197,0.htm

:| :| :|


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Redsoldier

Re: Imposto dos carros importados

Post by Redsoldier »

Simples lei da especulação.
Eu meto o preço, se alguém compra então é viável.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Imposto dos carros importados

Post by 44_Santo »

O que reina aqui é um enorme cartel combinado entre montadoras e governo federal. :envy:



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
22_Ponte
Engrenado
Engrenado
Posts: 2847
Joined: 06 Apr 2004 21:00
Location: New Zealand
Contact:

Re: Imposto dos carros importados

Post by 22_Ponte »

S!

O problema é que tem o povo que compra.

É só não comprar carro zero. Tem um monte de semi-novo por ai.

SP!
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
Post Reply