Lobi,
Diria que a um certo preconceito nesta sua "receita":
Preconceito com quem não tem um micro igual ao seu, de que a culpa do CloD não rodar "bem" é do usuário e não da 1C.
"É só comprar um processador de 3+ GHZ, 8 GB DDR-3, VGA 2 GB TopTop..." Fácil...
Sabemos que a maioria dos brasileiros ditos simuleiros não tem micros Top "padrão gringo", e nem todos tem recursos financeiros disponíveis para isto. Alem do que mais da metade dos ditos simuleiros pelos vários foruns "br" por ai é só "fogo na palha", de fase. Se precisar investir para rodar um Battlefield até pode ser, mas se for para um simulador...
Meu micro é, pelos padrões atuais, "low end", Intel C2D@2,67 4 GB DDR-
2, VGA Gf 250 1 GB.
Pois rodo o CLoD satisfatóriamente bem ao custo de colocar algumas coisas no médio e desabilitar shadows. É bonito com? Sim. Faz falta? Não!
E com o último "remendo" posso rodar o CLOD até no XP - tenho dois OS e por motivos vários acabo usando mais esta versão - diminuindo pouca coisa em relação ao Win7/64. Evetualmente quero testar alguma coisa no CloD e rodo no XP mesmo, já fiquei ~duas horas sem nenhum problema. Se estivesse um slow motion não ficaria 5 minutos.
A não ser que voe para "apreciar a paisagem" - coisa que já encheu o s@ko até porque a mesma não é nenhuma Brastemp - nem noto a maior "feirua" do DX9.
Ou seja, configurando roda até no XP.
Ah, mas se eu fizer os upgrates (mandatórios) vou poder "rodar no talo"...
A questão é: Para que?
Para ver gráficos mais bonitos? O WoP quando saiu tinha os gráficos mais bonitos do genero na epóca, e mesmo com isso tornou-se desinteressante rapidinho.
Alem de ter que desabilitar "o mato" para ter som

, o MP do CloD vale a pena investir? Com servidores com menos gente que no obsoleto 1946? E uma boa parte 4fun, arcadizado.
No CloD jogar offline contra a IA é até pior que no IL-2 1946 - neste se voce ataca uma IA em RTB pelo menos ela manobra para evitar, no CloD nem isso, ela continua em linha reta como se não estivesse levando tiros... No 1946 ter uma IA no seis é problema, no CloD voce tem que ser muito azarado para ela te acertar.
O elogiado (por fanáticos) CEM do CLOD esta incompleto - não vai conquistar corações e mentes de clicadores de painel do Flight Simulator - tem alguns switchs e alavancas que são para ingles ver, tanto faz usar ou não que o avião funciona do mesmo jeito.
O CloD é inovador sim, principalmente o DM, mas no frigir dos ovos, é tão esteril quanto o IL-2 (se não mais).
Mesmo que eu coloque os graficos no máximo vai continuar sendo, com os mesmos bugs, e evidenciando promessas não cumpridas do Oleg. (acompanhei a novela desde antes do anúncio no UBIZoo).
Então voltemos ao X da questão: devemos gastar com hardware a troco de que?
Para ficar medindo fPS? Rodar o jogo bonito, gravar track e postar no YT que conseguimos rodar "talo"?
Eu reclamando do desempenho?
De maneira nenhuma, este melhorou desde a versão "Alpha" do lançamento, pois até meu micro low end consegue rodar satisfatóriamente.
Só não acho que o CloD do jeito que ainda esta e
deve continuar até pelo menos o final deste ano valha um investimento substancial em hardware. A não ser que a pessoa tenha muito interesse no sim e tenha um Pentium 4.
Como já falei em outros tópicos, (IMO) o problema do desempenho do CLoD foi satisfatoriamente remendado, mas ainda tem muita coisa por remendar. Espero, sinceramente, que não venha se tornar um "abandonware".
Sokol1