FMB = Full Mission Builder
O editor de missões do IL-2, acesse pelo menu principal.
Eu pensei que você sabia do FMB, mas queria alterar alguns parâmetros manualmente.
Normalmente usamos o FMB para criar as missões.
Eu, particularmente, costumo criar apenas uma base aliada e uma do eixo e depois copio o set de aviões para as outras bases com o notepad.
Depois volto para o FMB.
Alterar a missão enquanto ela está sendo executada não é possível, o que o pessoal faz é utilizar o DCG (
http://www.lowengrin.com/) para criar campanhas dinâmicas que vão se desenrolando como resultado da última missão.
Esse programa, o DCG, analisa o log da última missão e cria uma nova missão como se fosse uma continuação da anterior até que alguém vença naquele mapa.
Então ele chama o próximo mapa de acordo com o resultado de quem venceu e inicia o processo novamente até que a campanha chegue ao fim.
As missões do IL-2 são bastante limitadas, elas não têm nenhum tipo de gatinho de eventos.
Isso quer dizer que as coisas ocorrem numa linha contínua, ou seja, tudo ocorre simplesmente em função do tempo e nada mais.
Mas é possível adaptar algumas coisas, como exemplo, se você sabe o horário que os aviões chegam para atacar os navios, você pode simular manobras evasivas manualmente.
Isso faz parecer que eles estão reagindo ao ataque, mas na verdade eles estão simplesmente seguindo sua roda previamente definida.
Espero que ajude.
santo.