
Finalmente o DirectX 11 chegou ao mercado das placas de vídeo "baratinhas", graças à nova edição da série AMD Radeon HD 5000: a Radeon HD 5450, que será vendida no exterior entre 49 e 59 dólares. Esta placa é baseada em uma nova GPU, a Cedar, que possui 295 milhões de transístores, e 80 unidades stream, duas unidades de textura (4 texels por clock), e um ROP simples que pode processar quatro pixels por clock.
A placa Radeon HD 5450 terá frequência de 650 MHz, até 1 GB de memória DDR2 ou DDR3 a uma taxa de 1.8 Gbps, e interface de memória de 64 bits. A placa de 49 dólares possuirá 512 MB de RAM. O preço baixo vem do fato que a Cedar possui metade dos transístores que uma GPU Redwood da Radeon 5670: é menor, mais barata para se produzir, e esfria mais rápido passivamente. A AMD afirma que o consumo, em atividade, é de 19.1 Watts, e inativo, de somente 6.4 Watts. A placa não tem ventoinha, e como era de se esperar, é extremamente silenciosa.
O novo modelo possui ainda três saídas de vídeo, podendo obviamente ligar a três monitores. A AMD afirma que os fabricantes não terão problemas ao trocar a porta VGA do projeto de referência por outra porta digital, então conforme a marca da fabricante das placas seja diferente, pode ser que as saídas também sejam, variando entre, por exemplo, duas portas DVI e uma DisplayPort, ou uma DVI, uma DisplayPort e outra HDMI. Até agora a MSI, XFX, ASUS, HIS, PowerColor e Sapphire anunciaram placas baseadas neste modelo.
Fontes:
http://techreport.com/discussions.x/18417
http://www.techspot.com/review/244-ati-radeon-hd-5450/