Já fiz duas destas "gambiarras", podem não ter ficado bonito, mas ficaram bem funcionais, melhor que acelerar com o dedão.
Esse era um joy de 2 eixos, 2 botões:

Nele o segundo eixo foi colocado de forma que o dedão gire o knob.
Bom, é o seguinte, voce tem que abrir o joy e tirar a mola da cruzeta, algumas tem uma mola, outras tem uma para o eixo X, outra para o Y.
Por isso tem que ver o tipo da cruzeta/molas, pois é preciso bloquear o movimento no eixo X (esquerdo/direito), que nos modelos com duas molas geralmente da para fazer internamente, colocando dois calços dos lados da peça que move, assim a alavanca so movimentara no eixo Y.
Quando a cruzeta tem só uma mola tem que fazer uma guia mudando a forma do buraco de onde sai o eixo de forma a permitir o movimento so no eixo Y.
Ja para deixar o grip de lado, será preciso fazer uma "cirurgia plástica" neste botao que fica no dedão.
Isso signifca remover o botao - cortar fora esta parte - se tiver uma Dremel com disco de corte fica fácil.
Depois tampar o buraco com Durepoxi, lixar e pintar.
Vai ficar sobrando um eixo (o X) e um botao (dedão).
No caso do eixo é mais facil comprar um potenciometro de 10k com knob (o original remova do lugar e deixe de reserva) e colocar ele onde achar mais pratico, por exemplo no lado esquerdo do grip, onde entrava o eixo.
O botão (que era do dedão) pode ser colocado no lado oposto do grip, tipo acionado pelo dedo minino...
Arrume tambem um pedaço de cano de PCV para fazer um pequeno prolongamento do eixo original, neste cano sera encaixado o grip na posicão deitada (T).
Se os diametros do eixo original e o cano não coincidam, é so enrrolar fita crepe, fazendo uma bucha.
Caso ache que o joy é leve ou "sai andando"em cima da mesa compre aqueles pesos para balanceamento de rodas e cole dentro da caixa.
Sokol1