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Ok, a "AAA" doméstica vetou a verba para comprar "aquele" X-52...РУД = RUD = "Rukoyatki Upravleniya Dvigatelyami " ~ controle manual do motor, AKA throttle, acelerador.![]()

Tudo bem, o seu belo joy ChingLing tem uma rodinha ou alavaca deslizante na base que serve para acelerar.... mas você continua sonhando com um H.O.T.A.S. para acelerar com a mão esquerda ao invéz de no "dedão".
O jeito mais fácil, rápido e barato de "acelerar com a mão esquerda" - os canhotos que me desculpem, mas não são muito considerados pelos fabricantes de periféricos para simulação - é comprar um joystick USB básico e com umas poucas modificações "mecânicas" transforma-lo num acelerador.
99% dos joys do mercado tem o inconveniente de terem um apoio para o dedão no lado esquerdo do grip, o que os tornam incomodos para serem usados pela mão esquerda, mesmo como acelerador. Mas existe uma opção ambi-destra:
O Joy Leadership Pilot PRO, "politicamente correto":

Um joystick Genius transformado em um throttle:

Eventualmente falaremos de como fazer uma conversão deste tipo, mas por hora vamos voltar as idéias para você construir seu próprio RUD.
Já foi comentado que a eletrônica da "coisa" é fácil de resolver: o circuito USB de "doado" por algum joy ChingLing, um MJOY8/16 D.I.Y, uma Controladora Joy,01 um BU0836, etc.
Botões push e chaves toggle são baratos e fáceis de achar, bem como pot's, fios e cabos (joys gameporte usam cabos com ~10 fios internos, ótimos "doadores").
O que complica (dependendo do "skill" do entusiasta pelo D.I.Y.) é a parte que chamaremos mecânica da "coisa": como fazer que a alavanca do manete (acelerador) movimente de forma precisa do potenciômetro e pare na posição desejada?
Com certeza a várias soluções. Pois bem, vamos dar uma olhada em como os fabricantes de produtos C.O.T.S. fizeram:
Um TQS (throttle do conjunto HOTAS Cougar - semi-replica dos controles do caça F-16 real) aberto:

Note que a manopla (parte onde você apoia a mão) esta presa numa "alavanca" lateral, cuja parte de baixo por sua vez esta presa num eixo - o "tubo" na foto acima.
Este "tubo" é preso entre duas meia-lua - metade na parte de cima da caixa, metade na parte de baixo - que mantem o "tubo" alinhado com o pot'. Para que a manopla pare na posição que voce quiser, ex. ~70 de aceleração, existe uma alavanca regulável com uma sapata de borracha que pressiona o eixo, servindo de freio. Tipo um freio de "carrossa" - se é que alguma vêz já viu uma...
Aqui um X-45 'inside", veja que o sistema do eixo é o mesmo:

Resumindo, tudo muito simples. O problema é construir isso com suas ferramentas de hobysta... Você pode fazer belos projetos no AutoCad, Solidworks, SketchUp:

Mas quando passar da teoria para a prática é 90% de chance de desanimar.
Para incentivar os 10% restantes, minha aproximação para o problema:
1 - Usar as ferramentas disponíveis: furadeira manual 3/4", mini retifíca Dremmel, serrote (para madeira), serra para metal - conhecida nestas "longitudes" por cegueta, lixas para madeira e metal. Se suas ferramentas se resumem a um jogo de chaves de fenda de 1,99 e a faca de cortar pão "emprestada" da cozinha, bem, é melhor se juntar aos outros 90%...
2 - Os materiais empregado serem baratos e acessíveis, e possíveis de serem trabalhados com as ferramentas acima - logo metal, a excessão talvez de alumínio de 2/3 milimetros, esta descartado. Usei tubos de PVC e retalhos de madeira, compensado e MDF - ganhados do "leftover" de marcenarias.
Mãos a obra:
Um pedaço de ~12 cm tubo de PCV de ~12 mm OD é usado como eixo.
Um retângulo de madeira dura (ou compensado) de 12 cm x 4 cm x 5mm (AxLxE) é usado para a alavanca lateral.
Um pedaço de ~10 cm tubo de PVC de 40 mm OD é usado para a manopla.
O retângulo de madeira precisa ser furado próximo a uma das extremidades para receber o tubo de 12 mm OD do eixo.
-Problema: a furadeira 3/4 não aceita brocas de 12 mm de diametro...
-Solução: fazer vários furos com uma broca de 3 mm - um lado lado do outro - remover o "miolo" central e acertar o diâmetro com um rebolo de lixa da Dremmel - pois é, a turma dos "90%" devem estar rindo...

A seguir o tubo de 12 mm é encaixado no furo, alinhado a 90 graus com ajuda de um esquadro e colado com CA (AKA Super Bonder)
Para prender o tubo da manopla na alavanca de madeira, foi usada um pedaço de madeira dura de 4cm x 2 x 5mm com as ponta lixadas de forma encaixar justo dentro do tubo de 40 mm, onde foi colado com CA e recebeu um parafuso de cada lado para reforço.
Assim a alavanca lateral pode ser aparafusada na lateral do tubo da manopla e o conjunto pode ser desmontando para modificação/manutenção. Após descer os fios da manopla para a parte de baixo entrando pelo tubo do eixo, a lateral receberá uma tampa, ocultando estes fios.
Resultado:



Note que a manopla esta inclidada ~15 graus para cima e para frente, mais ou menos a inclinação usada na manopla do TQS - cujo design e estudos de ergonometria devem ter custado alguns milhares de dólares ao contruibuinte americano. Estas inclinações fazem com que a mão se apoie de maneira natural sobre a manopla.
Este conjunto manopla/alavanca/eixo entra por um furo na lateral de uma caixa de MDF, alinhado com seu tampo, e para servir de guia para o eixo foi usado um pedaço ~5 cm de tubo de PVC 12mm OD com uma fatia cortada longitudinalmente, de forma que visto de lado tem a forma de um C.
Este C faz pressão contra o tubo do eixo - imagine um O dentro do C - de forma a dar a frição necessária para que a manopla pare na posição desejada, ex. ~70% de aceleração. O Tubo em C foi colado entre dois tarugos de madeira na parte de cima da caixa, novamente observando um alinhamento de 90 graus.
Visão interna da "coisa":


Thats all! O resto é acabamento e pintura o gosto do freguês e instalação da parte eletronica, pot, chaves e botões, também a gosto.
Obviamente o nosso RUD não terá um milésimo da beleza plástica do TQS, mas também não ficara devendo muito para o RUD dos caças russos (reais) :

Este blá-blá-blá foi para mostrar que embora trabalhoso não é "difícil" de fazer seu RUD.
Depois continuo...

Sokol1Edit- Neste tópico um exemplo prático de contrução DIY de um Throttle, pelo Matos:
viewtopic.php?f=49&t=15052
E neste um HOTAS DIY, pelo Tche_Loko:
viewtopic.php?f=49&t=15122
Aqui upgrate do anterior, com novo throttle duplo, F-15 lookalike.
viewtopic.php?f=49&t=18154