FX2

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
User avatar
bigan
Posts: 96
Joined: 20 Apr 2005 21:00
Location: Brasília

FX2

Post by bigan »

Na reta final: F/A 18, Gripen e Rafale
o Jornal da Record vai mostrar uma reportagem especial nesta semana sobre o tema...
Assis

Post by Assis »

Sabe qual dia vai ser exibido?
Valeu
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Post by 32_Mariocar »

Boeing aposta alto ao firmar parceria com a Embraer

Marcelo Ambrósio, Jornal do Brasil


BRASÍLIA - O cronograma do projeto FX-2, de compra de 36 caças supersônicos para a Força Aérea Brasileira, uma concorrência que pode alcançar valor total de US$ 2 bilhões, está entrando na reta final. Os três concorrentes fecharam contratos com empresas brasileiras que serão as beneficiadas com a transferência de tecnologia prevista, a parte do contrato considerada decisiva para a escolha do jato que substituirá os veteranos Mirages da 1ª Ala de Defesa Aérea, baseados em Anápolis.

Semana passada dois executivos da Integrated Defense Systems, o braço militar da Boeing, estiveram em Brasília para os acertos finais com parceiros nacionais. Otimistas, os fabricantes do F18EF SuperHornet estão confiantes que o pacote que prepararam será o escolhido para equipar a FAB. O nível da aposta é dado pela presença do próprio vice-presidente executivo da gigante aeroespacial, além de CEO da IDS, Jim Albaugh, na capital, e do principal gerente do projeto, Michael Coggins.

A chave da estratégia é uma parceria abrangente com a Embraer, uma das maiores fabricantes de jatos do mundo. Dos três candidatos – os outros são o Raffale francês e o Gripen NG sueco – o programa da Boeing é o que mais concentra a transferência em um só sócio local. Ao mesmo tempo também é um dos que conta com o maior envolvimento governamental: as missões comerciais que vieram a Brasília desde o ano passado sempre contaram com a participação de representantes tanto da área militar quanto da área civil de Washington.

– Fechamos 27 parcerias com companhias grandes como a Embraer, ou menores como Santos Lab e Mektron – afirma Albaugh, em um encontro reservado com o Jornal do Brasil no hotel onde se hospedava na capital federal. A visita, de acordo com o próprio vice-presidente, serviu para contatos com autoridades envolvidas no processo do Fx-2, além da finalização da lista de parceiros.

– Somos a maior companhia de produção de jatos do mundo e podemos fazer com que essas empresas participem de projetos de desenvolvimento do SuperHornet, em programas de reconhecimento e inteligência e nos sistemas de satélites. Cada real pago pelo Brasil será investido aqui – completou o vice-presidente, referindo-se à possibilidade de serem criados 5 mil empregos no país.

Outra aposta é o atrativo representado pela possibilidade de empresas brasileiras ganharem acesso ao cadastro de fornecedores do departamento de Defesa, algo que Albaugh aponta como uma importante abertura.

– Trata-se de uma perspectiva de negócios de R$ 1,5 trilhão para essas companhias. Isso permitirá que os brasileiros participem de uma cadeia ampla de suprimentos – avaliou. – Posso garantir que toda a tecnologia que foi pedida está sendo oferecida na nossa proposta, que é um plano de longo prazo, para 30 anos, nos quais os brasileiros estarão sempre integrados.

Em um encontro separado, Coggins deu detalhes sobre a abrangência do negócio com os fabricantes brasileiros e do que representaria esse passaporte para o cadastro, o acesso a um volume de compras em torno de US$ 60 bilhões por ano – o orçamento para aquisições no departamento.

- Dos 27 contratos que incluimos na nossa proposta, dez são com a Embraer. - revela Coggins ao JB.

Em termos de propaganda, a visita de Albaugh e Coggins ocorreu em um momento oportuno para a companhia. Coincidiu com a apresentação, dois anos e meio antes do prazo previsto, do primeiro SuperHornet produzido para a Força Aérea da Austrália, em um modelo de desenvolvimento similar ao que está sendo montado aqui.

Perguntado sobre as sensibilidades políticas que envolvem a proposta americana – o governo precisa autorizar a liberação das licenças, principalmente dos softwares – tanto Albaugh quanto Coggins se disseram tranquilos. Para o gerente do projeto, já houve avanços significativos ao longo do período de negociação entre o fabricante e as autoridades de defesa dos EUA. Em janeiro, das duas mil licenças necessárias para o F18EF, o Brasil não havia obtido aval para apenas sete. Coggins não revela se os vetos foram reduzidos, mas adianta um desdobramento importante em um ambiente no qual a plataforma vale menos que o conjunto de softwares que carrega.

– O sistema de gerenciamento de armas, por exemplo, obteve autorização integral de transferência para o programa do caça brasileiro – adiantou Coggins. Isso permitirá, segundo ele, que haja uma compatibilidade entre os gerenciadores e o armamento, que inclui a opção brasileira por um míssil ar-ar de fabricação nacional.



22:01 - 21/07/2009


--------------------------------------------------------------------------------
SP!
Mariocar
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Post by 40_Griffon »

Eu acho que seria ótimo o pacote oferecido pela Boeing, já que nele estariam inclusos o AIM-120C e se não me engano o AIM-9X pela reportagem que eu li na revista Força Aérea que fala do Grippen.
Apesar da experiência em combate no Afeganistão, o Rafale estava precisando dos Mirages para "iluminar" os alvos para as bombas "inteligentes", não me lembro ao certo se ele já esta operando o POD Damocles da Thales, se não me engano ele ainda está em fase de testes, me corrijam, por favor, se eu estiver errado.
O Hornet tem a experiência do combate no sangue, tem um AESA maravilhoso pelo o que vivem dizendo a respeito nas revistas, não pagando sapo para os americanos mas eu acho que o SH seria o cheque mate para os nossos problemas para uma aeronave multi-role.
E outra, pelo o que eu andei lendo também, usaremos muitas coisas que temos por parte dos israelenses, coisa que os aviões americanos ja usam também com o POD Litening da RAFAEL e na qual a transição para os Hornets seria feita sem nenhuma dor de cabeça.

Abraços

Luis


EDIT**
Só para ajudar a lembrar. :D
http://www.rederecord.com.br/programas/ ... sp?id=3379
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

O Hornet tem a experiência do combate no sangue,
Que basicamente pode ser traduziada por: bombardear com bombas JDAM "insurgentes" em pickups Hilux armados de Ak-47, né? ;)

Agora a pouco passou na Record um jornalista "pilotando" o Gripen.

Sokol1
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Post by 40_Griffon »

Nada disso Tio Sokol1, digo desde a versão A, mesmo que um da variante C tenha sido derrubado por um MIG-25 na Guerra do Golfo o Hornet C ainda tem vitórias em cima de outras aeronaves tais como o Mig-21 (Ok, sem comparação, mas vale mesmo assim).
Não é só JDAM aqui e Paveway ali não. :P O Hornet tem bagagem nas costas sim.


Abraço

Luis
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

...o Hornet C ainda tem vitórias em cima de outras aeronaves tais como o Mig-21 (Ok, sem comparação, mas vale mesmo assim).
Bem, os últimos combates aeros modernos que tiveram alguma paridade, foram os Arabes X Israelenses no Yom Kippur, de certa forma nas Malvinas e a armadilha aos sírios no Vale de Bekaa no inicio dos 80 - em que estes perderam feio.

Os parcos combates contra a "força" aérea do Iraque foi um simples tiro ao pato, dado ao degrau tecnologico/numerico. Até a jaka do Tornado, se tivesse sido empregado lá em função ar-ar teria dado conta do recado.

Sokol1
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Post by 17_Vulture »

Tá de saca, Sokol?

Os Hornets operaram pesadamente nos Balcãs, um verdadeiro inferno anti-aéreo.
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Falei de combate aéro.

Os AMX (italianos) tambem atuaram nas Balcans - e tiveram uma boa taxa de "entrega".


:ok

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 22 Jul 2009 23:47, edited 1 time in total.
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Post by 17_Vulture »

Ah tá, aí sim.

Eu realmente não sei a diferença entre o perfil das missões entre o Hornet e o Ghibli. Se o primeiro atuou em áreas mais ou menos hostis que o segundo. Mas realmente, o sucesso do Ghibli nos Balcãs foi significativo. A ponto de render-lhe o apelido de "Tornado de bolso".
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Post by 17_Vulture »

Update:

Pesquisa rápida na net: as ações de SEAD italianas ficaram a cargo dos Tornados, então os Ghibli só atuaram mesmo em CAS, contra "tropas, postos de comando, blindados e artilharia", então a ameaça antia-érea devia ser signiicativamente menor.
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
wolfxx
Manicaca
Manicaca
Posts: 522
Joined: 04 Jun 2005 21:00
Contact:

Post by wolfxx »

Penso que qualquer um dos 3 que vier o Brasil estará bem servido, são máquinas excelentes e todos oferecem transferência de tecnologia e domínio do software que controla as máquinas, por parte da nação compradora.
Redsoldier

Post by Redsoldier »

wolfxx wrote:Penso que qualquer um dos 3 que vier o Brasil estará bem servido, são máquinas excelentes e todos oferecem transferência de tecnologia e domínio do software que controla as máquinas, por parte da nação compradora.
Acho improvavel que tal acordo se concretize, talvez qualificarem alguma empresa nossa para produção e fornecimento de peças de reposição, mas isso aí... Não boto tanta fé!

Apesar de ter certa desconfiança de que o Rafale será escolhido e de ficar com pena dos franceses caso ele não seja, acredito que o F-18E/F será a melhor opção mesmo, no se diz ao ventor individualmente.
Mais barato, malhor desempenho, AESA "garantido", excelente variedade de armas, boa manobrabilidade, eu botaria fé nele sim.
Mas o PACK com o Rafale seria melhor...
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Post by 17_Vulture »

O "pack" do Rafale é, disparado, o pior.
A França cansa de vender algo sensacional e entregar um lixo. Os Mirages 2000 são só o último exemplo disso.
Isso sem contar que a produção deve estar voltada pra substituição dos Rafale F1 e F2 franceses, o Brasil vai ocupar a pontinha ociosa da capacidade, conviver com atrasos mil, isso se não receber um Rafale F2 usado no lugar de um F3...

O Rafale pode até ser o mais bonito, mas em termos de tecnologia, prova real e acesso, o SHornet tá bem à frente, ainda mais contando com equipamento israelense encima.
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

Não manjo tanto de aviação de jatos, mas vou pelo cultural:

Frances falam macio, são educados e de finesse e estilo, mas são enrolões.

Os americanos são arrogantes, prepotentes e falastrões, mas são os inventores da ideia de "padrão de qualidade" e "o cliente tem sempre razão".

Vou pelos americanos. :D



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply