S!
Depois de um bom tempo sem mexer com o "HOTAS", voltei a fuçar em tudo isso denovo.
A idéia inicial para o Throttle deve ter mudado umas 2732 vezes
Saindo do que usava o parafuso como eixo em rolamentos de skate, passei pelo que usava um cano pvc como eixo passando por rolamento de motos. (onde parei)
Não estava muito satisfeito nesse "estágio" tanto com o grip (que não comportaria adequadamente fios e botões na parte interna) quanto com a alavanca (que me pareceu ter ficado muito robusta depois de tanta massa/durepoxi e lixas)
A coisa como estava.
A solução foi começar outro esquema de alavanca e grip

.
Dessa vez utilizei um cano de pvc com diâmetro maior para o grip.
Criei uma tampa inicial padrão, sem muitas curvas ou outras coisas. (estilo throttle russo)
Para o braço da alavanca usei um pedaço de MDF de ~ 1 cm de espessura. Para sobrar espaços para passar o fio cortei tiras de estireno de 1,5 cm e colei no braço de MDF. Completei as laterais que faltavam com estireno no tamanho adequado.
Para a tampa do braço fiz no mesmo esquema da manete que tinha feito anteriormente. Cortei no formato e criei "sulcos" (travas.... ou seja lá como se chame) para enccaixar no estireno.
No eixo usei o mesmo padrão da manete anterior também, só que dessa vez sem rolamentos. Utilizei daquelas reduções (da primeira idéia que postei) e lixei internamente até que o eixo pudesse passar.
Para o batente da manete fiz essa "peça" de estireno com um parafuso passante. Não tirei fotos da montagem dela, mas foi basicamente desenhado o esquema para que o batente fosse no ângulo que planejei, com tiras de estireno e pedaço das reduções fui colando sobre o desenho e montando tudo com alguns reforços internos. Pra finalizar completei os espaços com durepoxi e tampei com estireno dos dois lados.
Por fim o pré-throttle aqui. Creio que agora não mudarei mais de idéias
Esta tampa circular dá acesso ao outro lado do batente que inicialmente tinha utilizado um parafuso fino que passava pelo esquema inteiro e era necessária a abertura para a colocação da porca, mas agora utilizei um parafuso de "maior calibre" (pq "mais grosso" não pega bem), mas ainda assim mantive a tampa caso troque de parafusos por conta de desgaste ou o que for.
Ainda estou pensando em modificar a tampa do throttle para algo menos reto, e criar um epaço para um botão ao alcance do polegar embaixo do grip (igual ao grip anterios). Para a tampa sem problemas pois é só criar outra independente do grip, mas para esse espaço adicional, pensarei antes de sair metendo a dremel em tudo
Peço denovo a ajuda da turma com idéias/críticas/sugestões
Valeu
Matos
SP!