Depois de fuçar muito na internet e de ver que o meu F-15 da Suncom não "dava tudo que ele podia", desolvi modernizá-lo com o BU0836 do Leo Bodnar. Minha intenção é fazer algo parecido com o que vi no Xplane, mas fazer o hotas completo. O throttle que ainda não sei como fazer, e por enquanto meu trhottle frankCLONE Cobra vai me servir de base.
Ja fiz algumas coisas no joy e tenho algumas fotos. (não desde o início porque a cãmera estava sem pilha).
As modificações que fiz de início foram:
- "Gastar" a parte dos HATS que eram em forma de "+" e impediam que dois botões fossem apertados ao mesmo tempo (por ex. 45º no hat de visão)
- Tentei aproveitar ao máximo o circuito original pra evitar de ficar passando um tolete de fios imenso pela haste do joy, que já era complicada de trabalhar, mas precisei gastar algumas trilhas em determinados lugares pra que a ligação fosse da maneira que o circuito precisa.
- No botão no lado esquerdo (com aquelas ranhuras, aletas, sei lá) fiz como o Sokol me sugeriu, de um cara no xplane que adicionou mais dois botões ali.
Pra evitar de fazer uma placa somente para a matriz de diodos, e também para evitar usar o dobro de fios, usei os diodos saindo direto dos botões na placa original. Depois de dois dias olhando praquela zona de fios, solda e botões consegui organizar uma maneira que me pareceu eficiente.
Diodos direto nos botões

Tudo preso e na esquerda um dos botões novos.

Um close no marvado.

O segundo botão (que precisou de uma ajuda na altura)

Consegui fazer as duas últimas linhas da matriz de diodos dentro do corpo do joystick (se fosse pra ligar direto seriam 24 fios diretos ou 14 com algumas "gambs", com mais algumas gambs, da maneira que ficou, foram 8 fios). Mais alguns fios foram juntos mas não para essas linhas nem para essa finalidade (led, e os dois novos botões).
Zona de fios (que só faz sentido pra quem fez

Zona de fios

Depois de alguma luta, enfim tudo fechado

Teste drive no led pra verificar as ligações (partezinha chata!)

Para a terceira linha da matriz vou usar os dois botões adicionais mais os quatro que ficam na base do controle.
Aqui me surgiu uma dúvida em relação aos leds, que eu gostaria de manter como no F-15 original.
Vi no forum do Leo Bodnar um cara com a mesma dúvida mas não entendi direito o que sugeriram. O Bodnar fala que o curcuito consegue alimentar de 20 a 30 leds ligados de maneira correta com os resistores adequados. No meu caso seriam 4 leds (a princípio) com resistor de 100 Ohms, já que os leds tem 3V e 20mA.
Matutando o que ele tinha sugerido lá, resolvi desenhar pra ver se dava certo. (está assim porque criei um tópico no forum do Bodnar com essa mesma dúvida)

Outra dúvida que apareceu foi em como o circuito alimentaria os leds. O Sokol me disse que eu poderia usar o 5+ e o terra dos pinos destinados para os potenciômetros, mas gostaria de saber se posso fazer a ligação da alimentação dos leds + potenciômetros no mesmo pino.

Vocês poderiam me dizer se eu posso fazer as ligações dessa maneira?(tanto nos botões e leds quanto nos pinos)
Por enquanto é isso. Tentarei ir postando imagens do progresso da coisa, conforme for construindo. Depois também postarei algumas fotos de um rabisco de rudder pedal que fiz aqui.