Horário de verão pode dar ataque cardiaco

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
28_Condor
Veterano
Veterano

Horário de verão pode dar ataque cardiaco

Post by 28_Condor »

S!

http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008 ... 88958.html

Eu acho que não vale a pena uma medida de economia que redunda em prezuizos para a saúde humana, melhor se acabassem com esse horário de verão :oops:

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
17_Vulture
Arataca
Arataca

Post by 17_Vulture »

Fala sério, quanto dinheiro se gastou nesse estudo inútil?

Tem uma penca de variáveis não consideradas:
- será que as pessoas foram efetivamente dormir no seu horário "habitual", ou se progamaram para ir dormir uma hora antes em função da mudança de horário;
- a mudança do horário se dá de sábado para domingo. Alguém aí tem hora certa pra acordar no domingo, com um alamre tocando e te tirando uma hora de sono? Sim, pq se for pelo "costume" do corpo, vai-se continuar dormindo a mesma quantidade de horas, só muda o horário que vai estar marcando no relógio;
- qual a diminuição no risco cardíaco causado pelo aumento da atividade física no final do dia, que a luz proporciona (basta ver como tem mais gente andando/correndo/pedalando no período de horário de verão)
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Vulture, o New England Journal of Medicine é uma das publicações mais prestigiadas do mundo acadêmico, de tradição centenária. A resenha do site sim é incompleta, mas o sistema de avaliação pelos pares do New England Journal of Medicine é rigosíssimo... se aparece algo por lá, é pra levar a sério, a menos que depois saia alguma errata em editorial...

SP!
JRRJ

Post by JRRJ »

Tem algum estudo sobre PLA´s e o jet lag?
Deve ser mortal !
17_Vulture
Arataca
Arataca

Post by 17_Vulture »

Condor,

A avaliação de mérito científico normalmente utilizada pelas revistas de ponta é se a pesquisa foi feita com base em critérios científicos, não sobre sua posição final.

O que eu questiono é se utilizaram todas as variáveis na avaliação, o que julgo não ter ocorrido.

Ademais, o fato de sair em qualquer publicação tá longe de tornar qualquer cosia escrito em pedra, ainda mais na área da saúde, onde vemos um estudo dizer que o alimento X é perigoso num ano e outro estudo no ano seguinte dizer que seu consumo é recomendável...
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
04_Nospheratus
Ala
Ala

Post by 04_Nospheratus »

Com base nesse estudo, relativa a mudança de horário,
então comissários de bordo e pilotos de linhas aéreas
internacionais correm sérios riscos?

Será que existe alguma estatística relacionada a isso?
Senta a Pua!

"O essencial faz a vida valer a pena" (Miguel Villar)
"O dedo aponta a lua. O sábio olha a lua. O tolo olha o dedo". (Ditado Zen)
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Ué, para saber se abordaram todas as variáveis tem que ler o artigo original... não dá pra questionar o mérito sem antes ter feito isso, apenas ressaltei que a revista é séria, e dizer que a uma pesquisa pode ter erros é diferente de dizer que é besteira...
A avaliação de mérito científico normalmente utilizada pelas revistas de ponta é se a pesquisa foi feita com base em critérios científicos, não sobre sua posição final.
Justamente o que eu disse, a pesquisa tem meritos cientificos.... mas posição final é algo que de fato não existe em ciencia... afinal, não gastaram bilhões para contruir o LHC para saber se a teoria padrão (que rege TODAS as pesquisas em Física atualmente) está realmente certa? ;)

Não sou médico ou biólogo (o Weiss poderia dar uma opinião mais fundamentada aqui), mas me parece que pessoas de um grupo de risco em doenças do coração, se submetidas a uma pressão adicional que aumente seu stress pode ter sim aí fator de risco que desencadeie algo mais grave... mas certamente o horario de verão não seria o fator determinante. Conheço gente que passa mal durante a mudança de horario, talvez por isso para mim não seja dificil imaginar um cardiaco tem problemas por causa disso...

E preciso pensar que durante milhões de anos o ser humano evoluiu como uma criatura regulada por ciclos naturais, e que nossa civilização de horarios artificiais representa apenas uma fração ínfima desse período. Nossa cultura pode ignorar isso, mas nossos corpos, que continuaram iguais, não.

SP!
Post Reply