S!
Ué, para saber se abordaram todas as variáveis tem que ler o artigo original... não dá pra questionar o mérito sem antes ter feito isso, apenas ressaltei que a revista é séria, e dizer que a uma pesquisa
pode ter erros é diferente de dizer que é besteira...
A avaliação de mérito científico normalmente utilizada pelas revistas de ponta é se a pesquisa foi feita com base em critérios científicos, não sobre sua posição final.
Justamente o que eu disse, a pesquisa tem meritos cientificos.... mas posição final é algo que de fato não existe em ciencia... afinal, não gastaram bilhões para contruir o LHC para saber se a teoria padrão (que rege TODAS as pesquisas em Física atualmente) está realmente certa?
Não sou médico ou biólogo (o Weiss poderia dar uma opinião mais fundamentada aqui), mas me parece que pessoas de um grupo de risco em doenças do coração, se submetidas a uma pressão adicional que aumente seu stress pode ter sim aí fator de risco que desencadeie algo mais grave... mas certamente o horario de verão não seria o fator determinante. Conheço gente que passa mal durante a mudança de horario, talvez por isso para mim não seja dificil imaginar um cardiaco tem problemas por causa disso...
E preciso pensar que durante milhões de anos o ser humano evoluiu como uma criatura regulada por ciclos naturais, e que nossa civilização de horarios artificiais representa apenas uma fração ínfima desse período. Nossa cultura pode ignorar isso, mas nossos corpos, que continuaram iguais, não.
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]