Burrice e politicagem.

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
User avatar
37_Tupan
Marraio
Marraio
Posts: 1172
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Vila Velha - ES
Contact:

Burrice e politicagem.

Post by 37_Tupan »

S!

Todos já devem saber que o Brasil vai enviar um astronauta (Marcos Cesar Pontes), através da agência espacial russa, para ficar 10 dias na estação espacial. Vai custar uns US$ 20 milhões: um investimento compensador, na minha opinião.

Pois bem, ontem (09/02) saiu na Folha de São Paulo uma reportagem sobre o assunto (com entrevista com o astronauta). Cito alguns trechos...
O início das negociações com a Rússia para o lançamento de Pontes numa nave Soyuz tinha a janela de outubro de 2006 como data mais adequada. "Eu estava esperando [voar] em outubro, quando veio em março eu fiquei muito feliz", afirma o astronauta brasileiro. "Mas eu não sei por que aconteceu isso." A Folha apurou que a mudança, adiantando o vôo, ocorreu por escolha do governo brasileiro, motivada pelas eleições de outubro.

Isso encurtou enormemente o tempo de preparação para a missão na Cidade das Estrelas; às vezes leva-se até 13 meses para preparar uma tripulação para vôo. No caso de Pontes, o período foi de pouco mais de cinco meses, desde outubro de 2005.
A pressa levou à criação de um calendário muito apertado para o treinamento. Ao fazer um teste de sobrevivência na neve, por exemplo, Pontes teve de concluí-lo em um dia, quando o normal são três. Além disso, o tempo também é escasso para a preparação dos experimentos brasileiros que voarão com o astronauta para a estação. Até agora, menos de dois meses antes do vôo, a configuração final das experiências ainda não foi definida. Uma delas foi cancelada, pela impossibilidade de adequá-la aos requisitos do complexo orbital internacional.
Ainda não há na agenda de Pontes dias marcados para que ele (ou o comandante da missão, Pavel Vinogradov, que também tem essa obrigação) treine a execução dos experimentos. "Eu estou apreensivo com isso, aguardando esse treinamento", diz.
José Sérgio de Almeida, responsável pelo Laboratório de Simulação Espacial do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), disse que um funcionário do Inpe ou do IAE irá para a Rússia com as instruções e os experimentos e treinará Pontes durante uma semana. "Com certeza é tempo mais do que suficiente", afirmou.
OBS: Os grifos são meus.

Ou seja, corre o risco de não conseguirem fazer nenhuma das experiências brasileiras planejadas. São essas experiências que tornam a missão interessante para o Brasil, mas não tão interessante quanto seguir outro calendário...

Precisa dizer mais alguma coisa?

:bang: :bang: :bang:

SP!

Adendo: Na Folha de hoje havia uma negativa, feita pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, do caráter político dessa decisão.
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Post by 17_Vulture »

Pois é, mas se tivesse adiado de março pra outubro, nego ia meter o pau, dizendo que o Brasil não tava honrando os compromissos, que não tinha se preparado direito e etc, etc, etc...

Sinceramente, não acredito em motivação política. O que diabos se ganha politicamente com um astronauta no espaço? O grosso da população brasileira acaso se incomoda com isso ?!?!
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
User avatar
37_Tupan
Marraio
Marraio
Posts: 1172
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Vila Velha - ES
Contact:

Post by 37_Tupan »

S!

Vulture, na verdade não seria um adiamento. Seria uma escolha de datas: outubro ou março.

Algumas semanas atrás, quando vi o anúncio da escolha dos experimentos brasileiros, eu achei que tudo estava sendo feito muito em cima da hora: isso normalmente é planejado com uma antecedência muito maior. A reportagem apenas confirmou minhas suspeitas... O próprio astronauta, que foi um dos que mais lutou pela missão, ficou surpreso com a data.

A verdade é que o Brasil não honrou os compromissos com o projeto da estação espacial desde o governo anterior. Esse vôo é um remendo mal feito que, ainda assim, poderia ser bom pela parte científica e pela experiência adquirida pelo astrounata. Mas não correndo o risco de experimentos mal feitos devido à pressa.

É bem verdade que a maioria da população não vai dar atenção ao vôo espacial, mas o vôo em março permitirá "lucrar" mais politicamente ("nunca na história desse país") do que em outubro.

Por isso é que me parece que a pressa é mais jogo político do que qualquer outra coisa... Não que seja uma decisão de "cúpula". Basta meia dúzia de burocratas querendo dourar a pílula para agradar o chefe.

Mas é claro que esse é apenas o meu ponto de vista pessoal. ;)

SP!
Post Reply