Ver pra Crer...

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
Gutierrez

Ver pra Crer...

Post by Gutierrez »

Empolgado com a notícia da chegada do Mosquito aos Hangares de nossa querida e agora tranquila Base Aero-Naval, fiquei imaginando se um dia o Mosquito teve uma versão embarcada. Não é que o bicho teve?

Image

Abaixo vão algumas informações q obtive no Site da Royal Navy:

No total, 50 De Haviland Mosquito foram convertidos para o padrão TR.33 para operações embarcadas. Seu periodo de operações com a Marinha Real foi de apenas um ano. (de Agosto de 1946 a Julho de 1947)
A Aeronave, toda construida em madeira, voi desenvolvida a partir do modelo mais moderno em operação, o Mk-VI. Oferecendo a Marinha Real uma aeronave bimotor capaz de operar nos porta-aviões da frota.
O primeiro Sea-Mosquito voou em Outubro de 1945. Apartir deste, se seguiram mais quatorze aviões para testes afim de prover e testar todas as modificações nescessárias as exigências navais tais como asas dobraveis, trem de aterrisagem reforçado e outros melhoramentos.
Image
o TR.33 como se chamará a variante, podia carregar externamente um torpedo Mk-18 e duas bombas de 500lbs no compartimento de bombas principal e mais duas nas asas, fora outras armas tais como foguetes e os já instalados de fábrica, Canhões Hispano de 20mm.
Os motores eram os famosos Rolls Royce Merlin-25 de 1,640hp cada.
Originalmente, um total de 97 Sea Mosquito foram encomendados mas dada a nova realidade, o pedido foi reduzido a apenas 50 aviões que tirando a rotina de testes embarcados, passaram seu curto periodo de operação no Esquadrão 811 baseado em Ford e mais tarde em Disbanding
e por fim, Brawdy.
Todos os Sea Mosquito foram desativados em Julho de 1947.

Um capítulo curto mais muito interessante da história de uma das aeronaves mais lendárias da Segunda Guerra, cujo nome foi escrito na história da aviação pela engenhosidade de seus criadores, pela sua performance e pela indiscutivel coragem e tenacidade daqueles que o voaram.

Pesquisa: VF-1 Valdez/Gutierrez
Post Reply