S!
Apesar de concordar, ao menos conceitualmente, com o Condor e ser extremamente crítico às grandes empresas nacionais por sua falta de investimento em pesquisa e desenvolvimento, não quero entrar no mérito das origens dos problemas brasileiros. Ao meu ver não existe um problema, mas vários que, apesar de terem algumas origens em comum, são distintos.
Contudo acho a questão do controle populacional, que o Hildebrand colocou, equivocada.
Sou defensor do controle de natalidade. Não dá para progredir muito socialmente com famílias pobres tendo 3, 4 ou 5 filhos por casal.
Globalmente, acho que o planeta terá dificuldade em sustentar a população atual, que dirá os 10 ou 11 bilhões previstos como população estabilizada na previsão atual... Gostaria até de diminuir a população atual do planeta.
Mas não dá para dizer que há muita gente no Brasil. Até os EUA têm densidade populacional maior que a nossa! Um país que está lá pela centésima qüinquagésima posição em densidade populacional (lembre-se, o Google é seu amigo

!) não pode ter "mais gente do que pode surportar". Ao menos isso não pode ser o motivo para estarmos menos desenvolvidos que o Japão, por exemplo.
SP!
PS: Só para dar um exemplo de minha bronca com os "empreendedores" nacionais. Os usineiros perderam o mercado de álcool combustível em 1990 pois preferiram vender açúcar em um mercado momentaneamente aquecido no exterior a garantir o fornecimento interno de álcool. Beleza, economia de mercado... Só que depois, como era óbvio, o preço do açúcar caiu e ninguém mais queria carro a álcool. Passaram uns 13 anos na b***a, comprando favores do governo.
Graças à tecnologia (carros flex) recuperaram mercado e deviam estar brigando para manter o preço estável para conquistar consumidores, certo? Não por bondade, mas para nào cometer os erros do passado.
Mas os que eles estào fazendo????