PZL P.62 O caça que nunca lutou

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
Gutierrez

PZL P.62 O caça que nunca lutou

Post by Gutierrez »

A cultura que nós temos até mesmo pela história que se desenrrola no IL2 PF, é de que a Polônia estava totalmente despreparada para a guerra, o que até certo ponto não é mentira.
Em minha mais recente pesquisa descobrimos algo muito interessante. A PZL, produtora do antiquado caça PZL P.11 que se bateu corajosamente contra a Luftwaffe estava com seus dias contados na força aérea polonesa. Havia um projeto para um novo caça, com desing atualizado com as tendências da época e com um armamento equivalente as primeiras séries dos BF-109 Alemães. Essa aerona ve era o PZL P.62.
Image
Projetado em 1938 por Choroszy Modelbuds, projetista do P.11 e do excelente P.37 Los, o P.62 era uma aeronave que realmente iria revolucionar a Força Aérea Polinesa e coloca-la em pé de igualdade no campo da tecnologia aeronaútica da época.
O modelo era um caça de linhas suaves, que visavam menos arrasto aerodinâmico (desejava-se que o modelo assim alcança-se os 700km/h), com um radiador embaixo da fuselagem logo abaixo do piloto.
Os motores selecionados eram os Hispano-Suiza 12Y ou 12Z ( os mesmos do MS.406 Francês) fabricados sob licença. De fato, o Rediador do P.62 também seria retratil!
Image
Como armamento foi escolhilda uma combinação bem semelhante a de algusn caças da época. Um Canhão de 20mm atirando através do eixo da hélice e seis metralhadoras 7.7. Um bom armamento se comparado ao seu antecessor, o P.11.
No início de 1939, um modelo em escala do aparelho foi testado no tunel de vento do Instituto Aeronautico de Varsóvia, A Força Aérea Polonesa achou a aeronave acima do esperado e fez uma encomenda de 3 protótipos para avaliação bem como algumas melhorias e que o trabalho fosse executado o mais rápido possivel visto que o pedido do Governo Polonês para a compra de 12 Spitfires MK.I fora negada.
Foi produzido um estudo amplo para fazer do P.62 um divisor de águas na aeronautica polonesa. os trabalhos de ajustes do projeto apartir do mock-up estavam avançando e o primeiro aparelho de testes estava sendo preparado para ser construido quando aconteceu a invasão nazista.

Nenhum P.62 estava disponivel para lutar contra as hordas aéreas de 109s e JU-87 que arrasaram a polônia. Competiu aos inferiores P.11 lutarem contra os caças germâncos. anos a sua frente com minímas mas corajosas vitórias.
Após a vitória na Polônia, muito da pesquisa do Pzl P.62 desapareceu nas mãos de seus projetistas fugitivos bem como nas mãos da Gestapo e de autos oficiais alemães. Há quem diga que algumas caracteristicas do projeto eram bastante inovadoras e que ate chegaram a ser usadas nos projetos do FW-190 e do Bf-106F-2 alemão. E há quem diga que a KGB antes da guerra já espionava a PZL e qndo a Polônia caiu seus espiões conseguiram pegar muita coisa antes dos alemães e muito foi aproveitado pela MAPO-MIG.

De fato, nunca saberemos ate que ponto o P.62 seria maravilhoso. ele está irremediavelmente unido as páginas lendárias dos mistérios que se ocultam ainda sobre a Segunda Guerra Mundial.

Concepção artística do PZL. P.62
Image

Autor: VF-1 Valdez/Gutierrez
Fontes: Internet e acervo pessoal.
Post Reply