sokol et all
Depois de uma semana de testes, cheguei a alguns fatos observados:
Por conta de uma "barbeiragem de atenção" na semana passada, eu arrumei um vírus que contaminou todos os executáveis do meu sistema. Resolvi formatar novamente e instalei o win 7 64 bits. Nesta instalação, o windows resolver identificar a MJOY 16 como "+J16" . Em testes com outros computadores, a MJOY 16 foi identificada até como "112 botões e 9 eixos". Nas diversas portas USB existentes nos computadores testados, hora a placa é reconhecida, ou não é reconhecida. Em diversas portas USB testada num mesmo PC, nem sempre a MJOY16 é reconhecida em todas as portas.
Em contato com o Jorge (vendedor desta versão de MJOY 16 do SUNDOWNER) e ele me relatou sobre problemas de alimentação, via porta USB, para a correta energização da placa e sugeriu o uso de HUB USB, com fonte externa ou não.
De fato, eu utilizei um HUB USB com alimentação externa em 5 Volts e não obtive sucesso.
Eu coloquei um ATMEGA 16 gravado com o firmware MMJOY no lugar do ATMEGA 16 gravado com o firmware padrão e o windows reconheceu corretamente a placa.
Minha hipótese diz respeito à correta alimentação da placa em associação com o conjunto ID VENDOR/ ID PRODUCT. Outra hipótese pode ser o esquema do PCB da placa (placa + matriz integradas). Vou montar um novo conjunto e verificar.
Quanto ao problema do "ghost buton", eu solucionei substituindo a fonte de alimentação de uma das placas eletrônicas do meu painel (a placa que controla as luzes do trem de pouso). Não como uma fonte chaveada de 5V pode interferir na MJOY 16...
Para identificar e/ ou desinstalar registros de dispositivos USB anteriormente plugados no PC, pode ser utilizado o programa USBDeview v2.36, localizado no site abaixo:
http://www.nirsoft.net/utils/usb_devices_view.html
Salute
Ecosta