Desativando o Superfetch
Se você estiver instalando o SSD em um computador com Windows 7, é preciso desativar o recurso “Superfetch”, que é nativo do sistema operacional. O que essa ferramenta faz é copiar os aplicativos mais utilizados para a memória do sistema com o objetivo de melhorar o carregamento dos programas. Funciona muito bem com um HD comum, mas não tem resultado prático em um SSD.
Para fazer isso, acesse o Menu Iniciar, clique em Executar e, na caixa de diálogo que abrir, digite “services.msc” (sem as aspas). Na tela de configuração de serviços, localize o item “Superfetch” e dê dois cliques para abrir a tela de ajustes do item. Depois, clique em “Parar” para parar o serviço e altere o modo de inicialização de automático para desativado.
Reinicie o computador e pronto.
É importante notar que o Windows 8 possui esse mesmo recurso, porém ele funciona de forma diferente e não deve ser desabilitado.
Sem indexação de arquivos
Outro recurso que busca melhorar o desempenho do sistema operacional é a indexação dos arquivos. Através dessa ferramenta, o Windows pode criar uma lista com os principais arquivos gravados no sistema.
Como os SSDs não possuem os mesmos problemas dos HDs normais para acessar arquivos randomicamente, a indexação acaba mais prejudicando o desempenho da máquina do que melhorando.
Para desabilitar a indexação de arquivos, acesse o Windows Explorer e, em seguida, Meu computador. Nessa tela, clique com o botão direito sobre o seu SSD instalado e clique em “Propriedades”. Na tela que abrir, desmarque a caixa que diz “Permitir que os arquivos desta unidade tenham o conteúdo indexado”.
Importante: caso você tenha mais do que um HD instalado na máquina, é possível manter a indexação para os discos que não forem unidades SSD.
FONTE(S)IntelLifeHackerAuslogics