Coisa "russa"...

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Coisa "russa"...

Post by 21_Sokol1 »

Muita vezes, quando alguem pedia alguma coisa (as vezes sensata) ao "São" Oleg a resposta era que não era possível... Mas sabemos - via MODders que era, e muitas vezes nem era difícil.

Quando do "desastre" do CloD uma coisa "simples" que causou muito blábláblá foi que ao invéz do tradicional comando "Center gunsight" do il-2 resolveram "inovar" e batizaram como "Loose shoulder straps" que podemos entender como "afroxar o cinto de segurança" para olhar a mira (torta) do 109.

Obviamente teve nego escrevendo laudas sobre o nonsense de afrouxar o cinto em vôo... :) e fanboys escrevendo outras tantas defendendo... |(

Por fim, uns patchs depois mudaram para "Lean to gunsight" ~ inclinar para a mira - dando a impressão que esta mudança foi uma coisa difícil, encriptada no embaraçado código escrito em Sumério do jogo...

Pois bem, tem mais coisas confusas na GUI e nas mensagens "in game", ex. "Propellor"

A mais IDIOTA é o "Afterburner:On"* quando se aciona a potência de emergência dos aviões alemães...

À epóca, as reclamações a respeito (no Banana's) foram enterradas com "paredes de texto" irado dos fanboys (tem uns usando a mesma tática no forum do Bo$) e ficou por isso mesmo.

O infame: "Fulano assassinou ciclano" das mensagens do server no MP só foi arrumado no Patch TF...

Outro dia alguem perguntou por "Keygets" e por curiosidade dei uma olhada na ferramenta de extrair os arquivos "empacotados" do jogo.

E vi que a maioria disso poderia ter sido resolvido em meia hora, simplesmente editando aquivos de texto. :o

Testando, mudei algumas coisas - usando a versão "vanila" do jogo - baseado em dúvidas de novatos, como por exemplo não encontrar o comando para mudar de tripulante, pois como na GUI só tem um "Change Position" (de que?), ou achar o comando para o "gunner" atirar:

Image
Obviamente meu "ingrêis" precisa de um corretor ortográfico, ou a GUI vai continuar "russa"... :P

Espero que pelo menos o "Noitlestung:On" - a exemplo do il-2 "classic" - ou "WEP:On" venha no lugar do exdrúxulo "Afterburner:On" no próximo TF patch - suponho ter conseguido chamar a atenção de um membro do grupo para o "mero detalhe".

Infelizmente no A*** parecem ter incorporado o espírito (de porco) do Oleg, e impera o "o MOD é nosso, se não gostar faça o seu"... :?:

Em outras línguas, como francês ou espanhol a confusão é ainda maior.

O ironico é que se os Dev's não usassem salto alto poderiam ter pedido ajuda da comunidade para coisas como a tradução da GUI, missões, um manual descente... e todos sairiam ganhando.

BTW - A palavra usada na versão russa, Форсаж é traduzida pelo Google Translator como "Fast & Furious"... :P

*Ate parece coisa de tradutor "BR" de filmes, a exemplo do "Batalha Britânica" em que os caças (Bf 109) são chamados de "JATOS". :@

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Coisa "russa"...

Post by 21_Sokol1 »

Até coisa besta conseguiram inverter:

Em SP se pergunta as condições de decolagem para o Ground Control, respondem, mas trocam
o numero da pista com o rumo do vento. :P

http://i39.tinypic.com/2cofsj7.jpg

Os "offliners" reclamam que o Ground Control sempre nega seus pedidos para decolagem.

Acontece que se estiver no solo e solicitar permissão para pousar, ele autoriza.

:lol:

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Coisa "russa"...

Post by 21_Sokol1 »

Mais "doideira" ruski, criando uma Quick Mission para um gringo lá do SimHQ ligar o avião e decolar na França - o tiozinho quer praticar CEM... Uma "bela" novela:

Nos "heyday" do Banana'sdrama, a facção "Não tenho tempo para perder ligando e esquentando motores" convenceu e retiraram a abilidade de dar spawn com o avião desligado na cabeceira da pista, agora ele só aparece lá em idle.

Voce pode usar "spawn parked" para "cold start", mas o programador desta parte só sabe contar de trás para frente, então o avião nasce primeiro no ponto de spawn de maior numero (tem pista que tem 100) o mais longe possível da cabeceira, e como no CloD - assim como no 1946 - as rodas não tem efeito lateral é um angú fazer taxi.

Tentei resolver a pendenga colocando um "jerry can" em cada ponto de spawn, deixando só o numero 1, o mais perto da cabeceira. :)

Rárárá! O avião ignorou o 1 e "nasceu" fora da aréa da pista, no meio do mato... :^)

Coloquei o "jerry can" 49 neste ponto e apelei, criando uma nova pista em cima da existente, com 2 pontos de "spawn".

Funcionou... mas o avião insistia em nascer com a cauda virada para o vento... e dependo de onde colocasse esses 2 pontos ele nascia de novo no meio do mato...

O FMB fica sobrecarregado como se houvesse uma "briga" para definir estes pontos...

Depois de muita tentativa e erro achei um local apropriado e o bendito nasceu na pista, apontado para o vento. :)

Regular a direção do vento tambem é ruski, para ajustar um vento favorável na pista 33 tem que definir a 120º (pois seu inverso na "escala de ventos" (0 a 180, -180 a 0) é o -60º, que corresponde aos 330º da pista 33.

A numeração das pistas (IRL) é DE e não PARA, no caso 330º. A decolagem da pista 33 é feita no rumo 150º. :)

Funcionou, mas... :lol: se solicito o rumo do alvo, um "target range" localizado a 15 KM ao sul da pista (HDG 150), o controle informa que o mesmo esta no rumo 330, e à distância que o avião esta da... torre. :o

Pelo menos o rumo e distância para o RTB informa certo.

Descobri uma coisa curiosa, os objetos alvos tem "DM", se devidamente estrafados ficam escuros, assim da para saber se acertou. :)

Image

Caso queiram praticar "jabo", extrair o arquivo para

...:\Documents\1C SoftClub\il-2 sturmovik cliffs of dover - MOD\mission\quick

https://anonfiles.com/file/41bdb4d3137a ... 2ac66bb7eb

Como é QM é possível trocar o avião antes do "fly".

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Coisa "russa"...

Post by 21_Sokol1 »

Vejam o que achei nas "entranhas" do CloD - scripts inativos.
SetUnitTarget airport.SetUnitTarget
LightSendMorse airport.LightSendMorse
SwitchLight airport.SwitchLight

NavFindRoute nav.NavFindRoute
SetCurSegment nav.SetCurSegment
NavUTurn nav.NavUTurn
Respostas do navegador:

Course Heading:
Changed_course is now is

Sokol1
Post Reply