Gocking,
Primeiro, rodar o CloD em "Low" não ajuda em nada no CloD, pode ganhar uns 5 FPS mas é só.
Coloca no máximo e teste, se achar que precisa reduza detalhes do solo, sombras (que é o que mais pesa)...
Eu tenho um i5 3570k "stock", 8GB DDR3, HD7970 com o último driver Beta da AMD

(que a não ser pelo
"Durero Magic Square" do Patch "Loft" :^ ) roda tudo OK, as nuvens nem parecem que existem, não causam impacto significativo no FPS.
Provavelmente o seu problema é o Windows. O meu micro é "simer", portanto só tem basicamente o Windows (7/64) apesar de já ter mais de ano instalado.
Tem muita coisa que pode causar problemas, como a atualização KB267038..., NetFramework 4.5...
Se a instalação "vanila" está travando, colocar os Patchs provavelmente não vai resolver.
Em todo caso a sequencia é:
1 - Dentro do Steam faça uma verificação de arquivos do CloD.
2 - Desative a atualização automária e o STEAM Cloud para o CLoD.
3 - Reinstale os programas (Direct X, Net Framework, VC Redist...) da pasta
...:\Steam\steamapps\common\IL-2 Sturmovik Cliffs of Dover\redist
4 - Apague o contéudo da pasta, inclusive sub-pastas.
...:\Documentos\1C SoftClub\il-2 sturmovik cliffs of dover\cache
5 - Instale o Patch 3.0 e teste, se estiver OK:
6 - Apague o contéudo da pasta, inclusive sub-pastas.
...:\Documentos\1C SoftClub\il-2 sturmovik cliffs of dover\cache
7 - Instale o mini-Patchs 3.01 e teste, e estiver OK:
8 - Apague o contéudo da pasta, inclusive sub-pastas.
...:\Documentos\1C SoftClub\il-2 sturmovik cliffs of dover\cache
9 - Instale o Patch 4.0
10 - Se estiver tudo OK grave a pasta Cliffs of Dover em DVD's para evitar fazer isso novamente.
A casos em que só formatando, instalando o Windows+ drivers e depois o software com problema consegue-se resolver o conflito.
Limpar o conteúdo da pasta cache é bom fazer pelo menos uma vez por semana. Se souber faça um .bat para isso.
Sokol1