Bolelas,
No il-2 CloD os controles variam conforme o modelo do avião, nos ingleses o controle do radiador de óleo é automático, já nos aviões Alemães e Italianos é manual e proporcional, podendo ser controlado por botão/tecla ou por eixo.
Tem alguns comandos que por concepção não faria sentido colocar em eixo, como o controle de radiador de água do Bf.109, pois o eixo funcionaria apenas como um botão on/of momentâneo, ex. voce move o eixo do meio para cima o radiador começa a abrir até o final ou voltar o eixo para o meio para cessar o movimento.
Oras, isso pode ser feito num botão/tecla, sem "gastar" um eixo.
O problema é que o indicador na tela, no formato gráfico ou digital apenas informa se o radiador esta abrindo ou fechado, não informa o quanto abriu, como é infomado para o radiador de óleo.
Voce tem que acompanhar visualmente a movimentação da manivela, situada no lado direito do cockpit para saber se abriu.
Edit - No Bf 109 tem um pino indicador que sobe da asa direita, visível do cockpit.
Em alguns aviões acontece a mesma coisa com os flapes.
Assim, numa situação de combate isso não é prático/possível, então neste caso usar um eixo é conveniente, basta mover o eixo para cima que o radiador vai abrir totalmente, sem precisar conferir visualmente.
Isso tambem é valido para as portas de bombas do Ju-88, estas tem um bug(?) que faz com que após o lançamento de uma bomba, ou salva de bombas se fechem automaticamente (mas após lançada a última bomba numa sequencia manual permanecem abertas...

).
Pode ser que até seja condizente com o avião real, que em geral lançavam as bombas em salvas, mas como é "moda" fazer skip bomba no Canal da Mancha (virtual) em 1940, afundando um navio por vez, torna aborrecido o fecha/abre da porta.
Leve em consiração que o "famoso" Complex Engine Management do CloD não é nada complexo.
Estes videos "como ligar" que tem no Youtube
prestam um grande deserviço ao pobre jogo, pois alguns falam até em checar a pressão do ar comprimido, coisa que na prática não tem uso nenhum.
Chaves de magnetos por exemplo são mais para aparecer em filmes, só tem utilidade mesmo para desligar um motor danificado de um bimotor em vôo, pois devido ao efeito "moinho" ele fica tentando ligar e trepidando.
Para ligar o avião inicialmente, quando se pressiona o "I" as chaves do magneto ligam junto, então o "ligar magnetos" dos vídeos é "
Tertúlia flácida para acalentar bovinos".
Outro detalhe, o CloD permite que você use um eixo associado a um botão/tecla, ou seja o eixo só responde se este estiver pressionado, assim um mesmo eixo pode executar funções diferentes.
Uso o eixo Y (profundor) mais a tecla "P" para o "park brakes/wheels chocks" - função não documentada no jogo.
Sokol1