A vida real não é tão bela quanto em Hollywood, basta assistir aos inúmeros vídeos de guncam na internet e perceber que, salvo 2 ou 3 exceções, quando há fogo não há fumaça ou há apenas um fio branco quase totalmente transparente e quando há fumaça não há fogo.
Depois de ver centenas, talvez milhares de cenas de filmagens de aviões sendo abatidos na internet, me lembro de duas cenas no Pacífico onde um avião japonês cai com fogo e uma fumaça preta bem densa, mas uma das cenas o fogo fica intermitente e o interessante é que quando ele pega a fumaça cessa e quando ele se apaga a fumaça volta.
Na Europa me lembro de uma cena, mas foi tão difícil de achar que nem sei onde ou qual cena aparece isso.
Resumindo, talvez até poderiam colocar essas fumaças densas, desde que elas pudessem aparecer a cada 100 ou mais aeronaves abatidas e serem intermitentes na maioria dos casos, sumindo assim que o fogo pegar e aparecendo novamente quando o fogo se apagar, mas tudo isso seria pedir demais para tão pouco.
Em questão de simulação eu prefiro a realidade da vida do que a beleza de Hollywood.
Neste vídeo de teste do míssil Sparrow da para perceber a fumaça branca, ela aumenta depois que o B-17 (na verdade drone de B-17) se despedaça e o fogo se espalha e diminui:
http://www.youtube.com/watch?v=klDdnbtV8xE[/video]
Aqui outro teste, mas agora do Nike Ajax:
http://www.youtube.com/watch?v=CBtSrn1mNmc[/video]
A continuação do vídeo do Nike Ajax está aos 2:35min deste vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Pe36UMRkRbk[/video]
O mané não percebeu que o B-17 estava destruído demais para ter sido atingido por canhões e metralhadoras.
santo.