AI

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
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21_Sokol1
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AI

Post by 21_Sokol1 »

Para quem não instalou o CloD, exemplo da irritante "habilidade" da AI, notem o "roll rate" do 109: :tmi:

http://www.youtube.com/watch?v=HF9SqIJW ... page#t=83s

Sokol1
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Re: AI

Post by Redsoldier »

CARAMBA!
Mas rola rápido demais!

Isso é "buggice" ou do FM msm?
21_Sokol1
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Re: AI

Post by 21_Sokol1 »

Acho que é do FM, toda AI setada em Veteran ou Ace se comporta desta maneira, alem de ficar batendo asa (veja no inicio do vídeo).
O único avião que da uma certa graça "dogar" contra offline é o Bf-110 - provavelmente devido ao seu peso, ele rola um pouco mais lento - o problema é que quando é ACE não voa reto 1 segundo... :P

Sokol1
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Re: AI

Post by Redsoldier »

devem estar permitindo que a AI faça movimentos/comandos em demasia e precisos demais...
Provavelmente a diferença entre as dificuldades está na capacidade da AI em aproveitar 100% do desempenho da aeronave. Ou seja, mantendo-se sempre no ótimo de desempenho aerodinâmico e realizando cálculos para empregar determinada manobra no melhor momento.


Obviamente está meio errado, pois nada humano consegue-se manter, durante um combate, tão bem no ótimo de desempenho (AoA, taxa de curva e velocidade) por tanto tempo.
Eles deveriam trabalhar melhor nos algorítmos de AI, assim haveria uma limitação humana de movimentos (uma "taxa-de-erro" inerente aos seus movimentos, sútil!) e uma capacidade dinâmica de perceber e reconhecer inimigos e empregar manobras ante eles (esta última parte é oq normalmente define o resto do combate).


Mas, na minha opnião, apesar de trabalhoso, isso parece ser perfeitamente factível...
Espero que melhorem-na ao longo dos anos.
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44_Santo
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Re: AI

Post by 44_Santo »

O maior problema é que as AI's não necessariamente obedecem as limitações do FM dos aviões.
Em alguns casos, o avião é apenas uma casca e o que manda mesmo é a maneira como foi programada a AI daquele avião específico e isso pode levar ao erro.
Ainda não inventaram uma AI para computadores pessoais que controlasse um veículo como se estivesse no cockpit daquele veículo e com todas as limitações dos controles do veículo.
No 1946 isso é bastante evidente nos procedimentos de pouso das AI's onde percebemos elas deslisarem repentinamente no ar para entrar no cone de aproximação e também no fato de ser impossível acompanhar o seu líder na mesma razão de subida e velocidade porque o seu motor esquenta e o dele não.
Esses tipos de erros geram os exageros.
Eles deveriam promover várias batalhas online e procurar simular os movimentos das pessoas nas AI's, assim ficaria mais natural, inclusive repetindo alguns erros comuns que cometemos.



santo.
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Re: AI

Post by Redsoldier »

44_Santo wrote:O maior problema é que as AI's não necessariamente obedecem as limitações do FM dos aviões.
Em alguns casos, o avião é apenas uma casca e o que manda mesmo é a maneira como foi programada a AI daquele avião específico e isso pode levar ao erro.
Ainda não inventaram uma AI para computadores pessoais que controlasse um veículo como se estivesse no cockpit daquele veículo e com todas as limitações dos controles do veículo.
No 1946 isso é bastante evidente nos procedimentos de pouso das AI's onde percebemos elas deslisarem repentinamente no ar para entrar no cone de aproximação e também no fato de ser impossível acompanhar o seu líder na mesma razão de subida e velocidade porque o seu motor esquenta e o dele não.
Esses tipos de erros geram os exageros.
Eles deveriam promover várias batalhas online e procurar simular os movimentos das pessoas nas AI's, assim ficaria mais natural, inclusive repetindo alguns erros comuns que cometemos.



santo.
Mas limitar a AI de acordo com cada aeronave não é algo muito difícil.
Provavelmente é mais fácil eu tentar "padronizar" os algoritmos da AI e pronto, mas o ideal seria que para cada aeronave houvessem variáveis específicas dentro do FM que modificassem o comportamento da AI.


Definitivamente não é fácil. Mas temos aí um bom número de jogos mostrando o quão boa uma AI pode ser, mantendo-se às limitações do jogo impostas ao próprio player...

Mas é difícil, eu não duvido... Mas no caso de um simulador de combate (que tem poucos jogadores online) como o CloD, é essencial uma AI decente para proporcionar uma imersão verdadeira.


PS:. No FC2 e DCS por exemplo, todos os gráficos de comportamento de aeronaves são levados a sério para aeronaves AI-only e seu comportamento é estritamente restrito a esses gráficos. Mesmo assim a AI não detém a capacidade de utilizar 100% da capacidade do seu avião, a depender da dificuldade.
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44_Santo
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Re: AI

Post by 44_Santo »

Eles limitam de acordo e até fazem manobras específicas, mas às vezes escapam alguns erros como esse mostrado pelo Sokol e os do 1946 citados por mim, são coisas impossíveis de fazer no joystick. ;)

O que eu realmente acho é que estão focando os jogos cada vez mais para online, assim as AI's ficam abandonadas.



santo.
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