Por fim achei a explicação para os "lazzy gunners" do GloD - postado pela Narvy, um dos ex-programadores da MG, no Sukhoi.
Depois da choradeira e pools dos "old crows do UBIZ00 - os mesmos que agoram assombra o BoS" - habituados a "sentar no 6" de um bomber e serem PK's - reclamando que os gunners do IL-2 (1946) eram snippers, atiravam enquando o avião faz um barrel roll e outras acrobacias*, atiravam mesmo quando o avião já estava caindo**, o Oleg resolveu atende-los.
Por isso no CloD
o gunner não atira se o avião estiver fazendo movimento vertical ou horizontal ou combinado acima de 5 m/s, pois segundo os "old crows" nesta situação o gunner estaria mais preocupado em se agarrar em algo do que em atirar... Não é bug, é feature!
O resultado é que os gunners do CloD mais afetados são os do Bf-110 e Ju-87, justamente os aviões multitripulados mais manobráveis.
Mesmo num avião menos manobrável como o He-111, Ju-88, Br-20, Blenheim (embora este em certas circunstâncias seja mais ágil que um 110) se o avião não estiver bem trimado, ou seja subindo ou descendo com uma taxa acima de 5 m/s o gunner "congela".
Isso é fácil de verificar na Qucik Mission "Bomber intercept - Chanel", voe no He-111, coloque em autopilot e vá para os gunners, depois vá alternando o avião para Ju-88, Ju-87, BR-20, Blenheim, Bf-110 e note que sempre que o piloto (IA) resolve imitar o Barão Vermelho as metrancas "engripam" - na verdade o gunner amarela.
Assim, a não ser que o TF consiga mudar este valor de 5 m/s melhor deixar o gunner por conta da IA. Ou se a situação for desesperada:
We were 2 110 near the channel, we were over Lympne, approached from the south and then 1 Hurricane appeared on my tail!
I put my nose down, and saw a ship, my wingman was following me, I droped 1 bomb and take speed, the Hurri stayed on my tail at long distances like the other 110.
Then I drop the bomb whit Skipbombing, SPLASH! The ship was hit but didnt sunk!, i watched my six to see the Hurri going trough the smoke of the ship! Damm! its still on my six I shout, the other 110 droped the last bomb and sunk the ship, the Hurri, turn back, and me too, witouth bombs I tried to hit him, no luck, 2 Spits, were approaching there, the other 110 fell quickly from the skies as Ii aproeached to him, I managed to hit him but whit no critical hit and them POW!
1 Spit was on my tail! I took the position of gunner and burst! Raratata , ratata second burst the Spit hit my wing and I hit them in the engine, he quickly turned , we were at 10 metres from the sea, i didnt believed it, I did a good job whit the mg!
The second one approached burst near the engine and the cockpit, he shot me and my second engine quickly died, another burst from me hit him on the wing, and fast turned around on my six, this happened for 5 minutes till he turned and the third one killed my pilot, NICE WORK for spits! Hell of a Figth Salute!
Online no ATAG, 2 110 contra 1 Hurri e 4 Spits. Os 110 foram abatidos, mas 2 Spits não RTB.
* E o que diriam deste gunner, que só tinha para agarrar a MG?
http://i47.tinypic.com/m8zb51.jpg
** Tem um relato da BoB - se não me engano postei aqui - de um piloto de Spitfire que foi morto por um "HS" quando perseguia um He-111 que já estava caindo mas seu rear gunner continuava "trabalhando".
Sokol1