Usando a bússola P-8 da RAF
Posted: 13 Aug 2011 20:34
E não apenas os pilotos da RAF (se perdiam). Em 23 de junho de 1942 o Oberleutnant Arnim Faber pousou seu FW 190 na base de Pembrey em South Wales, após ficar desorientado durante um combate com Spitfires baseados em Exeter, obviamente ele voou para NW pensando estar indo para SE e acabou entregando um FW190 novo em folha e sem nenhum dano para a RAF. O comando de caças efetuou testes de desempenho e táticos do mesmo contra o Spitfirre IX (a resivão mais recente), concluindo que o FW190 subia melhor entre 15000-23000ft e tinha uma melhor taxa de rolagem. À época a maioria dos Spits da RAF eram Mk V, e os testes serviram de alerta."
Portando não se perca, nem "entregue o ouro ao bandido".
Sokol1
Portando não se perca, nem "entregue o ouro ao bandido".

Original: http://jimeez.weebly.com/using-the-compass.htmlAjustando a bússola magnética no CloD.
Use o deslocamento lateral da visão (mouse+botão apropriado) e ajustes do FOV para ver melhor o mostrador da bússola, oculta pelo manche.
Em primeiro lugar veja como a bússola estava inicialmente:
Então mova o ajuste "Course Setter" (a alavanca torna na frente da bússola) - clicando com o mouse no lado esquerdo ou direito, ou usando teclas/botões configuradas para isto - de forma que os ''trilho do trem'' (as linhas amarelas paralelas) fiquem alinhadas com a agulha branca que tem uma pequena barra transversal formando uma cruz, o lado norte (N) do ''trilho do trem"" devera apontar para cruz.
Na foto acima foi preciso diminuir (Decreased) valor do ''Course Setter" para alinhar os "trilhos" com a cruz da agulha da bússola.
Devido a posição da bússola atras do manche (e a visão 2D do simulador), navegar por ela é muíto difícil, então usaremos o instrumento "Directional Gyro".
Localize o ''Directional Gyro" no painel, note que nele a contagem de graus varia para mais ou para menos, conforme manobra a aeronave.
Leia (passe o mouse sobre a bússola que aparece o pop-up de texto) a última indicação da linha de graus da bússola (no exemplo, era 252) e defina este valor no "Directional Gyro" (DG), clicando no botão abaixo dele (Directional Gyro-Decrease ou Increase).
Após calibrado o DG volte a escala externa da bússola de forma que o N fique as 12:00Hs - assim voando para o Norte a agulha ficará entre as linhas paralelas da escala. (1)
Agora esta pronto para navegar. Voe seguindo a indicação do "Directional Gyro" (DG), mas esteja ciente que que o DG se desajusta rapidamente.
Então é necessário repetir o procecimento de ajuste a cada 10-15 minutos, ou após manobrar violentamente.
Como não é recomendavel fazer estes ajustes ao entrar numa "hot zone", torna-se importante ajustá-lo com um intervalo menor ao se aproximar desta aréa, ou no caso de precisar fugir para casa podera acabar indo na direção oposta...
Certifique-se que a bússola (a magnética) esteja estabilizada antes de fazer a leitura para ajustar o "Directional Gyro", para isso trime a aeronave num vôo nivelado.
(1) Opcionalmnte podera usar a escala externa da bússola para designar um curso a ser seguido (Curse setter), ex 285º - neste caso girea-a até que o "HUD" indique esste valor.
Observe que nos controles a um comando "Look at instruments" (é preciso definir uma tecla/botão) que permite olhar rapidamente os instrumentos com uma visão aproximada enquanto este botão for mantido pressionado, independente de estar com visão voltada para o 6 ou outra posição, usando TrackIR ou similares. Use este comando para consultar a bússola ou o giro direcional (DG) sem perder o POV."
Sokol1