Portando não se perca, nem "entregue o ouro ao bandido".

Original: http://jimeez.weebly.com/using-the-compass.htmlAjustando a bússola magnética no CloD.
Use o deslocamento lateral da visão (mouse+botão apropriado) e ajustes do FOV para ver melhor o mostrador da bússola, oculta pelo manche.
Em primeiro lugar veja como a bússola estava inicialmente:
Então mova o ajuste "Course Setter" (a alavanca torna na frente da bússola) - clicando com o mouse no lado esquerdo ou direito, ou usando teclas/botões configuradas para isto - de forma que os ''trilho do trem'' (as linhas amarelas paralelas) fiquem alinhadas com a agulha branca que tem uma pequena barra transversal formando uma cruz, o lado norte (N) do ''trilho do trem"" devera apontar para cruz.
Na foto acima foi preciso diminuir (Decreased) valor do ''Course Setter" para alinhar os "trilhos" com a cruz da agulha da bússola.
Devido a posição da bússola atras do manche (e a visão 2D do simulador), navegar por ela é muíto difícil, então usaremos o instrumento "Directional Gyro".
Localize o ''Directional Gyro" no painel, note que nele a contagem de graus varia para mais ou para menos, conforme manobra a aeronave.
Leia (passe o mouse sobre a bússola que aparece o pop-up de texto) a última indicação da linha de graus da bússola (no exemplo, era 252) e defina este valor no "Directional Gyro" (DG), clicando no botão abaixo dele (Directional Gyro-Decrease ou Increase).
Após calibrado o DG volte a escala externa da bússola de forma que o N fique as 12:00Hs - assim voando para o Norte a agulha ficará entre as linhas paralelas da escala. (1)
Agora esta pronto para navegar. Voe seguindo a indicação do "Directional Gyro" (DG), mas esteja ciente que que o DG se desajusta rapidamente.
Então é necessário repetir o procecimento de ajuste a cada 10-15 minutos, ou após manobrar violentamente.
Como não é recomendavel fazer estes ajustes ao entrar numa "hot zone", torna-se importante ajustá-lo com um intervalo menor ao se aproximar desta aréa, ou no caso de precisar fugir para casa podera acabar indo na direção oposta...
Certifique-se que a bússola (a magnética) esteja estabilizada antes de fazer a leitura para ajustar o "Directional Gyro", para isso trime a aeronave num vôo nivelado.
(1) Opcionalmnte podera usar a escala externa da bússola para designar um curso a ser seguido (Curse setter), ex 285º - neste caso girea-a até que o "HUD" indique esste valor.
Observe que nos controles a um comando "Look at instruments" (é preciso definir uma tecla/botão) que permite olhar rapidamente os instrumentos com uma visão aproximada enquanto este botão for mantido pressionado, independente de estar com visão voltada para o 6 ou outra posição, usando TrackIR ou similares. Use este comando para consultar a bússola ou o giro direcional (DG) sem perder o POV."
Sokol1