Asteroide raspa na Terra e bate recorde de aproximação

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
saraiva
Manicaca
Manicaca

Asteroide raspa na Terra e bate recorde de aproximação

Post by saraiva »

Recorde de aproximação
Na última sexta-feira, dia 04, um pequeno asteroide até então desconhecido passou raspando pela Terra.
Segundo a NASA, o 2011 CQ1, com cerca de um metro de diâmetro, passou a apenas 5.480 quilômetros da superfície do planeta.
Este é um recorde histórico, constituindo a maior aproximação já registrada.
O asteroide "tirou tinta" da Terra em uma área sobre o sul do Oceano Pacífico. Se tivesse sido detectado antes, a probabilidade de colisão teria sido calculada próxima aos 100%.
O recorde anterior havia sido registrado em 2004 - mas o 2004 FU162 passou a mais 6.400 quilômetros da superfície do planeta.

Saída pela esquerda
E a aproximação inédita gerou também um outro fato inusitado: ao passar pela Terra, o asteroide fez a curva mais fechada que os astrônomos já haviam registrado para um corpo celeste.
Como era muito pequeno e passou muito perto, a gravidade da Terra exerceu uma influência forte o suficiente para alterar completamente sua órbita, fazendo-o virar à esquerda em 60 graus.
A curva foi tão fechada que foi suficiente para mudar a categoria do asteroide.
"Antes da recente aproximação com a Terra, este objeto estava na chamada órbita de classe Apolo, que fica na maior parte do tempo fora da órbita da Terra," explicaram Don Yeomans e Paul Chodas, do Programa NEO (Near-Earth Object: objetos próximos à Terra).
"Depois da aproximação, a atração gravitacional da Terra modificou a órbita do objeto para uma órbita classe Atenas, quando o objeto passa a maior parte do tempo dentro da órbita da Terra," explicaram os astrofísicos.

Image

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br
A morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da
humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram,
eles dobram por ti. - John Donne
44_Santo
Veterano
Veterano

Re: Asteroide raspa na Terra e bate recorde de aproximação

Post by 44_Santo »

Com 1m de diâmetro, será que ele conseguiria chegar ao chão caso entrasse na atmosfera terrestre?

santo
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
23_LuftDanger

Post by 23_LuftDanger »

44_Santo wrote:Com 1m de diâmetro, será que ele conseguiria chegar ao chão caso entrasse na atmosfera terrestre?

santo
eh tambem nao entendi, isso nao seria um meteorito?
ö
saraiva
Manicaca
Manicaca

Post by saraiva »

Quem já viu o Bendegó no Museu a Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro pode comparar. O bicho é de mais de metro e fez um baita estrondo quando caiu.
A morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da
humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram,
eles dobram por ti. - John Donne
Redsoldier

Post by Redsoldier »

44_Santo wrote:Com 1m de diâmetro, será que ele conseguiria chegar ao chão caso entrasse na atmosfera terrestre?

santo
Acho que dependeria da composição do asteróide.
42_Hildebrand
Arataca
Arataca

Post by 42_Hildebrand »

S!
Acho que dependeria da composição do asteróide.
Isso que o Redsoldier falou, além é claro do tamanho, é sem dúvida a questão mais importante ao se pensar se o objeto chegaria ao chão ou não. Se fosse de metal chegaria com certeza.
eh tambem nao entendi, isso nao seria um meteorito?
Ser ou não um meteorito tem relação se ele está no espaço ou se entrou na nossa atmosfera, essa nomenclatura, se não me engano, não é relativa ao tamanho ou peso do objeto.

Aliás, quem poderia nos dar informações melhores seria o ilustre senhor doutor Nospheratusão!! (que anda mei sumido, acho que é porque sua órbita o leva a locais distantes na Via Láctea :D :D )

SP!
O "Aerolula" da Argentina é um EMBRAER Lineage 1000! Eita!!!
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

Isso mesmo Hildebrand, ele é asteróide enquanto está no espaço, quando entra na atmosfera terrestre é meteoro e quando atinge o solo é meteorito.
Então se na sua apólice de seguros estiver escrito que sua casa está protegida até por queda de meteoro, isso quer dizer que sua casa não está protegida, hehe. :P
Por isso se diz "chuva de meteoros".
Ninguém gostaria de ver uma chuva de meteoritos, seria como se aquela região fosse bombardeada por uma barragem de artilharia.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
MadG
Manicaca
Manicaca

Post by MadG »

Começou...
acme313

Post by acme313 »

MadG wrote:Começou...
2012 ta ai :rofl:
Post Reply