Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

Desde o término da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos encontram o fuzil Avtomat Kalashnikova em praticamente todos os conflitos que participaram. Barata e eficiente, a arma é a favorita entre rebeldes, milicianos, terroristas e traficantes, mas também é adotada por cerca de 50 exércitos pelo mundo.

Conhecido simplesmente como AK-47, o modelo foi criado pelo russo Mikhail Kalashnikov em 1947, daí seu nome. Mais de meio século depois, seu design não sofreu muitas alterações.

Image

Durante a Guerra do Vietnã, soldados norte-americanos relataram que AKs desenterrados em áreas de cultivo de arroz, apesar de imundos, molhados e enferrujados, continuavam a disparar perfeitamente.

"Seu poder de fogo (600 cartuchos por minuto) e sua confiabilidade impressionante dão a ela uma vantagem sobre os modelos de armas mais sofisticadas, tais como o M-16", diz o jornalista Larry Kahaner. Pelo impacto que esse instrumento bélico causou nos conflitos contemporâneos, Kahaner decidiu escrever o livro "AK-47", uma "biografia" do fuzil que conquistou uma reputação lendária.

Com tradução de Mario Pina, o título acaba de ser publicado no Brasil pela editora Record. Leia, abaixo, um trecho do exemplar no qual o autor relata um combate ocorrido em Bagdá.
Em 23 de março de 2003, sob a proteção da escuridão, 32 helicópteros de combate Apache do exército dos EUA voavam para Bagdá na frente das forças de coalizão, seguindo na direção norte e sobrevoando a parte terrestre em direção à cidade-capital. Os helicópteros estavam em missão de busca e destruição para encontrar a guarda republicana de Saddam Hussein que supostamente formava um semicírculo para proteger a parte sul da cidade. Na preparação para essa missão, as principais posições de artilharia de Saddam tinham sido golpeadas por mísseis terra a terra e foguetes ATACMS carregando 950 bombas de 225 gramas. As forças remanescentes do inimigo seriam então varridas por estas máquinas de 22 milhões de dólares que voavam baixo, equipadas com canhões de 30 mm e os mais avançados sistemas de radar Longbow, capazes de direcionar mísseis antitanques Hellfire para alvos múltiplos.

No entanto, quando os Apaches estavam em posição, algo inesperado aconteceu. As luzes nas cercanias de Bagdá se apagaram, como se tivesse ocorrido um blackout. Então, do mesmo modo misterioso, elas voltaram a acender dois minutos depois.

Os pilotos do exército dos EUA não perceberam que aquele era um sinal de ataque.

O que aconteceu em seguida chocou até mesmo os veteranos mais acostumados ao combate. Os helicópteros Apache foram atacados de todas as direções pelas armas de combate mais prolíficas e eficazes do mundo, um dispositivo tão simples e barato que pode ser comprado em muitos países por menos do que o custo de uma galinha viva. A arma, desenhada na bandeira e na moeda de vários países, agitada de modo desafiante por guerrilheiros e rebeldes ao redor do mundo, modificou o panorama geopolítico da era pósguerra fria. Ela tem sido responsável por mais de 250 mil mortes todos os anos. É inquestionavelmente a arma de fogo de escolha de pelo menos cinquenta exércitos legítimos e de boa reputação, em paralelo a incontáveis forças de combate constituídas por desprovidos de direitos civis abrangendo insurgentes e terroristas internacionais, traficantes de drogas e gangues de rua.

Ela é o fuzil de assalto AK-47.

Quando os Apaches pairavam em posição, eles levaram milhares de tiros das tropas de terra do Iraque. Dos 32 helicópteros, 31 sofreram danos; todos tiveram que abortar a missão. Um foi derrubado e dois pilotos foram capturados. Os oficiais do Pentágono não sabem se o helicóptero foi abatido ou sofreu problemas mecânicos. Um piloto que conseguiu voltar a salvo disse: "Vinha de todas as direções. Eu sofri disparos pela frente, por trás, pela esquerda e pela direita." O piloto Bob Duffney, de Springfield, Massachusetts, que voou em helicópteros de combate em 1991 na Guerra do Golfo, acrescentou: "Na Tempestade do Deserto, nós não tivemos um tiroteio como este."

Mesmo com todos os bilhões de dólares gastos pelos militares dos Estados Unidos com armas e tecnologia da era espacial, o AK ainda é a arma mais devastadora do planeta. Seu pente em forma de banana dá a esta arma um contorno facilmente reconhecível que a torna um símbolo da rebelião e do poder do Terceiro Mundo. Diferente do flagelo das minas terrestres, os 80 a 100 milhões de AKs fabricados e distribuídos desde a invenção do fuzil em 1947 representam uma ameaça mais perigosa porque eles podem ser facilmente transportados, reparados e usados por bandos de atacantes em incursões em diferentes locais. O AK possibilitou golpes na África, reides terroristas no Oriente Médio e roubos de bancos em Los Angeles. Ele se tornou um ícone cultural, e o seu formato passou a definir para nós a aparência que deve ter um fuzil mortal.

Folha.com
Image

http://livraria.folha.com.br/catalogo/1160798/ak-47

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by 44_Santo »

Eu vi um programa no Discovery Channel fazendo uma comparação entre a AK-47 e o M-16.
Num dos testes se colocava duas vigas parecidas com caibros emparelhados e atirava para comparar o poder de penetração dos dois fuzis.
O M-16 parou na segunda viga, já a AK-7 atravessou os dois, hehe.
Além disso o M-16 não pode com areia e poeira, precisa ser limpo constantemente senão na hora "H" ele trava e te deixa desarmado, isso inclui os carregadores que tem que estar bem limpos e é contrastante com as condições que normalmente se encontram as tropas numa guerra, na verdade é um problema sério.
Já a AK-47 é necessário se esforçar muito para fazê-la parar, chega a ser inacreditável e incrível como ela continua atirando depois de sofrer as mais diversas situações.


Nem a MG42 consegue fazer isso, aliás a MG42 já vem até com um cilindro removível para trocar antes dela travar. :P


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by 28_Condor »

S!

O AK-47 para mim resume o espirito da engenharia russa: pouca sofisticação, muita robustez e funcionalidade.




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Redsoldier

Re: Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by Redsoldier »

28_Condor wrote:S!

O AK-47 para mim resume o espirito da engenharia russa: pouca sofisticação, muita robustez e funcionalidade.




SP!
Ahhhh, pro ano de 1948 (data em que iniciou-se a produção em série) pode acreditar, era bastante sofisticada!
falando em design russo, o primeiro fuzil de assalto legítimo produzido e adotado por alguma força-armada foi russo, muito antes do MKb.42 e Stg.44 alemães.

Era o Fedorov Avtomat, desenhado por Vladmir Fedorov no início do século XX, chegou a ser utilizada na Primeira Guerra Mundial, mas só algumas milhares de unidades foram produzidas. Resultado das viagens de Fedorov e seus estudos sobre os fuzis automáticos do século XIX, era extremamente versátil e complexo para a época.
Image

Outros fuzis de assalto surgiram antes, mas nao passaram de protótipos.
User avatar
22_Ponte
Engrenado
Engrenado
Posts: 2847
Joined: 06 Apr 2004 21:00
Location: New Zealand
Contact:

Re: Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by 22_Ponte »

S!

Putz! O vídeo é impressionante.

SP!
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
User avatar
Heero
Posts: 146
Joined: 13 Aug 2010 12:59

Re: Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by Heero »

enteressante!
um grande parabens aos cientistas de armas nazistas por inventarem a STG44!
se nao fosse por eles inventarem a STG44 e os russos capturarem ela o AK-47 nunca teria nasciso.
pelo que eu sei a M-16 so tem precisao mais poder de parada quase nenhum, o AK tem muito poder de parada mais a precisao é precaria!
acme313

Re: Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by acme313 »

Baseado no M1 Garand e na STG44, "two classical weapons"
Redsoldier

Re: Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by Redsoldier »

Heero wrote:enteressante!
um grande parabens aos cientistas de armas nazistas por inventarem a STG44!
se nao fosse por eles inventarem a STG44 e os russos capturarem ela o AK-47 nunca teria nasciso.
pelo que eu sei a M-16 so tem precisao mais poder de parada quase nenhum, o AK tem muito poder de parada mais a precisao é precaria!
Conta um alvo sem proteção, na verdade a atual munição utilizada no M-16, a M855 realiza muito mais danos ao tecido que 7.62x39 russo... Isso se deve a maior (contudo insuficiente) capacidade de fragmentação do projétil.

Contudo a penetração é muito menor.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by 44_Santo »

No teste que eu vi, o militar americano que foi convidado para testar as armas também falou sobre isso.
Mas ficou parecendo conversa de patriota, porque quando ele foi testar a precisão das armas, percebi nitidamente que ele errava o alvo intencionalmente para não deixar o AK-47 parecer muito melhor que o M-16.
Então ele falou na maior cara-de-pau insinuando que não adiantava você ter tudo aquilo se não pudesse acertar o alvo.
Fora que ele ficava com um bico "deeessee" tamanho quando a reportagem falava das vantagens do AK-47. :lol:


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Redsoldier

Re: Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by Redsoldier »

44_Santo wrote:No teste que eu vi, o militar americano que foi convidado para testar as armas também falou sobre isso.
Mas ficou parecendo conversa de patriota, porque quando ele foi testar a precisão das armas, percebi nitidamente que ele errava o alvo intencionalmente para não deixar o AK-47 parecer muito melhor que o M-16.
Então ele falou na maior cara-de-pau insinuando que não adiantava você ter tudo aquilo se não pudesse acertar o alvo.
Fora que ele ficava com um bico "deeessee" tamanho quando a reportagem falava das vantagens do AK-47. :lol:


santo.
Nestes programas eles pucham a sardinha mesmo pro lado americano... Especialmente porque a AK-47 tem uma coisa chamada seletor de tiro :P
Normalmente eu vejo os caras tentando acertar um alvo a 100m com fogo automático.

Mas a questão do stopping power é fato. Tanto que o atual AK-74M e o Ak-107 em operação na Rússia utilizam o calibre 5.45x39, bem mais "fraco" que o 7.62 do Ak-47.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by 21_Sokol1 »

AK-1 ou AK-46 - com mecanismo semelhante a carabina SKS -que falhou ao ser submetido ao teste comparativo com outros modelos soviéticos.

Image
Image

Dementiev AD, no qual o AK-47 foi "inspirado".

Image
Image

Bulkin AB-46 outro concorrente do programa que escolheu o AK-47.

Image
Image

Sudaev AS-44 (de 1944) considerado o primeiro rifle de assalto sovietico. O projetista morreu antes de finalizado o projeto.

Image

O AK-47 foi escolhido não por ser o melhor - mais preciso - mas por ser o mais durável.

Kalasnikov baseou o desenho do AK-47 no STG-44 alemão?

"Não camarada, ele desenhou o que lhe ordenaram (Stalin) para desenhar."

Sokol1
User avatar
Heero
Posts: 146
Joined: 13 Aug 2010 12:59

Re: Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by Heero »

Image
STG44

Image
AKM-47

tem certeza que nao?

se quiser eu posto a semelhança no ferrolho deles.

quando capturarao o STG44 tentaram replicar e melhorar ele mais e o russo que tava projetando o AK-47 viu tal arma e assim ta bem igual, a semelhança com o SKS é bem visivel mais depois da descoberta pode notar que o modelo mudou drasticamente
Redsoldier

Re: Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by Redsoldier »

Heero wrote: tem certeza que nao?

se quiser eu posto a semelhança no ferrolho deles.

quando capturarao o STG44 tentaram replicar e melhorar ele mais e o russo que tava projetando o AK-47 viu tal arma e assim ta bem igual, a semelhança com o SKS é bem visivel mais depois da descoberta pode notar que o modelo mudou drasticamente
Heero, leia o post meu lá em cima e some-o ao do Sokol... Os russos já dominam esse desenho de fuzil-de-assalto desde 1915... É até capaz até dos alemães terem "copiado" dos russos o desenho do Stg.44 :wasntme:
Houve uma concorrência de designs, não só "um russo que viu ae e copiou"! Aliás, esse livro deve explicar melhor como surgiu o Ak-47.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by 44_Santo »

A AK-47 é na verdade uma união de todas as coisas boas que existiam na época, porque ninguém quer reinventar a roda e isso quer dizer que ela não tem nenhuma novidade.
Na verdade a novidade é a própria AK-47, mas pelo menos o sistema de gás parece ter sido inspirado na STG44.
Wikipedia wrote:The AK-47 is best described as a hybrid of previous rifle technology innovations: the trigger, double locking lugs and unlocking raceway of the M1 Garand/M1 carbine,[13] the safety mechanism of the John Browning designed Remington Model 8 rifle,[14] and the gas system and layout of the Sturmgewehr 44.
Na questão da precisão, normalmente um rifle de assalto é projetado para combates até 300m, porém desde a WWII que qualquer fuzil tem uma relativa precisão de até 1500m em alguns casos, então isso não é problema nem para o pior dos fuzis.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Redsoldier

Re: Fuzil AK-47 ganha "biografia"

Post by Redsoldier »

44_Santo wrote:A AK-47 é na verdade uma união de todas as coisas boas que existiam na época, porque ninguém quer reinventar a roda e isso quer dizer que ela não tem nenhuma novidade.
Na verdade a novidade é a própria AK-47, mas pelo menos o sistema de gás parece ter sido inspirado na STG44.
É verdade, contudo o ferrolho do Stg.44 é basculante, enquanto o do Ak47 é rotativo, muito mais confiável e preciso.

Wikipedia wrote:The AK-47 is best described as a hybrid of previous rifle technology innovations: the trigger, double locking lugs and unlocking raceway of the M1 Garand/M1 carbine,[13] the safety mechanism of the John Browning designed Remington Model 8 rifle,[14] and the gas system and layout of the Sturmgewehr 44.
O próprio Fedorov Avtomat já tinha o mesmo sistema de trava do ferrolho.
44_Santo wrote: Na questão da precisão, normalmente um rifle de assalto é projetado para combates até 300m, porém desde a WWII que qualquer fuzil tem uma relativa precisão de até 1500m em alguns casos, então isso não é problema nem para o pior dos fuzis.


santo.
fuzil de assalto com precisão digna a 1500m não existe! Até 455m com um conjunto ótico bom, um M16 tem alguma precisão, além dos 600 metros é totalmente impreciso. Mas além disso, os engajamentos dificilmente ocorrem a mais de 500 metros.
Post Reply