
O aeroporto Santos Dumont chegou a ser fechado para pousos e decolagens, mas às 10h31 as operações foram normalizadas. No momento, está sendo utilizada a pista auxiliar. De acordo com a Infraero, até as 14h52, das 97 partidas programadas para o Santos Dumont, 24 foram canceladas e 16 atrasaram. Das 88 chegadas previstas, 25 foram canceladas e 14 estavam atrasadas. Os voos que partem do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, para o Rio estão sendo desviados para o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão).
Segundo a assessoria de imprensa da apresentadora Xuxa Meneghel, o avião que caiu na baía de Guanabara na manhã desta quinta-feira (12) levaria a artista para a cidade de Recife, onde ela vai participar do evento Monange Dream Fashion Tour.
Leia mais
Os bombeiros estão no local para retirar o avião, que está nas águas da baía. De acordo com a corporação, as três pessoas que estavam na aeronave --o piloto, o copiloto e um funcionário da Ocean Air-- já foram resgatadas e passam bem. Um catamarã que passava pelo local parou para ajudar a socorrer as vítimas.
A perícia será feita pela Aeronáutica e a investigação, pelo Cenipa (Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Ministério da Defesa).
As primeiras informações são de que logo após a decolagem no Santos Dumont, o avião teve uma pane elétrica e precisou voltar. Na hora de pousar, perdeu o freio e caiu na água. Especulou-se também que um pneu do avião estourou na hora daaterrissagem, mas a informação não foi confirmada. A Ocean Air informou em nota à imprensa que já iniciou as investigações para apurar o motivo do acidente e disse que o avião "deslizou na pista quando pousava" e caiu em baixa altitude nas águas da baía.
O representante comercial Romeu Chiappetta foi um dos passageiros prejudicados pelos atrasos. Ele voaria do Rio de Janeiro para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para pegar às 15h um voo para a Argentina, no aeroporto de Guarulhos (SP). "Estou aqui desde 7h e agora não sei o que fazer", disse ele, que teme perder o voo internacional. A companhia informou que está tentando achar uma solução para o caso dele.
Segundo informações do microblog Twitter da Associação Nacional dos Empregados da Infraero (Anei), que reúne as informações da Infraero, o avião é um jato Learjet, que decolou do Aeroporto Santos Dumont em direção ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão (Tom Jobim).
http://www.uol.com.br