JESUS, porra, como isso é possível? Como supostamente bem treinados pilotos americanos conseguem confundir ISSO
COM ISSO?
EU, um civil imbecil, sem qualquer conhecimento tecnico ou treinamento militar, consegui ver que não havia nada ali semelhante a uma arma! Com 24x de zoom a 1km... Deus, deram a autorização porque não tinham pessoal deles por perto, os caras são tão afobados por uma kill que até omitem informações no report? (ele diz que haviam RPG's, AK's e mais, quando na verdade ele comunicou ao seu piloto ter visto somente um individuo com RPG). Mas o pior de tudo é com a van... PQP!
E ainda liberam esses caras... Pqp, detestável, é a guerra, mas pelo amor de Deus, dava para ser muito mais eficiênte que isso!
PS:. Os filhos da puta ainda dizem que fizeram de tudo para salvar as crianças, os pilotos, mais desgraçados e filhos da puta do que nunca, ainda dizem que é culpa deles trazerem crianças para a batalha... Porra, tinha que ter revelado os nomes desses PUTOS. Porra...
Re: Efeito colateral.
Posted: 05 Apr 2010 21:31
by 22_Ponte
S!
A mas esse vídeo vai fazer o serviço de divulgar essas coisas.
Que coisa de louco isso.
Procurei, mas não vi nenhuma arma.
SP!
Re: Efeito colateral.
Posted: 06 Apr 2010 00:51
by 15_Nymer
São mesmo os herois da liberdade... raça superior... esse filme já passou com outros atores.
Re: Efeito colateral.
Posted: 06 Apr 2010 11:13
by 44_Santo
Misericórdia!
Como a vida poderia ter tão pouco valor!?
Imagina você assistindo à morte de seu pai, irmão ou até mesmo um bom amigo de maneira cruel, sem a menor chance de defesa e ouvindo os assassinos zombando, rindo e fazendo piadas do tipo: "Olha, passou por cima do corpo, haha!".
Esse mundo ta perdido mesmo!
santo.
Re: Efeito colateral.
Posted: 06 Apr 2010 23:05
by 22_Ponte
S!
É depois o neguinho se enrola num explosivo e manda um prédio americano pelos ares e os caras não sabem o porquê?!
SP!
Re: Efeito colateral.
Posted: 07 Apr 2010 10:15
by 11_Aerroc
Primeiro deixo claro que sou totalmente contra esta nação norte-americana! Constroem guerras se fazendo de mocinhos enquanto o único objetivo é riqueza e poder. (Saddam Hussein estava com 40% das riquezas do país convertida para o Euro e exatamente quando houve a invasão, Hussein tinha data marcada para começar a cotar o seu petróleo em Euro. Com isso o dólar americano deixaria de ser a referência mundial e os EUA sofreriam inicialmente com uma brutal queda no valor da sua moeda e a longo prazo com altas taxas de inflação. O risco de um novo crash era iminente, uma vez que a economia daquele país não sabe lidar com inflações e muitos contratos vigentes não a prevê. Isso são fatos.)
Vou dar a minha opinião sobre o video.
O que fizeram com a van, creio que fere tratados de guerra!! Entendo que estavam prestando socorro médico aos feridos, não eram ameaça, então não poderiam de nenhuma maneira ataca-los. Deveriam ser punidos!!! Mas sabemos que nada acontecerá à estes merdas.
Sei que vou contrariar muitos, mas segue a minha opinião para o que aconteceu antes disto:
- De 3:48 até 4:00 do video vejo claramente 3 homens armados, realmente parece ser com AKs. Portanto, são corretamente considerados insurgentes;
- Naquela condição (num grupo de insurgentes armados e através da imagem de uma câmera PB de baixa resolução), acho completamente possível confundir uma câmera deste porte com um RPG a instantes de ferir soldados aliados (vejam as fotos de alguns abaixo). Vejam de 4:06 a 4:20, agora que sabemos se tratar de uma câmera fica fácil identificar, mas se coloquem dentro de todo o contexto, eu particularmente acho impossível que não se tenha certeza de ser um RPG que será disparado.
- Se os fotógrafos estavam imersos num grupo de insurgentes armados, o que podiam esperar?? Segurança?
O único momento que fica claro se tratar de uma câmera é aos 4:48 quando um deles olha a foto, mas é exatamente um segundo antes do disparo e convenhamos, o piloto já estava mirando e não avaliando, mesmo que estivesse avaliando, o cara de camiseta listrada que também olha a foto está segurando uma arma (dá pra ver a coronha) e o cara a esquerda deste está segurando outra arma rente a perna.
Sinceramente, os fotógrafos se colocaram entre as duas forças, ou muito pior, completamente misturados a uma delas e sem nenhuma chance de serem identificados de maneira diferente.
Imaginem outra situação: O piloto olha, olha, olha e não atira, o insurgente lança uma granada e dezenas de soldados são mortos... Iríamos cair de pau, não é!?
RPGs
Algumas lentes extremas
Re: Efeito colateral.
Posted: 07 Apr 2010 10:47
by 04_Nospheratus
Quero uma objetiva dessas e, de preferência,
que não tenha sido bombardeada...
Re: Efeito colateral.
Posted: 07 Apr 2010 15:06
by 13_Diniz
"A guerra, a princípio, é a esperança de que a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de que o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver que o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver que todo mundo se ferrou. " Karl Kraus.
Re: Efeito colateral.
Posted: 07 Apr 2010 18:32
by Redsoldier
Aerroc, depois de dois dias, com a cabeça mais fria é possível argumentar de maneira razoavel de minha parte:
-Os jornalistas estavam realmente errados em determinados pontos. Não estavam portando coletes com identificação e estavam com seguranças privados não identificados. Não haviam dito sua posição às tropas da coalizão e estavam bem proximos à zona de combate, sem essas precauções.
-No vídeo, em um momento descansado e em um ambiente confortável, é claramente visível o "Flash" encaixável na camera, em diversos momentos. A silhueta é inconfundível com o mais compacto dos Lança-foguetes.
- O piloto e artilheiro, estão visívelmente estressados, sob pressão do comando e realizando a troca de confirmação de informações de maneira corrida. Se fossem devidamente adestrados e treinados para a situação de combate urbano em presença de civis, estariam preparados para identificá-los, mesmo sob pressão, essa é a função do soldado, já se foi o tempo que era necessário somente achar a cidade e lançar as bombas.
-Estavam somente a 2km deles, além disso as tropas em solo falharam em dar o posicionamento correto de seus atacantes, falharam em, com precisão, informarem às aeronaves a posição de seus inimigos e em tentarem de todas as formas neutralizá-los sem assistência aerea. Novamente, esta deveria ser a função da infantaria na guerra urbana, eles deveriam agir mais como policiais que como soldados!
Nos 4:05 aprox. É possível ver a camera no chão, identifica-la ali seria facilimo para alguém bem treinado, frio e atento. Para completar, se os AH-64D enviassem suas imagens em tempo real para postos de comando avançado, com certeza o oficial que solicitou o apoio teria visto que aqueles não se tratavam de seus inimigos.
Mas realmente houve erro dos repórteres em serem tão precipitados e despreparados, sem dúvida.
Re: Efeito colateral.
Posted: 08 Apr 2010 10:14
by 44_Santo
Realmente foi dito no jornal que os homens armados eram seguranças dos repórteres e provavelmente deveria ser do conhecimento de todos que eles andavam com seguranças.
Mas o que mais me chocou não foi só o ataque, mesmo porque tiro amigo é inevitável em qualquer guerra, mas o despreparo e a crueldade dos tripulantes do helicóptero.
Espero que eles não saiam impunes dessa barbárie, para que o mundo veja que os EUA não aprovam esse tipo de ato e que as forças armadas americanas são formadas, em sua maioria, de pessoas de bem.
Caso não seja feita justiça, a impressão que fica é que as forças armadas americanas são isso mesmo.
Outra coisa, nada justifica a morte de inocentes, ainda que seja tiro amigo inevitável numa guerra, o mínimo que se espera é um pedido formal de perdão e respeito pelos mortos e não um relatório dizendo que a operação foi um sucesso e que era isso mesmo que deveria ser feito e que a culpa foi deles de estarem no lugar errado.
santo.
Re: Efeito colateral.
Posted: 08 Apr 2010 17:46
by Redsoldier
santo, eles estavam sem identificação, do lado de um monte de caras armados... Queriam o que?
Não houve punição, mesmo os pilotos tendo disparado contra pessoas que prestavam socorro as vítimas (o que é proibido internacionalmente), isso ocorreu a anos atrás, mas só foram reveladas as imagens agora.
Re: Efeito colateral.
Posted: 08 Apr 2010 18:09
by 28_Condor
S!
Reporter de guerra tem a obrigação de usar identificação, inclusive para o bem deles, como se vê nesse episodio lamentável.