FAB Trabalhanu...

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
Hotsea

FAB Trabalhanu...

Post by Hotsea »

Image

Um pequeno avião carregado com cocaína por pouco não foi abatido por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) nas proximidades de Cristalina (GO), a 140km de Brasília, no fim da tarde de ontem. Os pilotos receberam alerta para que pousassem imediatamente, mas decidiram prosseguir viagem. O Tucano da FAB disparou um tiro de advertência, mas os criminosos não se intimidaram. Em seguida, os militares efetuaram outros dois tiros de abate, forçando os traficantes a aterrissar a aeronave em uma fazenda. Os criminosos — as autoridades não souberam precisar quantos — fugiram se embrenhando na mata.

Segundo fontes da Polícia Federal, o avião vinha da Bolívia, com cerca de 150 quilos de cocaína, quando foi interceptado já sobre o espaço aéreo de Goiás. Os pilotos da FAB pediram a identificação e a origem da aeronave, mas não receberam respostas. Depois de dar o primeiro tiro de advertência, conforme determina a Lei do Abate(1), os traficantes desviaram a rota do voo, retornando em direção à Bolívia. Os militares pediram autorização do Comando da Aeronáutica, que consentiu com o tiro para abater a aeronave não identificada.

“Foram dados dois tiros para acertar o avião”, explicou a fonte da PF, que pediu anonimato. Ao perceberem que poderiam cair, os traficantes decidiram voltar à rota original e aterrissar. Os policiais federais que seguiram para o local não sabiam informar a nacionalidade do avião, nem precisar o total de cocaína que ele carregava, mas calcularam em cerca de 150 quilos. Esse foi o segundo caso no país em que a FAB atira em uma aeronave suspeita. O primeiro aconteceu em junho, em Rondônia. Mas até hoje, desde a instituição da Lei do Abate, nenhuma aeronave chegou a cair após ser interceptada.

Próximo ao local do pouso, a PF apreendeu um veículo que estava escondido na mata. Os agentes acreditam que o carro seria utilizado pelos traficantes. Dezenas de policiais federais das superintendências de Goiás e do Distrito Federal seguiram para o local, depois de avisados pela FAB. Todo o material recolhido na aeronave seria transportado para Brasília, inclusive a cocaína apreendida. A PF não tem pistas dos traficantes, nem sabia informar o destino da droga. O avião, depois de passar por uma perícia, deverá ser trazido ao Distrito Federal.

Goiás se tornou rota alternativa do tráfico boliviano, hoje, o que mais cresce na América do Sul, conforme mostrou reportagem do Correio em agosto passado. Pequenos aviões partem das regiões bolivianas produtoras de coca e voam diretamente para pistas clandestinas construídas em fazendas ou no meio da mata goiana. Há dois meses, a FAB interceptou um avião, em Mato Grosso, que partiu de uma pista clandestina próxima de Caiapônia (GO). Depois da apreensão de mais de 400 quilos da droga, a Polícia Federal começou a trabalhar intensamente na região, utilizada por traficantes que tentam evitar rotas conhecidas para carregamentos de grande quantidade de cocaína, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

Fonte: http://www.aereo.jor.br/2009/10/30/tuca ... o-trafico/
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca

Post by 41_Tche-Loko »

Finalmente resolveram gastar a munição da forma correta. :ok
'Nao acreditar em si e o principio do fim'
17_Vulture
Arataca
Arataca

Post by 17_Vulture »

Duro é pensar que o aviãozinho atravessou o MT inteiro até ser interceptado em Goiás.

Faz pensar se os traficas não teriam sido bem sucedidos se fizessem uma incursão mais curta em território brazuca.
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
39_HeadShot

Post by 39_HeadShot »

17_Vulture wrote:Duro é pensar que o aviãozinho atravessou o MT inteiro até ser interceptado em Goiás.

Faz pensar se os traficas não teriam sido bem sucedidos se fizessem uma incursão mais curta em território brazuca.
É verdade, os caras queriam pousar no Campo de Marte....rsrsrs, tinha que interceptar logo de cara na fronteira.... hehehe

Aliás qual a base mais próxima do ocorrido?

SP!
17_Vulture
Arataca
Arataca

Post by 17_Vulture »

Da interceptação, é Anápolis (BAAN).

Da violação do espaço aéreo é Campo Grande (BACG, lar dos Flechas do 3º/3º, salvo engano).

Dependendo de por onde eles entraram, tem o posto de observação avançada (FOL) do SIVAM em Vilhena, mas não é uma base aérea.
[b]Jambock__17 - Vulture

Hotsea

Post by Hotsea »

Se eu fosse o piloto, daria um strafe no mato onde os vagabundos se esconderam... hummm, strafe.... falou gente, vou strafar algo no wb :lol:
Rotschlamm

Post by Rotschlamm »

17_Vulture wrote:Da interceptação, é Anápolis (BAAN).

Da violação do espaço aéreo é Campo Grande (BACG, lar dos Flechas do 3º/3º, salvo engano).
a aeronave que fez a interceptação com certeza é do 3º/3º Flecha
Fora os do Flecha imagino que o A-29 em condições de ataque mais próximo seja em Porto Velho (2º/2º Grifo) visto que não há A-29 em Anápolis (Não que me recorde)

Mas o problema é que esse avião avançou tanto em território brasileiro que já dava pra ser interceptado até por um F-2000 do GDA (Anápolis)... aí não é questão de tráfico mas de defesa do espaço aéreo, pois se fosse um Su-27 causaria um bom estrago no GDA

EDIT: ou mesmo um grande estrago na nossa capital
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

EDIT: ou mesmo um grande estrago na nossa capital
Depende do ponto de vista, poderia por exemplo acertar o senado em dia de votação de aumento para os politicos, com certeza vai esta de casa cheia... :twisted:

Sokol1
17_Vulture
Arataca
Arataca

Post by 17_Vulture »

Rotschlamm wrote:visto que não há A-29 em Anápolis (Não que me recorde)
Cara, eu acho que tem sim. O GDA tinha Tucanos, não sei se recebeu os Super.

Rotschlamm wrote:EDIT: ou mesmo um grande estrago na nossa capital
Hmmm... 29/out foi uma quinta-feira... Final da tarde de quinta, em BSB? Zero chance de algum estrago positivo... :)
[b]Jambock__17 - Vulture

EliotXII

Post by EliotXII »

mais em vez de dar tirinho de alerta podiao sentar o dedo mesmo pelomenos assim os traficantes nao teriao fugido e sei la se era maconha ou coca ou craque teria sido insinerado logo de cara!

mais isso é o que eu teria feito, mais isso depende da opiniao de cada um!
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

17_Vulture wrote:Hmmm... 29/out foi uma quinta-feira... Final da tarde de quinta, em BSB? Zero chance de algum estrago positivo... :)
:lol: :lol: :lol:

EliotXII wrote:mais em vez de dar tirinho de alerta podiao sentar o dedo mesmo pelomenos assim os traficantes nao teriao fugido e sei la se era maconha ou coca ou craque teria sido insinerado logo de cara!

mais isso é o que eu teria feito, mais isso depende da opiniao de cada um!
Porém existem normas e leis a serem seguidas, depois que ele deu o tiro de aviso e percebeu que os caras iam dar uma de espertos ele poderia seguramente sentar a pua neles, mas até bater o rádio, receber autorização pra isso vai tempo... :roll:

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
17_Vulture
Arataca
Arataca

Post by 17_Vulture »

santo wrote:Porém existem normas e leis a serem seguidas
Ainda bem que o Eliot jamais vai passar na prova de português pra AFA, então não corremos o risco dele sair atirando a esmo por aí, em descumprimento a qualquer procedimento e a legislação do país...
[b]Jambock__17 - Vulture

Rotschlamm

Post by Rotschlamm »

17_Vulture wrote:
Rotschlamm wrote:visto que não há A-29 em Anápolis (Não que me recorde)
Cara, eu acho que tem sim. O GDA tinha Tucanos, não sei se recebeu os Super.
Pode ser... mas neste caso será que estariam preparados pra fazer uma interceptação? acho que não... mas se por acaso esse avião foi interceptado por uma aeronave de Anápolis, então ele passou despercebido pelo Flecha, cuja missão é defender a fronteira...
17_Vulture
Arataca
Arataca

Post by 17_Vulture »

É vero... Melhor ficarmos com os Flechas...
[b]Jambock__17 - Vulture

EliotXII

Post by EliotXII »

17_Vulture wrote:
santo wrote:Porém existem normas e leis a serem seguidas
Ainda bem que o Eliot jamais vai passar na prova de português pra AFA, então não corremos o risco dele sair atirando a esmo por aí, em descumprimento a qualquer procedimento e a legislação do país...
LOL

mais quem disse que pra eu atirar em alguma coisa precisa disso?
so pegar um G3A3 e sentar o dedo :twisted:
Post Reply