Modificando um Hotas Cougar

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
DocFlyer

Modificando um Hotas Cougar

Post by DocFlyer »

Olá Cmtes.

Como prometí, aí está meu primeiro protótipo de modificação do mecanismo de um HOTAS COUGAR. Funcionou muuuuuuito bem :D
No entanto estou preparando um segundo protótipo melhorado com os bolsistas da universidade e pensando numa produção em série pois o único fabricante de um "Hotas Mod" é da Austrália em parceria com a "Cub Pilot's", que se torna muito caro para o Brasil.

DocFlyer

ImageImage
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

um segundo protótipo melhorado com os bolsistas da universidade
Mmm, explorando mão de obra não remunerada semi qualificada.... :lol: :lol: :lol:

É impressão minha ou estas molas estão com comprimentos diferentes nos eixos X e Y :? :-?

Alem do CubPilot a outros mods para o Cougar, como por exemplo do NN_Dam da França - e mais caro ainda, pois o preço é em Euros:

http://danreiv.free.fr/coug1/hall.JPG

Alias é um MOD bom de ser copiado, principalmente para ser usado com simuladores de combate a helice (IL-2).

BTW - Tem muita lenda em cima do Cougar, ele não é tanto joystick assim...

Sokol1
DocFlyer

Post by DocFlyer »

Fala Sokol :ok

Justamente, o que vale no Cougar é a interface programável e o "Grip" bem resistente.
No entanto o mecanismo é terrível, frágil e não compatível com o peso do Grip.
As molas utilizadas no sistema são de 1,5mm potentes o suficiente para o conjunto mantendo uma suavidade no movimento.
A posição das molas são ajustadas por parafusos extensores de forma a centrar o Grip.

Um segundo projeto que estou desenvolvendo seria multiplataforma, servirá tanto pro Hotas quanto para uma montagem de um manche caseiro. Bastaria mudar apenas o conjunto de molas pesadas ou leves.

Sokol, você acha que haveria um pequeno mercado para vender-se o mecanismos de manche e manete?
Qual a previsão do custo Brazzzzzilllll do G940?
Eu tenho um "FFB" da ThrustMaster e já testei o Sidewinder, é uma bomba e mecanismo interno frágil, ruím de centralizar e mais atrapalha que ajuda numa simulação. Qual a avaliação "não tendenciosa" desse critério pelos foruns?
Como piloto afirmo que não existe nada ainda que responda como manche real até porque os próprios simuladores são limitados por uma série de fatores. Principalmente o hardware necessário que muda muito em pouco tempo.

DocFlyer ;)
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Sokol, você acha que haveria um pequeno mercado para vender-se o mecanismos de manche e manete?
Bem, aqui no BreZil tem uma pequena comunidade de usuários do Cougar - o pessoal que gosta do Flacon 4.0/LOMAC.

Já vi estes com:
Cruzeta quebrada
Potenciometros com ruido (afinal são Ching Ling).
Embuchamento no eixo para tentar eliminar as folgas.
E um gastando rios de dinheiro fazendo um gimbal CNC... e acabou comprando outro joy COTS. :-P

Se voce fizesse um mecanismo tipo esse do NN_Dam, que serve tanto para pilotar jato como helice poderia haver interesse - dependendo do preço, pois por ~400.00 AUD ja existe o UberNXT. Ate mesmo dos gringos.

Agora, tem que fazer "por amor a arte", pois se fizer pensando em lucro pode esquecer.
Qual a previsão do custo Brazzzzzilllll do G940?
Se o G940 aparecer no Paraguai é possivel que seja vendido no "paralelo" por uns R$ 1.000,00/1.200,00 - caso do volante G-27.

Se for importdo pela JPTech (que traz Saitek e Trustmaster) algo entre R$ 1.500,00 - 2.000,00.
O preço de venda aqui não tem muito a ver com o custo, veja, no Submarino e afins um X-52 "vanila"e um Cougar custam R$ 1.499,00(830.00U$)... :shock:
Nos EUA custam 90.00 e ~230.00 U$ respectivamente. :-?
mais atrapalha que ajuda numa simulação.
Sim Force Feedback em simulador de voo é bobagem e mal implementado - é legal mesmo em volante para racing SIM.

Porem surgiu uma necessidade real de FF, o DCS:Black Shark.

Neste voce precisa de FF não para chacoalhar o stick - ate porque no heli real ele é isolado da vibração do rotor - mas para o sistema de trimagem.

- Voce move o joy ate o heli voar reto e nivelado, aperta o trim e o joystick fica parado naquela posição.

Por isso o pessoal quer tambem pedal com FF.

Agora, se voce pegar um Microsoft Sidewinder FF 2 USB e desabilitar o FF no setup do IL-2, deixandoa tivo só o retorno ao centro, ele é o melhor joystick para colocar e manter o seu gunsight sobre o inimigo.
Já usei 3 joys da CH - que os gringos xiitas dizem ser o mais preciso (com seu controlador de 8 bits...) - e neste quesito eles perdem para o FF2.

NOTE - Não é devido ao FF e sim ao sistema de motores e engrenagens.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

DocFlyer,
Não queria falar, mas a disposiçao destas molas ai esta no minimo estranha, a força feita num eixo sera diferente do outro...

Já que vão fazer o MkII, sujiro se basearem no Es_Lite:

Image

A cruzeta no meio (vermeloo) é com rolamentos.
Esta disposição de molas em X vai atender tanto a piloto de jato como de helice.
Os pafafusos nas torres (dourada) permitem uma regulagem fina da centragem inicial.
E mantem o espaço para placa o circuito do Cougar.

Sokol1
DocFlyer

Post by DocFlyer »

Ok Cmte.

Belo modelo este e bem simples.
Só achei que esse mecanismo central seria pouco angulado. (movimento mais restrito do joy).

Se observar as molas (no meu projeto) um dos eixos é mais baixo e pra compensar as molas estão mais tensionadas prá um do que pra outro.

DocFlyer
Ernst

Post by Ernst »

DocFlyer voce lesiona em qual Universidade?
DocFlyer

Post by DocFlyer »

Caro Cmte. Talles

Eu leCiono em Santa Catarina.
Já meus alunos acham que eu leSiono eles nas avaliações... hehehe

Sou Prof. e Pesquisador em Engenharia Biomédica e Técnologia em Saúde.

De gênio, louco e simuleiro todos temos um pouco.
Veja o Sokol como base, é capaz de fazer até um cockpit usando apenas caixas de papelão reciclável, garafas pet e uma tampa de pasta dental. Logicamente tudo unido com superbonder... :lol: :lol: :lol:

Se o amigo for da região me manda uma MP ;)
Post Reply