(Da Redação, 15 de Setembro de 2009)
Fonte: Revista ASAS
Está em processo de organização, e deverá iniciar suas operações em breve, uma nova companhia aérea brasileira e que será sediada em Brasília, a Clean Air. A empresa deverá atrair grande atenção e com certeza marcará uma mudança nos céus nacionais, pois será a primeira vez na história da aviação comercial no Brasil, que serão operados no país aviões de fabricação russa – no caso, os modernos jatos bimotores Tupolev Tu-204.
Segundo a reportagem de ASAS apurou, a Clean Air assinou uma carta de intenção com a empresa russa de leasing Ilyushin Finance englobando dois grandes quadrirreatores wide body Ilyushin Il-96-300; quatro bijatos narrow body Tupolev Tu-204SM (similares ao exemplar da foto) em configuração de passageiros, e dois outros em configuração de cargueiros. Destes, os primeiros a operar deverão ser os Tupolev. Além disso, a Clean Air estaria também negociando a aquisição de cinco turboélices Let L-410.
Segundo reportagem do jornal "Correio Braziliense", em novembro próximo, uma equipe de pilotos e demais tripulantes já partirão para Moscou (Rússia), para receberem treinamento nos novos equipamentos Tupolev, e após este, retornariam ao Brasil já transladando as primeiras aeronaves Tu-204 que seriam utilizadas nos primeiros vôos da nova empresa. Em fevereiro de 2010, uma outra equipe receberá treinamento nos Ilyushin, que então iniciariam suas operações no Brasil em março, provavelmente em rotas internacionais. Entretanto, a reportagem não esclareceu sobre o andamento dos processos de homologação tanto do Tu-204 quanto do Il-96 junto às autoridades aeronáuticas brasileiras.
Por outro lado, a reportagem de ASAS pôde conferir que as negociações com os russos foram confirmadas durante o Salão Aeroespacial de Moscou (MAKS), em agosto último, quando também foram anunciadas as vendas de dois Tu-204SM cargueiros para a Ícaro, do Equador (com opção de um terceiro), e de dois cargueiros Il-96-300T para a Cielos, do Peru (também com opção de um terceiro exemplar). Outros contratos foram mais um Tu-204-100 para a Coréia do Norte; e de cinco Tu-204SM para a Iran Airtour (com 25 opções).
A versão Tu-204SM possui os turbofans avançados Perm PS-90A2, tendo peso operacional vazio de 60 toneladas e capacidade de 210 lugares em configuração integral de Classe Econômica. O peso máximo de decolagem é de 105 toneladas, com alcance padrão de 3.680km.
