não creio...

Aviação real no Brasil e no Mundo.
acme313

não creio...

Post by acme313 »

#
EUA concordam em transferir ao Brasil a tecnologia de caças
#
Brasil negocia a compra de 36 aviões, ao custo de até US$ 4 bilhões
#

DO G1

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu nota nesta quarta-feira (9) em que diz que o governo norte-americano vai transferir a tecnologia do caça F/A-18 Super Hornet ao Brasil, além de aprovar a montagem dos aviões em território brasileiro. A nota foi uma resposta às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que estavam avançadas as negociações com a França para a compra de 36 aviões de combate.

O F/A18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, compete com o Gripen, da sueca Saab, e o Rafale, da empresa francesa Dassault, um contrato de fornecimento que pode chegar a USS$ 4 bilhões. A expectativa é que até o fim de outubro o governo tome uma posição sobre a compra dos caças.

Segundo a Embaixada dos Estados Unidos, a proposta de transferência de tecnologia havia sido aprovada pelo Congresso norte-americano no último dia 5 setembro. "Nosso governo aprovou a transferência de toda a tecnologia necessária. Continuamos a acreditar que a nossa proposta é forte e competitiva", diz a nota.

O G1 entrou em contato com o Ministério da Defesa, mas não foi atendido, porque os assessores do ministro Nelson Jobin estavam em reunião. Ao chegar ao Itamaraty, onde recebe o presidente de El Salvador, Mauricio Funes, Lula foi indagado pelo G1 sobre a nova proposta dos EUA. "Daqui a pouco vou receber de graça [os caças], disse, sem parar.

A transferência de tecnologia era o principal argumento do governo brasileiro para as negociações com os franceses. Em entrevista veiculada pelo canal francês de televisão TV5 Monde no dia 6 de setembro, Lula afirmou que as negociações para a compra 36 caças Rafale estavam "muito avançadas".

"Não podemos comprar um avião caça sem possuir a tecnologia e é justamente porque pensamos em produzir uma parte deste avião no Brasil. Temos uma importante empresa que é capaz de fazê-lo", acrescentou o presidente, em referência à brasileira Embraer.

Durante os festejos do Dia da Independência, no dia seguinte, o presidente Lula e seu colega francês, Nicolas Sarkozy, emitiram comunicado conjunto em que anunciavam a intenção do governo brasileiro negociar a aquisição de 36 caças GIE Rafale. Os dois também assinaram acordos para o desenvolvimento compartilhado de submarinos e helicópteros.

Nesta terça-feira (8), porém, o Ministério da Defesa emitiu nota em que negou que o governo brasileiro já tenha se decidido pelos caças franceses. Na nota, o ministério informou que Estados Unidos e Suécia poderiam fazer novas ofertas ao Brasil.

Veja a íntegra da nota da Embaixada dos EUA

"A Missão dos Estados Unidos no Brasil recebeu diversas indagações sobre a situação da proposta da Boeing para a concorrência dos caças FX-2 [programa de modernização da Força Aérea].

Entendemos que uma decisão final ainda não foi tomada em relação ao vencedor do contrato. O F/A-18 Super Hornet é um caça de avançada tecnologia testado em combate e acreditamos que é o melhor em comparação com seus concorrentes. O governo dos EUA apoia totalmente a venda do F/A-18 Super Hornet à Força Aérea Brasileira. Nosso governo aprovou a transferência de toda a tecnologia necessária. Continuamos a acreditar que a nossa proposta é forte e competitiva.

A análise feita pelo Congresso dos EUA sobre a venda potencial do F/A-18 Super Hornet ao governo brasileiro foi concluída em 5 de setembro sem nenhuma objeção formal à venda proposta. Isso significa que a aprovação do Governo dos Estados Unidos para transferir ao Brasil as tecnologias avançadas associadas ao F/A-18 Super Hornet é definitiva. O governo aprovou também a montagem final do Super Hornet no Brasil.

O pacote multibilionário de compensações (offsets) da Boeing para investimento diretamente na indústria aeroespacial brasileira vai transferir tecnologia relativa ao design militar e à produção, fornecer autonomia em áreas-chave para suporte do programa e desenvolver uma ampla indústria aeroespacial no país que vai além de aeronaves de combate por meio do envolvimento direto com a maior companhia aeroespacial do mundo.

Os Estados Unidos acolhem a oportunidade de entrar em negociações abertas para a concorrência dos caças FX-2 que irá fortalecer a sólida parceria militar que o Brasil e os Estados Unidos já possuem baseada em interesses comuns e valores compartilhados."

:shock: :shock:
WTFAB

Post by WTFAB »

Engraçado ... não vi a citação sobre as bases na Amazônia ... exploração do Pré-sal ...
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Post by 17_Vulture »

WTFAB wrote:Engraçado ... não vi a citação sobre as bases na Amazônia ... exploração do Pré-sal ...
Deve ser porque o texto é sobre a poisção ianque sobre a transferência de tecnologia dos caças? Ou seja, nada a ver com estes dois pontos?
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Lembra aquele caso dos F-14 do Irã quando os caras descobriram que os mísseis podiam ser desativados remotamente :roll: Esses F-18 viriam capados podem apostar e os US vão arranjar um destino para os futuros F-18 descomissionados! Não deixa de ser uma proposta tentadora...

Creio que o anúncio desses Rafalles, do jeito como foi feito, visou exatamente desarmar posições protecionistas dos concorrentes e pagar para "ver a mão" dos competidores no FX2.

Alguém tem um comparativo de performance e geração desses 2 caças (F-18 x Rafalle)?

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

Googlada rápida:

http://thietre-blogdothietre.blogspot.c ... net-x.html
O Rafale é superior ao F-18 Super Hornet em :
Velocidade, Velocidade de Ascensão, Raio de Combate, Número de Pontos-Duros e Carga Bélica.
O F-18E/F é superior ao Rafale no Preço Unitário, Alcance e Relação Peso/Potência...
Sei lá se isso está certo, os experten em jatos, please, confirmem...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

Bem este aqui informa sobre o Rafale mas como é dos donos do mesmo é suspeito:

http://www.rafale.com.br/index.php

Mas que o bicho é lindão é :D



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

A comparação aqui favorece o F-18, com olhos para um caça multitarefa, claro:

http://www.militarypower.com.br/frame4- ... fx.htm#FX2

Rolem lá para baixo, o pessoal atualiza as notícias dia-a-dia :ok

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Post by 17_Vulture »

Primeiro que absolutamente anda garante que os caças ianques virão capados e os franceses virão bonitinhos. Se existe o caso do Irã com os EUA, existe também o dos argentinos com os franceses...

E de mais a mais, que F-18 descomissionados? Os que estão sendo descomissionados são os Hornets, o Brasil adquiriria SUPER Hornets... Se fosse assim a França poderia muito mais facilmente estar arrumando um destino pros Rafales F1 e F2 que estão sendo substituídos pelo F3...

E o trâmite de aprovação da transferência de tecnologia já estava rolando no Congresso dos EUA muito antes desse anúncio. Seria IMPOSSÍVEL para os EUA terem definido, entre o dia 7 e o dia 9, que transfeririam tecnologia e terem conseguido aprovação. O argumento de que a transferência ianque só aconteceria pq o Rafale foi anunciado no dia 7 não procede.

De mais a mais, a oportunidade é MUITO mais tentadora pra Dassault, que tá absolutamente com a corda no pescoço do que pra Boeing.

E dizer que o Rafale ganha em carga bélica é avaliar muito superficialmente a carga. Ou seja, está se avaliando somente o peso, o que equivale a dizer que você tacar 100kg de pedra sobre um prédio é melhor do que mandar um míssil com 20kg de explosivo. O armamento que existe pro SH não só é muito melhor que o francês em termos de performence, como é muito mais amplo. Inclusive vários dos mísseis que o Brasil vem comprando de Israel já estão homologados no SH ou em homologação; no Rafale o Brasil teria que conduzir todo o processo de homologação, uma vez que seria o único usuário, já que a França não os utiliza.
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Anyway, in a 1v1 wvr the gripen proved equal to the f18's of finland(gripenpilots claimed they were slightly superior at most altitudes but they would say that, woudnt they? anyway, depends on rules of the excersises), bwr the gripen proved devastatingly superior. I expect the rafaele will repeat that and then some. Does this mean that the raf is no1, gripen no2 and f18 no3? Hell no! They have different roles and functions and pricetags and 1v1 should result in a courtmartial for the criminally incompetent pilot putting himself in such a position anyway.

The gripen was built to a very specific design specification of being small, defensive fighter that conformed to the swedish defencedoctrine(stol, ease of maintenence, ruggedness etc) mainly anti airsuperiority, some antiground, more antishipping. As such its a very neat design with its own tactical capabilities and great lifecycle cost and outstanding airhours per maintenencehour. Somewhat short legs and limited payload make it a poor powerprojection aircraft however. SAAF is what I understand planning on always setting up forward bases when they employ it on expeditions. Maybe they can 'hack' good powerprojection out of the gripen with its stol and ruggedness(africa is big so slightly longer legs wouldnt solve the problem). Still wont be much of a mudmover.

The rafaele seems designed to be more of a generalised kickass fighter that is meant to be somewhat cheaper than the typhoon etc. Wether this is successfull or not is not for me to say. Its still kindof new, aint it?

F18, dont know too much about it but seems to be less comparable than the other two with twin engines and vastly greater size. I just generally find it hard to believe the US would build a sucky aircraft and keep investing in it.
Sokol1
acme313

Post by acme313 »

21_Sokol1 wrote:
Anyway, in a 1v1 wvr the gripen proved equal to the f18's of finland(gripenpilots claimed they were slightly superior at most altitudes but they would say that, woudnt they? anyway, depends on rules of the excersises), bwr the gripen proved devastatingly superior. I expect the rafaele will repeat that and then some. Does this mean that the raf is no1, gripen no2 and f18 no3? Hell no! They have different roles and functions and pricetags and 1v1 should result in a courtmartial for the criminally incompetent pilot putting himself in such a position anyway.

The gripen was built to a very specific design specification of being small, defensive fighter that conformed to the swedish defencedoctrine(stol, ease of maintenence, ruggedness etc) mainly anti airsuperiority, some antiground, more antishipping. As such its a very neat design with its own tactical capabilities and great lifecycle cost and outstanding airhours per maintenencehour. Somewhat short legs and limited payload make it a poor powerprojection aircraft however. SAAF is what I understand planning on always setting up forward bases when they employ it on expeditions. Maybe they can 'hack' good powerprojection out of the gripen with its stol and ruggedness(africa is big so slightly longer legs wouldnt solve the problem). Still wont be much of a mudmover.

The rafaele seems designed to be more of a generalised kickass fighter that is meant to be somewhat cheaper than the typhoon etc. Wether this is successfull or not is not for me to say. Its still kindof new, aint it?

F18, dont know too much about it but seems to be less comparable than the other two with twin engines and vastly greater size. I just generally find it hard to believe the US would build a sucky aircraft and keep investing in it.
Sokol1
Traduza por favor.... :roll:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

A Dassault aposta tanto nessa licitação que já anunciou que caso perca, corre o sério risco de deixar de produzir aviões de combate.

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
42_Hildebrand
Arataca
Arataca
Posts: 2109
Joined: 27 Dec 2005 21:00
Location: 1ºGavcavi
Contact:

Post by 42_Hildebrand »

S!
31_CrossBones wrote:A Dassault ...deixar de produzir aviões de combate.
Se isso é fato tá ai uma boa razão para não comprarmos deles então. Os caras estão a beira de encerrar produção só por perder uma venda?

SP!
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Post by 17_Vulture »

MAIS uma venda... Até agora só a Armée de l'Air que tá sustentando a linha. Não tem uma concorrência sequer ganha, nenhum usuariozinho... O custo logístico disso vai ser astronômico, só vai ter a cadeia de frnecedores da Dassault pra fornecer as peças, isso se ela se mantiver.
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
Redsoldier

Post by Redsoldier »

42_Hildebrand wrote:S!
31_CrossBones wrote:A Dassault ...deixar de produzir aviões de combate.
Se isso é fato tá ai uma boa razão para não comprarmos deles então. Os caras estão a beira de encerrar produção só por perder uma venda?

SP!
Eles bancam sozinhos a produção, logística e projeto das aeronaves... O Rafale saiu muito caro para França por conta disso.
Por isso que eu acredito que o Rafale traga mais possibilidades de ter alguma tecnologia compartilhada, ou no mínimo a linha de produção parcialmente em nosso território, não só pq o Brasil requisitou como como porque eles precisam disso.
Post Reply