Que Joy é esse?

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
alelimac

Que Joy é esse?

Post by alelimac »

Olá pessoal, será que vocês poderiam me dizer que joy é esse e se a mecânica dele vale a pena?

Image

Image

Image

Estou procurando por um joy de boa mecânica pra adaptar meu projeto mjoy16, já pronto e funcionando, porém num joy de péssima qualidade.

Como não po$$o ter um joy melhor e DIY me fascina, pensei em pegar um outro controle, morto mesmo pra aproveitar a mecânica.

Abraço!!
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

Esse aí é um F-15 da Suncom.
Muito bom, mas é pra game port.
Se você tiver game port na sua máquina daria pra usar ou tentar se aventurar numa transformação para USB como neste tópico:
http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... ic&t=15052

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Alelimac,

O Suncom F-15 é um bom canditado para receber um "transplante"para USB.

The good:

1 - é semi-replica de grip de caça real (F-15, A-10), e não do "P-X51" :D

2 - tem boa ergonometria, o dedão alcança os HATS e botões sem ter que fazer contorsionismo como em alguns joys.

3 - o sistema de gimbal/mola dele disbritui a força de forma uniforme, sem locais de transição de X para Y, como acontece com o Cougar ou joys da CH, ou para sair do repouso, como nos Saitek.

Bem, nem tudo são flores.

The bad:

1 - o sistema de mola é um angu para encaixar juntamente com a flange de borracha depois de removidos, precisa de umas 5 mãos...

2 - o pior são os potenciometros, um tipo deslizante, que se não estiverem bons - o que é provavel - então ou voce acha outro com as mesmas dimensões fisicas - em lojas do exterior - ou adapta sensor HALL.

O único jeito que vi para colocar o sensor HALL é aproveitar a caixa do pot original como mecanismo deslizante, vide num topico relacionado aqui neste forum:

http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... ic&t=16494

O Matos reviveu um:

http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... ic&t=15052

A base do Suncom é bem apertada, o circuito para caber nela - na horizontal - precisa ter no máximo 3,5 cm de largura por 5,5 cm de comprimento, ex. o Mjoy16 do Tsinik, ou colocar na vertical.

Mas se gosta de desafios, o resultado final sera compensador.

E, este que esta no M.Livre, pelo preço até só para aproveitar os HATS vale a pena.

Outras boas opções de joy com boa mecanica para transformar são os Thrustmaster F-16/F22 PRO, ou CH F-16 Combatstick/Fighterstick, mas estes só acha no eBay.

Sokol1
38_Soares
Marraio
Marraio

Post by 38_Soares »

S!
Eu tenho um F-15 Eagle da suncon uso ele na game port mesmo e é muito bom, até to afim de comprar mais um destes pra ter de reserva ou pra inventar alguma coisa. :twisted:
Senta á Pua! Quem vai Sentar a Pua não tergiversa, arremete de ferro em brasa e verruma o bruto.
Austregésilo de Athayde
DocFlyer

Post by DocFlyer »

Soares
Pode comprar Cmte., só o Grip com hats já vale a pena.
Ainda podes mudar os pots (como o Sokol indicou, apesar de eu ainda estar tentando uma outra solução) ou montar uma outra base com uma junta universal e sensores hall.
Eu tenho 3, recebi meu Black Shark e estou montando um controle de Helis com um deles.
Image

DocFlyer
alelimac

Post by alelimac »

Pessoas,

Acabei de adquirir o seguinte joy:
Image
Image

Vou transplantar o mjoy16 que está no outro Frankstriller, depois posto as fotos do "transplante".

Pessoal, alguém tem opiniões a respeito da precisão do MSsidewinder force feedback DB15? Como é a mecânica e precisão dele? alguém aqui conhece as entranhas dessa criança?
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Pessoal, alguém tem opiniões a respeito da precisão do MSsidewinder force feedback DB15? Como é a mecânica e precisão dele? alguém aqui conhece as entranhas dessa criança?
No M$ Sidewinder F.Feedback PRO (gameporte) não é grande coisa, pois este modelo ainda usa o sensor ótico (laser refletido em espelho) do Sidewinder 3D (#%#^$&), aliado a um controlador de 8 bits - o Mjoy16 é 10 bits (o que significa 4 vezes mais pontos de leitura).

- No M$ FF2 USB passaram a usar potenciometros - de boa qualidade - já que estão durando > 6anos.

Some-se a isto um pequenho movimento da alavanca, e tem um joy super-sensivel.

É um bom joy, mas só para os pilotos de "Boeing" (e Airbus) do Flying Simulator...

Anyway, just my 0,02$.

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 21 Aug 2009 11:44, edited 2 times in total.
38_Soares
Marraio
Marraio

Post by 38_Soares »

DocFlyer wrote:Soares
Pode comprar Cmte., só o Grip com hats já vale a pena.
Ainda podes mudar os pots (como o Sokol indicou, apesar de eu ainda estar tentando uma outra solução) ou montar uma outra base com uma junta universal e sensores hall.
Eu tenho 3, recebi meu Black Shark e estou montando um controle de Helis com um deles.
Image

DocFlyer
Eu ja tenho um F-15 eagle e é muito bom ;)
Senta á Pua! Quem vai Sentar a Pua não tergiversa, arremete de ferro em brasa e verruma o bruto.
Austregésilo de Athayde
alelimac

Hats

Post by alelimac »

Pessoal, preciso da ajuda de vocês. Como não conhecia todos os modelos da suncom, só descobri que o que comprei não tem os hats quando recebi.

Tem a placa, não terei problemas para soldar as microswithes, mas queria ter uma idéia da mecânica dos hats originais pra tentar dar um jeito. Alguém pode dar uma força....

Também queria conselhos de que tipo de graxa ou combinação usar, já tentei graxa de silicone e graxa de silicone com grafite, mas ainda continua dando uns saltinhos.
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

Da uma olhada em como o Tche-Loko fez:
http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... c&start=86

Alias, da uma olhada no tópico inteiro que tem várias dicas bem legais. ;)

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Também queria conselhos de que tipo de graxa ou combinação usar, já tentei graxa de silicone e graxa de silicone com grafite, mas ainda continua dando uns saltinhos.
Mas onde voce esta usando esta graxa?

O que provoca saltos na calibração são os potenciometros em mal estado - e a propria gameporte, caso esteja usando.

HAT são apenas 4 micro swtichs tacteis dipostos em +.

http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... 646#114646

Sokol1
alelimac

Help comdt Sokolino!

Post by alelimac »

Sokol,

Fiz a pcb do Tsinik, estou dando prosseguimento ao projeto e descobri que perdi aquele pdf em russo com as instruções, você pode postar o link?

Desde já te agradeço.
alelimac

Achei

Post by alelimac »

Podia deletar meu post, mas acho que posso ajudar os demais, vão os links e a imagem.

Orientação das conexões na placa:
Image

Link russo do pcb
http://www.joysticks.ru/joysticks/handmade/mjoy16.shtml

Sokol, é incrível cara, você é onipresente nos fóruns!!! Quase todos pelos quais passo você tá orientando a galera daqui e de outros países.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

O site do Tsinik, o AviaSBP não esta no ar...

Mas as instrucões para gravação do firmware (e o próprio firmware) são as mesmas para qualquer PCB, tem aqui:

http://www.powernet.pl/~krzysiek/elektr ... mjoy16.htm

O layout dele tem aqui:

http://www.joysticks.ru/joysticks/handmade/mjoy16.shtml

Ja soldou os componentes do PCB?

Se tivesse falado, eu desenhei um PCB que cabe certinho naquelas torres de parafuso do Suncom.

Sokol1
alelimac

Post by alelimac »

Sokol,

Já fiz tudinho, até que sou bonzinho em eletrônica, abaixo vai a foto do encaixe que fiz dessa placa do suncom.

Já tinha feito um box com um mjoy8, e este mjoy16 montei pra um outro joy, depois que descobri o suncom, foi amor à primeira vista.

Ecomendei os sensores hall da allegro com o Leobordnar, pedi 5 já que saem bem mais em conta que na farnell$$. Vou construindo aos poucos o pedal e o trothle.

Sokol, tem idéia de como o tal do granbichus adaptou os sensores, a única forma de adapatação que enxerguei até agora foi a sua mesmo.

Image

Image
Edit-Consertei os links das imagens (Sokol1).
Post Reply