pergunta
O preço esta razoavel - considerando o mercado local.
Mas pelo mesmo valor voce compra coisa um joystick com mais recursos.
Este ai só tem HAT, 4 botões, acelerador e NÃO tem leme g@y.
http://www.thrustmaster.com/product.asp ... atformID=5
Como a eletronica e potenciometros destes joys "entry level" é tudo a mesma coisa, eu sugeriria este modelo, que tem 12 botões:
http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=5755
Pesquisando acha até mais barato.
Mas espere para ver se alguem que tenha usado o modelo que voe linkou posta uma opnião.
Só não compre um j0st@ chamada Clone Cobra...
Sokol1
Mas pelo mesmo valor voce compra coisa um joystick com mais recursos.
Este ai só tem HAT, 4 botões, acelerador e NÃO tem leme g@y.
http://www.thrustmaster.com/product.asp ... atformID=5
Como a eletronica e potenciometros destes joys "entry level" é tudo a mesma coisa, eu sugeriria este modelo, que tem 12 botões:
http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=5755
Pesquisando acha até mais barato.
Mas espere para ver se alguem que tenha usado o modelo que voe linkou posta uma opnião.
Só não compre um j0st@ chamada Clone Cobra...
Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 28 Jul 2009 14:12, edited 1 time in total.
Olha, eu tenho o GM-2550 Predator.
E foi a pior aquisição que eu já fiz.
Sinceramente senti que joguei fora meu dinheiro.
O problema do joy da Trust são os potenciômetros, eu abri um do meu e verifiquei que ele tem uma zona morta física no meio de mais de 15 graus.
Além disso, a placa só lê até 7,5K e os potenciômetros são de 9K, resultado, zona morta de mais de 5 graus no mínimo e no máximo deixando dois cursos muito pequenos e separados pela zona morta do centro.
Acho que os joys baratos não são tão iguais assim, porque eu tive um Genius que não tinha esse erro de projeto do Trust e me deu muitas alegrias, eu não passava raiva com ele.
Resultado, arranquei o manche do Trust e transformei ele numa caixa de botões com HAT e depois liguei 3 eixos e 4 botões num QuickShot bicheira que um amigo achou no ferro-velho.
Agora não estou mais com vontade de destruir esse joy e até consegui uma kill num dog fight no mapa BOB do AIRWARS numa batalha linda de 5min contra outro piloto virtual.
Conselho de amigo:
Não compre esse Predator, você vai se arrepender.
Compre um Saitek ST90 e um joy quebrado no ML só pra fazer de caixa de botões, leme e acelerador.
santo.
E foi a pior aquisição que eu já fiz.
Sinceramente senti que joguei fora meu dinheiro.
O problema do joy da Trust são os potenciômetros, eu abri um do meu e verifiquei que ele tem uma zona morta física no meio de mais de 15 graus.
Além disso, a placa só lê até 7,5K e os potenciômetros são de 9K, resultado, zona morta de mais de 5 graus no mínimo e no máximo deixando dois cursos muito pequenos e separados pela zona morta do centro.
Acho que os joys baratos não são tão iguais assim, porque eu tive um Genius que não tinha esse erro de projeto do Trust e me deu muitas alegrias, eu não passava raiva com ele.
Resultado, arranquei o manche do Trust e transformei ele numa caixa de botões com HAT e depois liguei 3 eixos e 4 botões num QuickShot bicheira que um amigo achou no ferro-velho.

Agora não estou mais com vontade de destruir esse joy e até consegui uma kill num dog fight no mapa BOB do AIRWARS numa batalha linda de 5min contra outro piloto virtual.
Conselho de amigo:
Não compre esse Predator, você vai se arrepender.

Compre um Saitek ST90 e um joy quebrado no ML só pra fazer de caixa de botões, leme e acelerador.
santo.
Senta a Pua!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Santo,O problema do joy da Trust são os potenciômetros, eu abri um do meu e verifiquei que ele tem uma zona morta física no meio de mais de 15 graus.
A questão é que estes josyticks USB mais baratos que estão por ai atualmente todos tem o mesmo problema, me parece que usam o mesmo circuito USB e os mesmos potenciometros.
Dão o mesmo problema com a zona morta no centro, o que voce descreve é comum ao Clone Cobra, e este tem o agravante do acelerador ter o eixo do pot fixo e girar a caixa, o que quebra os fios.
Este Predator tem uma variante vendida com o nome Leadership Commander, mesmos problemas.
O gimbal deste Thrustmaster linkado é identico ao do Cobra, desconfio que o resto tambem, vide os pot's do Tm T.16000-M no outro tópico, e os botões de gamepade.
Tem um topico aqui que alguem reportou que trocando os pots originais de um Cobra por estes de R$ 2,99 do comércio melhorou o problema.
Para quem tem um joy com estes problemas e não pode investir num melhor - que por aqui é muito caro (vide Aviator de U$ 45,00 vendido por R$ 350,00)- um sugestão seria trocar, alem dos pots, o circuito por um DIY MJoy16 ou aquele argentino baseado em PIC que postei.
Então já que tudo é ruim eu sugiro este Predator porque:
custa barato como o pessoal quer, tem 12 botões, tem boa egonometria - herdada do Saitek X-45, e o acelerador gira ao invez de deslizar (cobra).
Pelo menos da uma base para tentar arrumar, trocar pot, circuito...

Bom, vamos por eliminação, não comprar:
Trust Pretador GM-2550,
Trust GM 2500, alem de ser Trust identico ao Clone Cobra
Clone Cobra (tenho dois aqui, os donos não usaram 6 meses)
Leadership Commander, copia do trust Gm-2550
O que sobra no mercado até R$ 150/200,00?
Genius

Logitech - veja nos foruns gringos o pessoal torcendo o nariz para o HOTAS G-940 porque desconfiam da marca, nos atuais joy da Logitech os pots - que visualmente são iguais aos cidados acima - abrem o bico em menos de 6 meses no IL-2 (1).
(1) O pessoal do Flight simulator gosta deles, já que pilotar "Boeing" com auto-piloto, auto-thrust e etc. exige pouco do joystick.
O ST-90 é limitado demais, não tem HAT, só 3 botões, não tem acelerador analogico, e o tipo de construção indica que ele usa um mini-stick de PS2 como gimbal. E é vendido por ~R$ 130,00...Compre um Saitek ST90 e um joy quebrado no ML só pra fazer de caixa de botões, leme e acelerador.
Sokol1
- 41_Tche-Loko
- Manicaca
Talvez com outro modelo de joy use pots normais o que facilita a troca dos pots.
Não é o caso do Predator, ele usa mini pots com um tamanho fora do padrão e que se encaixam perfeitamente no molde da carcaça dificultando a troca.
É inútil tentar pilotar caças com o Predator, não posso dizer nada sobre outros joys pois não experimentei, mas eu já fiz de tudo com meu.
É um show de estols e você se sente pilotando no teclado, ou seja, sistema binário.
Como eu disse, usa um joy velho ou quebrado para caixa de botões.
Porque o mais importante são mesmo os 3 eixos dos ailerons, profundores e leme.
O resto da até, com um certo esforço, pra usar o teclado.
Também não acho o Genius bom, o meu durou 6 meses, mas ele usava potenciômetros normais sem zona morta no meio e nas extremidades.
Quando ele começava a tremedeira, eu limpava os contatos dos pots, era ruim também, mas não tanto como o Predator.
Agora os novos Genius eu não sei se usam pots iguais do Predator, se sim é farinha do mesmo saco.
Se todos os novos usarem pots iguais do Predator, eu diria que é inútil gastar dinheiro com algo que você não vai conseguir usar.
santo.
Não é o caso do Predator, ele usa mini pots com um tamanho fora do padrão e que se encaixam perfeitamente no molde da carcaça dificultando a troca.
É inútil tentar pilotar caças com o Predator, não posso dizer nada sobre outros joys pois não experimentei, mas eu já fiz de tudo com meu.
É um show de estols e você se sente pilotando no teclado, ou seja, sistema binário.
Como eu disse, usa um joy velho ou quebrado para caixa de botões.
Porque o mais importante são mesmo os 3 eixos dos ailerons, profundores e leme.
O resto da até, com um certo esforço, pra usar o teclado.
Também não acho o Genius bom, o meu durou 6 meses, mas ele usava potenciômetros normais sem zona morta no meio e nas extremidades.
Quando ele começava a tremedeira, eu limpava os contatos dos pots, era ruim também, mas não tanto como o Predator.
Agora os novos Genius eu não sei se usam pots iguais do Predator, se sim é farinha do mesmo saco.
Se todos os novos usarem pots iguais do Predator, eu diria que é inútil gastar dinheiro com algo que você não vai conseguir usar.
santo.
Last edited by 44_Santo on 28 Jul 2009 21:07, edited 1 time in total.
Senta a Pua!
Santo,
Os potenciometros do Trust GM-2550 são parecidos com este?

A cruzeta é deste plástico branco?
Eliot,
Lembrei de uma boa opção não muito cara, que (IMO) é preferivel a este Thustmaster "noname" citado.
Vide: http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... 485#124485
Sokol1
Os potenciometros do Trust GM-2550 são parecidos com este?

A cruzeta é deste plástico branco?
Eliot,
Lembrei de uma boa opção não muito cara, que (IMO) é preferivel a este Thustmaster "noname" citado.
Vide: http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... 485#124485
Sokol1