EUA vão resgatar um Douglas SBD Dauntless do fundo do Lago Michigan
(Da Redação, 5 de junho de 2009)
Uma grande festa com dançarinas de hula será montada para comemorar a recuperação de um antigo guerreiro que há mais de 60 anos descansa no fundo do gélido Lago Michigan (EUA) - o Douglas SBD Dauntless.
Apesar de sofrer com a corrosão de parte de sua estrutura, o bombardeiro de mergulho da 2ª Guerra Mundial encontra-se em bom estado de conservação e, segundo algumas autoridades locais, a aeronave deverá ser resgatada no próximo dia 19 de junho.
Estando a uma profundidade de apenas 152metros, o custo total para trazer a aeronavde de volta a superfície vai custar nada menos que US$ 300 mil e, assim que passar pelo processo de restauração, seguirá para exposição estática no Pacific Aviation Museum, em Ford Island (Hawai).
“Nós estamos felizes em poder ter uma aeronave que operou a bordo do porta-aviões USS Enterprise (CV-6)”, declarou Ken DeHoff, diretor do museu.
Durante a 2ª Guerra Mundial, aproximadamente 300 aeronaves militares se acidentaram no Lago Michigan, sendo muitas delas vítimas de falhas mecânicas. Depois da US Navy (Marinha norte-americana) ter lançado o programa para recuperação de aeronaves em rios, lagos e mares, no iníci dos anos 1990, 39 aviões já foram recuperados do fundo do Michigan.
Fonte: www.revistaasas.com.br