Novato!

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
ROTACO

Novato!

Post by ROTACO »

Boa tarde a todos, acompanho o forum a tempos já. Mas sómente agora resolvi me cadastrar.

Tenho uma dúvida, sempre usei aquela alavanca central do manche para poder olhar ao redor, quando precionava para a direita ele me mostrava o lado direto, soltanto a alavanca retornava a posição normal.

De ontem para hoje aconteceu algo que me agradou, quando coloco em qualqer direção a camera permanece fixa, achei muito bom pois não me confundo mais fazendo uma curva e sendo forçado a colocar a pequena alavanca em outra, isso com funde qualquer um.

Um amigo meu foi em casa nesse fim de semana e instalou um mod switch para mim. Será que tem algo haver?

Mas em todo caso, na falta de um track isso ja melhorou bastante meu voo.

Abraços
dapimor

Post by dapimor »

No meu é só precionar F9 para alternar entre os dois modos...
ROTACO

Post by ROTACO »

dapimor wrote:No meu é só precionar F9 para alternar entre os dois modos...
Obrigado meu chapa, no escuro deve ter sido isso mesmo que fiz.

abraço.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

O sistema de visão original do IL2 com o SNAP e o PAN VIEW (alternados pelo F9) é muito ruim.
Usem o NewView, para conseguir um PAN mais suave:

http://war.by-airforce.com/downloads/newview.html

Sokol1
ROTACO

Post by ROTACO »

21_Sokol1 wrote:O sistema de visão original do IL2 com o SNAP e o PAN VIEW (alternados pelo F9) é muito ruim.
Usem o NewView, para conseguir um PAN mais suave:

http://war.by-airforce.com/downloads/newview.html

Sokol1
muito complicada as intruções, e ainda por cima sou noob.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

muito complicada as intruções, e ainda por cima sou noob.
Então deixe de ser "N00bie" :-P e siga estes 7 passos, pois a continuar a usar o sistema de visão do IL2 vai ser um "N00bie alvo" por muito tempo.

===============================================

Para configurar o NewView:

1. Baixe e descompacte (com winzip/winrar/7zip, SLOQ...) os arquivos NewView.DLL e Config.exe numa pasta qualquer.
Por exemplo crie dentro da pasta do IL2 uma pasta Xtras e coloque os arquivos lá.

2. Verifique se o suporte para o TrackIR no Config.ini do IL2 esta ativado.

Para fazer isto vá na pasta do IL2 (tipicamente C:\Arquivos de Programas\Uib Soft\IL-2 Sturmovik) localize o arquivo Conf.ini, clique nele duas vezes que abrira no Bloco de Notas (Notepad).

Procure pela seção chamada
[rts]
Localize a linha "trackIR use="

Se estiver assim:

trackIRUse=0

Mude para:

trackIRUse=1

Por padrão o suporte ao TrackIR já vem ativado (em 1), mas é bom conferir antes de prosseguir.

3. Registrando a .DLL do NewView.

Para adicionar a .DLL do NewView no registro, execute o arquivo Config.exe e na aba "Installation" (a que foi aberta) clique no botão "Add DLL to Register".

PRONTO. O NewView esta instalado e pronto para ser configurado e usado.

4. Configurando o HAT (POV=Point of view ~Ponto de vista).

Va na aba "Joystick" da janela do NewView e selecione o joystick (Device No.) 0 - se tiver mais de um joystick/gamepade/volante ligado no micro eles estarão numerados 0, 1, 2, ... - e selecione o HAT (POV No.) 1.

Para saber se esta correto mova o HAT, e vera o ponto mudar na tela da esquerda.

Ok. Clique em "Apply" na parte de baixo da janela para salvar a configuração, e feche o NewView.

Os passos 5 e 6 serão efetuados na tela "Controls" do IL2

5. Agora voce vai desativar os comandos designados pelo jogo para o HAT.
Não se preocupe caso algum dia queira voltar a usa-los é só clicar em "Reset as default".

Para isso, abra o IL2, entre na tela "Controls".
REMOVA todos os comandos designados para o HAT.

O jeito mais fácil de fazer isso, é colocar o comando em outra tecla.
Vamos usar TEMPORARIAMENTE o CLICK esquerdo do mouse (que normalmente é usado para atirar com a metralhadora nas posições de gunner).

Localize, na tela do "Controls" as seções PAN VIEW e SNAP VIEW, e remova toda os botões (do HAT) designados para elas.

Basta clicar na frente no nome do comando e clicar o botão esquerdo do mouse. Tera que fazer isto duas vezes, pois cadas comando aceita duas teclas. Estara OK quando a caixa ficar vazia.

6. Desabilite a tecla "Num5" (numero 5 do teclado numerico) da função de centrar a visão.

Faça isto do mesmo jeito que fez com os botões do HAT (vide passo numero 5).

Agora, terminado de ajustar as configurações no "Controls" do IL2 localize o comando GUNNER FIRE CONTROL e clique na fente dele com o botão esquerdo do mouse.
Assim o mouse volta a controlar as metralhadoras dos gunners.

Clique em "Apply" na parte de baixo da tela e saia do Controls.

Agora teste se o NewView esta funcionando, inicie uma Quick Mission, coloque um avião qualquer, voe e aperte a tecla SHIFT.

A visão devera olha para o painel de controle, soltando a tecla a visão volta para a posição normal.

Mova o HAT, e vera a visão se mover suavemente, parando onde voce soltar o HAT.

Exemplo olhe para a esquerda para as "10 horas", solte o HAT e visão continua as "10 horas".

Para centrar a visão aperte o Numero 5 do teclado numerico (como fazia antes).

Recomendo voce voltar no NewView e na tela "Buttons" localizar a seção "Centering", depois a função "Center view slowly [Press Once]", clicar em "Scan Key" do lado direito, e então apertar o botão do joystick que voce quer usar para centrar a visão. Assim fica mais pratico.

7. Se quiser pode ajustar a sensibilide e outros parametros na tela "Additional settings".

Se por acaso mecher alguma coisa e ficar ruim, basta deletar o arquivo
"NPClient.ini" dentro da pasta do NewView.

Quando abrir o NewView novamente ele cria outro arquivo "NPClient.ini" em branco com a configuração padrão e voce pode ajustar de novo.

Se quiser parar de usar o NewView, delete os arquivos da pasta Xtras ou o que voce chamou.

===============================================

Isso é a configuração básica do NewView v33 - para emular o TrackIR via HAT - mas voce pode fazer muitas outras coisas (mais complicadas de configurar, com as versões mais recentes) tais como emulação de teclas:

>Baixar e subir o trem de pouso do F4F/i16 com apenas um comando (por default, para fazer isto voce precisa apertar a tecla 51 vezes).

>Mudar o FOV (campo de visão) através de um eixo, simulando ZOOM na mira.

>Acionar/desligar o WEP dos aviões mais antigos do IL2 como o Spitfire atraves do acelerador.

Alem disto o NewView pode ser associado ao TrackI ou Freetrak aumentado a flexibilidade destes programas de headtrack.

Por enquanto a única coisa que não consegui fazer foi que um botão do josytick acionasse o Teamspeak, embora os russos jurem que funcione.
E funciona com outros programas, como SVMapper, JoyToKey...

Divirta-se.

Sokol1
dapimor

Post by dapimor »

Muito obrigado pela ajuda Sokol1, não conhecia este programa e ficou bem legal. Agora é só me acostumar com o balanço da cabeça :-D :-D

Dapimor...
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Dapimor,
o balanço da cabeça
Vá na aba "Miscellaneous" do NewView e desmarque a caixa "Bind View to Joystick on Startup", se não quiser ficar com o efeito "G" ativo.

Sokol1
Muttley

Post by Muttley »

Sokol,
Excelente a dica! Muito obrigado!

Só não consegui habilitar o "center view slowly". Não funciona apertar "scan key" por algum motivo.

Se puder ajudar, agradeço!

Abs
EliotXII

Post by EliotXII »

isso foi enteressante

vou testar
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Mutley,

Estranho este caso, aqui consigo que o "Scan Key" detecte uma tecla do teclado, botão do mouse o do josytick para o Center View Slowly.

Sokol1
Muttley

new view

Post by Muttley »

Oi Sokol,

Realmente não consigo habilitar uma tecla/botão para o center view slowly.

Mais estranho é quando reconfiguro o new view e no primeiro voo, quando funciona direitinho, devo apertar alguma tecla q desconfigura o new view.

Coisa de novato! Vou dar uma olhada com mais calma no manual e descobrir o que estou fazendo de errado.

Mas valeu pela ajuda!

Sds

Muttley
Thomaz 'TangoMike' Malan
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado

Post by 32_Mariocar »

O NewView funciona com o X 52? Já tentei e não consegui fazer funcionar...

:-?
SP!
Mariocar
Muttley

Post by Muttley »

O meu scan code não funciona mesmo. Quando eu seleciono essa opção, o botão número 13 do meu joystick é automaticamente detectado. Não adianta mudar manualmente pq no jogo não funciona.

Resolvi então desabilitar esse troço e funcionou, mas apenas no primeiro voo.
Deve ter algum conflito de comandos que ainda não tô conseguindo descobrir.

Se alguem já passou por algo parecido e puder ajudar, agradeço!

Abs

Muttley
Thomaz "TangoMike" Malan
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Muttley,

As ultimas versões do NewView estão vindo com um IL-2 Sturmovik.INI com algumas configurações, pode ser a causa do conflito.

Coloque numa pasta qualquer so;
A pasta languages - para escolher entre ingles e russo. :-P
o Congif.exe
o Conf.ini
o NewView_Registrador.exe - que é um emulador de teclas, útil para programar botões do joy fora do jogo, automatizei o WEP e o trem de pouso de manivela co F4f/i16 com ele. Meio PITA de entender...
o NPClient.DLL
o NPClient.ini

o Il2-Sturmovik Forgotten Battles_1.INI apague ou renomeie.

a pasta NVtomouse não precisa.

Assim, ao abrir o config.exe ele vai criar um novo Il2-Sturmovik Forgotten Battles_1.INI e voce começa de novo.

Pode tambem tentar com uma versão anterior do NewView.

Sokol1
Post Reply