Encoder mouse
Encoder mouse
Por favor, alguém saberia me dizer se os encoders encontrados nas rodinhas dos mouses serviriam pra alguma coisa ou tem que ter CI pra controlar.
E como eles funcionam.
Obrigado.
santo
E como eles funcionam.
Obrigado.
santo
Last edited by 44_Santo on 06 May 2009 19:19, edited 1 time in total.
Senta a Pua!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Bão, não e sim.
Tem dois tipos de encoder em mouse: mecânico e ótico.
Já testei um do tipo mecânico, com um circuito USB de gamepade, não funciona direito - não discrimina esquerda de direita.
Já com o circuito USB Mjoy16 - que foi programadado para renhecer encoder funcionou - mais ou menos.
É que o Mjoy16 tem dois tipos de leitura para encoder.
Se girar lento, ele gera um determinado botão (um para cima e um para baixo).
Se girar rápido, ele gera botões diferentes (um para cima e um para baixo).
Isso porque o firmware do Mjoy16 foi criado pensando nos rádios do Flight Simulator.
Porem
, com o encoder de mouse quando voce gira lento, ficou pulando um "click", ou seja tem que dar dois piques na roda do mouse para gerar o botão.
Contei o "causo" aqui:
http://www.aerovirtual.org/forum/index. ... oder+mouse
No topico um cara postou um circuito para converter o sinal do encoder do mouse em seiláoque (de circuito entendo lhufas), e disse que precisaria de outro circuito :-? para ler o primeiro...
Vide:
http://www.electronicsinfoline.com/Circ ... 13676.html
Esquema:

O BU0836 reconhece encoders, mas não sei se "lê" estes de mouse.
Em foruns russos tem algumas coisas com encoder de mouse, mas lá só entendo as fotos.
Sokol1

Tem dois tipos de encoder em mouse: mecânico e ótico.
Já testei um do tipo mecânico, com um circuito USB de gamepade, não funciona direito - não discrimina esquerda de direita.
Já com o circuito USB Mjoy16 - que foi programadado para renhecer encoder funcionou - mais ou menos.
É que o Mjoy16 tem dois tipos de leitura para encoder.
Se girar lento, ele gera um determinado botão (um para cima e um para baixo).
Se girar rápido, ele gera botões diferentes (um para cima e um para baixo).
Isso porque o firmware do Mjoy16 foi criado pensando nos rádios do Flight Simulator.
Porem

Contei o "causo" aqui:
http://www.aerovirtual.org/forum/index. ... oder+mouse
No topico um cara postou um circuito para converter o sinal do encoder do mouse em seiláoque (de circuito entendo lhufas), e disse que precisaria de outro circuito :-? para ler o primeiro...
Vide:
Esquema:

O BU0836 reconhece encoders, mas não sei se "lê" estes de mouse.
Em foruns russos tem algumas coisas com encoder de mouse, mas lá só entendo as fotos.

Sokol1
Professor Sokol, sua resposta foi uma verdadeira aula.
Dependendo do que eu tiver aqui da até pra usar.
Mas esse encoder aí ta parecendo de mouse de bolinha, será que o da rodinha do mouse óptico não seria diferente?
Brigadão cara.
santo.
Dependendo do que eu tiver aqui da até pra usar.
Mas esse encoder aí ta parecendo de mouse de bolinha, será que o da rodinha do mouse óptico não seria diferente?
Brigadão cara.
santo.
Senta a Pua!
Santo,Mas esse encoder aí ta parecendo de mouse de bolinha, será que o da rodinha do mouse óptico não seria diferente?
O que diferencia os encoders no mouse não é se ele é de bolinha ou ótico, e sim se é mouse barato ou "caro".
Este ai era de um Genius de "10reau". Em modelos mais sofisticados o encoder é otico, neste caso sera preciso montar o circuito mostrado acima, pois a parte que transforma os pulsos luminosos em sinal (ou codigo binario) esta integrada no PCB do mouse.
Sokol1
Não, é o seguinte, os de bolinha também tem 2 encoders óptcos na bolinha e são muito parecidos com o do circuito.
Eu tenho um monte de mouse de 'dé reau'
, óptico, estragado no serviço.
Eles tem encoders mecânicos, nesse caso fica mais fácil?
santo.
Eu tenho um monte de mouse de 'dé reau'

Eles tem encoders mecânicos, nesse caso fica mais fácil?
santo.
Senta a Pua!
Olá Santo
Tudo na paz?
Vou dar meu palpite também, pois busquei muita informação sobre o assunto e inicialmente até com o Sokol.
Montar um encoder de sucata é um desperdício de tempo, só se seu nick for Sokol, DocFlyer ou algum CrazyRuss. hehehe
Adquirir um encoder para especificamente alguma das PCB que o Sokol falou é mais prático. Veja que tanto para as PCBs BU0836 ou Mjoy16, os encoders podem ser das marcas Alps, Bourn, ou CTS, mas com as seguintes configuração: Rotary Encoder, Gray, 2Bits, 360°, 10 à 20 Detents.
Alguns já vem com pushbotton, uma parte rosqueável que facilita montagem em caixas, ou terminas pra soldagem direta na PCB.
Estes modelos custam entre 5 e 12R$, são como 2 ou 4 + 1pusbotton. (1 pushbotton custa de 2R$ em diante).
São pequenos, resistentes e suportam muitos cíclos de uso.
O mais importante é que ele serve muito bem para algumas coisas num joystick ou painel de controle. Ex: Seletores de rádio, armas, cowflaps...

Att. DocFlyer
Tudo na paz?
Vou dar meu palpite também, pois busquei muita informação sobre o assunto e inicialmente até com o Sokol.
Montar um encoder de sucata é um desperdício de tempo, só se seu nick for Sokol, DocFlyer ou algum CrazyRuss. hehehe

Adquirir um encoder para especificamente alguma das PCB que o Sokol falou é mais prático. Veja que tanto para as PCBs BU0836 ou Mjoy16, os encoders podem ser das marcas Alps, Bourn, ou CTS, mas com as seguintes configuração: Rotary Encoder, Gray, 2Bits, 360°, 10 à 20 Detents.
Alguns já vem com pushbotton, uma parte rosqueável que facilita montagem em caixas, ou terminas pra soldagem direta na PCB.
Estes modelos custam entre 5 e 12R$, são como 2 ou 4 + 1pusbotton. (1 pushbotton custa de 2R$ em diante).
São pequenos, resistentes e suportam muitos cíclos de uso.
O mais importante é que ele serve muito bem para algumas coisas num joystick ou painel de controle. Ex: Seletores de rádio, armas, cowflaps...

Att. DocFlyer
Legal, cara!
Não sabia que eram tão baratos.
Eu estava pensando em usar um encoder no lugar de dois botões.
Por exemplo: subir e descer trem de pouso manual.
Assim eu poderia usar uma manivela acoplada num encoder e talvez até uma engrenagem pra dar um clique a cada volta.
Seria algo não muito funcional, mas bem real.
Outro exemplo: subir e descer flaps.
Colocaria uma alavanca acoplada a um encoder.
Assim não seria necessário usar um eixo.
E os eixos ficariam disponíveis para funções de maior precisão como a trimagem por exemplo.
Essa seria a idéia.
Muito obrigado.
santo.
Não sabia que eram tão baratos.
Eu estava pensando em usar um encoder no lugar de dois botões.
Por exemplo: subir e descer trem de pouso manual.
Assim eu poderia usar uma manivela acoplada num encoder e talvez até uma engrenagem pra dar um clique a cada volta.
Seria algo não muito funcional, mas bem real.
Outro exemplo: subir e descer flaps.
Colocaria uma alavanca acoplada a um encoder.
Assim não seria necessário usar um eixo.
E os eixos ficariam disponíveis para funções de maior precisão como a trimagem por exemplo.
Essa seria a idéia.
Muito obrigado.
santo.
Senta a Pua!
Santo
O "Rotary Encoder" é ideal em situações de multi-seleção, exemplo:
Selecionar armas > Arma1, 2, 3, 4...
Selecionar frequência do rádio > girando como um botão sintonizador
Trimers > ajuste fino das superfícies de controle (ailerons, leme, profundor)
Ajustar instrumentos > Altímetro, Relógio...
Para seleções simples como o trem de pouso "GEAR" que poderia ficar em apenas duas posições, recolhido ou baixado, use uma chave alavanca ou 2 mini-switchs. Imagem abaixo.

Ok :ok
DocFlyer
O "Rotary Encoder" é ideal em situações de multi-seleção, exemplo:
Selecionar armas > Arma1, 2, 3, 4...
Selecionar frequência do rádio > girando como um botão sintonizador
Trimers > ajuste fino das superfícies de controle (ailerons, leme, profundor)
Ajustar instrumentos > Altímetro, Relógio...
Para seleções simples como o trem de pouso "GEAR" que poderia ficar em apenas duas posições, recolhido ou baixado, use uma chave alavanca ou 2 mini-switchs. Imagem abaixo.
Ok :ok
DocFlyer
Sim, já pensei nisso, mas estou falando do trem levantado manualmente, onde é necessário apertar quase umas dez vezes simulando a quantidade de voltas na manivela.
É o caso do F4F e também em caso de falhas no automático de um trem atingido.
Também estava pensando em usar nos flaps, onde se tem apenas quatro posições (raise, combat, take off e landing) utilizando apenas dois botões (sobe e desce) controlados por encoder.
santo.
É o caso do F4F e também em caso de falhas no automático de um trem atingido.
Também estava pensando em usar nos flaps, onde se tem apenas quatro posições (raise, combat, take off e landing) utilizando apenas dois botões (sobe e desce) controlados por encoder.
santo.
Senta a Pua!
Rá, rá, são 51 vezes.mas estou falando do trem levantado manualmente, onde é necessário apertar quase umas dez vezes simulando a quantidade de voltas na manivela.

Santo,
Voce esta certo em usar um encoder para estas funções citadas - pode inclusive controlar o radiador, usando o MOD BombBayDoor's, que define uma tecla para abrir (R) e uma para fechar (que voce define).
Mas, voce precisa de um circuito USB que entenda encoders.
Mjoy16 aceita 4
Bu0836 aceita até 16 - desde que não se use botões.
Circuitos de joys e gamepades não reconhecem.
Sokol1
Isso mesmo, mas quando for apenas duas posições da pra usar apenas um micro switch ou dois ligados em paralelo no mesmo botão.
Quando a chave passa pelo meio aciona o botão.
Assim economizo botões e eixos.
Vou tentar achar um circuito que emule o sinal de dois botões quando girar o encoder pra poder ligar direto em duas posições de botões na placa.
santo.
Quando a chave passa pelo meio aciona o botão.
Assim economizo botões e eixos.
Vou tentar achar um circuito que emule o sinal de dois botões quando girar o encoder pra poder ligar direto em duas posições de botões na placa.
santo.
Senta a Pua!
Santo
Passou despercebido, mas agora entendí sua proposta do Trem de Aterrizagem. 51 voltas, haja realismo e fôlego. hehehe :plane:
Isto aqui realmente não entendí.
Att. DocFlyer
Passou despercebido, mas agora entendí sua proposta do Trem de Aterrizagem. 51 voltas, haja realismo e fôlego. hehehe :plane:
Isto aqui realmente não entendí.
Estas montando um cockpit?Vou tentar achar um circuito que emule o sinal de dois botões quando girar o encoder pra poder ligar direto em duas posições de botões na placa.
Att. DocFlyer
Na verdade estou ainda começando um projeto, estou pesquisando muitas idéias. Já consegui os imãs de CD e a cruzeta de câmbio.
Vou comprar a placa e os sensores hall.
Estou conversando com pessoas perto de mim, mas como tenho pouco tempo o negócio pode demorar.
Mas já percebi que o mais difícil é a montagem mecânica da coisa.
A parte que você não entendeu é o seguinte:
Na medida que eu giro para um lado ele vai dando cliques no botão 30 e na medida que eu giro pro outro lado ele da cliques no botão 31.
Assim posso usar uma alavanca com 4 posições para os flaps sem matar um eixo da placa e utilizando apenas 2 botões (up e down).
santo.
Vou comprar a placa e os sensores hall.
Estou conversando com pessoas perto de mim, mas como tenho pouco tempo o negócio pode demorar.
Mas já percebi que o mais difícil é a montagem mecânica da coisa.
A parte que você não entendeu é o seguinte:
Na medida que eu giro para um lado ele vai dando cliques no botão 30 e na medida que eu giro pro outro lado ele da cliques no botão 31.
Assim posso usar uma alavanca com 4 posições para os flaps sem matar um eixo da placa e utilizando apenas 2 botões (up e down).
santo.
Senta a Pua!